Tecnologia do Blogger.

31 de outubro de 2011

Lia reafirma seu apoio à campanha o "CEAV é nosso"

A Câmara Municipal de Angra dos Reis (CMAR), promoveu na última quinta-feira (26/10), uma Audiência Pública para discutir os problemas do Colégio Estadual Artur Vargas. O evento contou com a presença de centenas de pessoas entre alunos, professores e autoridades para debater a atual situação do Ceav que está tendo seu espaço dividido para abrigar diversos órgãos como a Fundação Leão XII, a Defensoria Pública, a Escola Municipal Alexina Lowndes e até alojamentos coordenados pela Defesa Civil Municipal.

Estiveram presentes no encontro, o Superintendente Estadual de Educação, Paulo Fortunato, representando o Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, o Diretor Administrativo Regional da Secretaria Estadual de Educação, Marcos Dias, o Presidente da OAB, Dr. Cláudio Gonzaga, a Secretária Municipal de Educação, Luciene Rabha, a ex-vereadora Conceição Rabha, e os vereadores Cordeiro, Lia, Vilma dos Santos, Aguilar Ribeiro e Leandro Silva.

O intuito do debate foi buscar informações sobre o que foi chamado de “loteamento” do maior colégio de Angra dos Reis.

Em sua fala, a Vereadora Lia, que foi aluna do CEAV, reafirmou que a Câmara de Angra apóia o movimento "O CEAV é nosso" e que é imprescindível que o Colégio volte a ter suas características originais. "O CEAV hoje precisa voltar ao que era outrora, aquele espaço já abrigou cursos de construção civil, administração, contabilidade, culinária. Aquele local abrigou muita coisa bonita e formou muitos pais e mães de família. Este colégio deveria voltar a ser um espaço para a formação de nossos jovens. Hoje nossos jovens tem que ir para longe", destacou Lia, que propôs uma Moção de Repúdio a Secretário Estadual de Educação por conta da Retirada da Coordenadoria de Ensino da Baía da Ilha Grande do município de Angra.


Rio de Janeiro realiza segunda Conferência de Juventude

Aconteceu neste final de semana a II Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, no Circo Voador, na Lapa. Esta segunda edição teve como lema 'Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos', seguindo uma orientação da II Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá de 9 a 12 de dezembro em Brasília. Participaram cerca de 1000 delegados na etapa estadual.

Os temas abordados foram: Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e integração das Políticas Públicas de Juventude.

No Rio de Janeiro as etapas preparatórias municipais, territoriais ou regionais tiveram a participação de cerca de 40 municípios. Um incremento considerável, levando-se em consideração que em 2008, para primeira conferência Estadual, apenas quatro municípios realizaram encontros próprios.

Durante o evento a Vereadora Lia se encontrou com a  secretária nacional de Juventude do governo federal, Severine Macedo, que reafirmou seu compromisso para que as Políticas Públicas apontadas por esta Conferência serão discutidas pela etapa Nacional mantendo o caráter democrático destas propostas.

Angra dos Reis realizou em maio sua 1ª Conferência Municipal e enviou 22 delegados para o evento regional. A Vereadora Lia, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, dos Jovens e dos Adolescentes, esteve neste final de semana no Circo Voador para prestigiar a conferência: "É muito bom vermos todos estes jovens unidos em prol de um futuro melhor, tenho certeza que deste importante fórum sairão propostas que serão abraçadas pela Conferência Nacional e posteriormente serão implantadas pela Presidente Dilma", avaliou.

Em sua primeira participação em uma conferência estadual, o município de Angra dos Reis garantiu que 3 delegados participarão da etapa Nacional, são eles: Zélio Nascimento, Marcelo Gomes e Maicon Ramiro.

Além de Lia, a Câmara de Angra contou com a representação do Vereador Leandro Silva e da Vereadora Vilma dos Santos.


29 de outubro de 2011

Lia participa da 2ª Conferência Estadual da Juventude

A Vereadora Lia participa neste final de semana da 2ª Conferência Estadual da Juventude, que acontece no Circo Voador, na Lapa.

Esta edição do evento tem como lema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, seguindo uma orientação da II Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá de 9 a 12 de dezembro em Brasília.

Confira a programação:

28 de outubro - Circo Voador


14:00 Abertura do Credenciamento
14:00 Abertura do Mini Mundo Mix
18:00 Cêrimonia de Abertura
21:30 Cortejo de Abertura da 2ª Conferência Estadual da Juventude com a Orquestra Voadora

29 de outubro - Circo Voador/Escola de Música da UFRJ


8:00 Reabertura do Credenciamento
9:00 Leitura e aprovação do Regimento Interno
10:00 Grupos de Discussão na Escola da Música da UFRJ (Juventude e educação; Juventude e trabalho; Juventude e cultura; Juventude e Comunicação; Juventude e saúde; Juventude, esporte e lazer; Juventude e tempo livre; Juventude negra; Juventude e Gênero ; Juventude e LGBTT) - Escola de Música da UFRJ
12:00 – Encerramento do Credenciamento d@s delegados titulares
12:30 – Almoço
13:00 às 14:00 – Credenciamento d@s suplentes
14:00 – Grupos de Discussão (Juventude, cidade e transporte público; Juventude rural e povos tradicionais; Juventude e meio ambiente; Juventude e segurança; Juventude, respeito à diversidade e direitos humanos; Juventude e direito à participação) - Escola da Música da UFRJ
16:00 – Atividades lúdicas (Cia de Teatro do Protejo de Sapucaia; Cia de Aruanda; Cia de Dança do CRJ do Jacarezinho; Cia de Teatro do CRJ Providência)
18:00 – Ciranda #prontofalei
19:00 - Jantar
22:00 Show: Paralamas do Sucesso

30 de outubro - Circo Voador

9:00 – Plenária Final (Aprovação das emendas/ propostas)
12:00 - Almoço
13:00 Plenária Final (Eleição de Delegados/as)
16:00 Rio Parada Funk (Cinelândia)

Mandato Participativo: Indicações e Requerimentos de 25/10/11

  • REQUERIMENTO Nº 499/2011 - (25/10/11) - EMENTA: Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja enviado Ofício à Ampla, solicitando vistoria técnica para posterior providencia no sentido de se fazer a revisão da rede de iluminação pública da Rua Miracema, bairro Japuíba.
  • REQUERIMENTO Nº 500/2011 - (25/10/11) - EMENTA: Requeiro à Mesa Diretora na forma regimental, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Executivo Municipal, no sentido de providenciar junto a ECT, a REGULARIZAÇÃO COM O NOME OFICIAL da Rua E, Quadra A, Promorar – Japuíba, para normatização da entrega de correspondências.
  • REQUERIMENTO Nº 501/2011 - (25/10/11) - EMENTA: Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, que seja realizado o Arquivamento do Projeto de Lei nº 071/2011, de minha autoria.
  • INDICAÇÃO Nº 1987/2011 - (25/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa Diretora que cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal para que determine a continuidade das obras do muro de contenção, na Travessa Projetada com a Rua Sebastião Lino – Morro do Moreno.
  • INDICAÇÃO Nº 1988/2011 - (25/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a construção de muro no entorno do CIEP do Belém, bairro Belém.
  • INDICAÇÃO Nº 1989/2011 - (25/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Presidente da FUSAR, no sentido de providenciar a contratação de Agentes Comunitários de saúde para atender o ESF do bairro Cantagalo.
  • INDICAÇÃO Nº 1990/2011 - (25/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine obras de reforma do cais de atracação do recanto dos pescadores, bairro Garatucaia.
  • INDICAÇÃO Nº 1994/2011 - (25/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, no sentido de que sejam tomadas as devidas providências para a Criação do Fundo Municipal do Idoso, destinado a financiar programas e ações que assegurem os direitos sociais do idoso e as condições para a promoção de sua autonomia , integração e participação.

26 de outubro de 2011

Deputado Gilberto Palmares visita Angra

Nesta segunda-feira (24/10), o Deputado Estadual Gilberto Palmares (PT) esteve em Angra dos Reis, para uma série de compromissos. Ele foi acompanhado pela Vereadora Lia e pela ex-vereadora Conceição Rabha.

Palmares, que preside a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, participou da abertura do seminário ‘Lei de Responsabilidade Fiscal e sua Aplicabilidade’, promovido pela ELERJ. O mesmo evento já esteve nas Câmaras Municipais de Niterói e Duque de Caxias.

Após a abertura do evento, Gilberto participou de uma reunião na qual os vereadores de Angra solicitaram que ele intervenha, junto ao Secretário do Ambiente, Carlos Minc, para que o ex-ministro venha à Angra para discutir, em Audiência Pública, a criação da Área de Proteção Ambiental da Baía da Ilha Grande. Palmares garantiu que não medirá esforços para que a presença desta APA e suas consequências sejam debatidas com toda a sociedade.

Ao final de sua visita, o Deputado esteve no Posto do Detran em Angra e encerrou sua passagem pelo município em uma reunião com a executiva do Partido dos Trabalhadores.

25 de outubro de 2011

Representantes de Angra irão para a Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres

Aconteceu neste final de semana, a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) do Rio de Janeiro, no auditório do Instituto Metodista Bennet, no bairro Laranjeiras. A mesa de abertura contou com a presença da ministra Iriny Lopes, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves. O encontro foi um importante fórum de deliberação sobre as políticas públicas para as mulheres a serem implantadas no estado.

“Como preparação para a etapa nacional, os municípios realizaram mais de 2.300 conferências em todo o país, com a participação de cerca de 250 mil mulheres. O grande objetivo desses encontros é que as políticas públicas possam ser discutidas na ponta, onde temos a oportunidade de, efetivamente, mudar a vida dessas mulheres. Eu trago três questões para esta Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres que considero de extrema importância: a participação política, o enfrentamento à violência e o combate à feminilização da pobreza”, destacou a ministra Iriny.

Angra dos Reis participou da Conferência Estadual com 12 delegadas e elegeu três mulheres para representar o município na etapa Nacional. A Conferencia Estadual referendou o nome da Vereadora Lia, Marilene Dopazo (Associação das Mulheres da Industria Naval) e Maria Regia Valente ( Pastoral da Mulher) como delegadas para a III Conferencia Nacional. A Vereadora Vilma dos Santos foi indicada como delegada observadora.

"Foi uma grande vitória para toda a região da Costa Verde poder contar com representação na Etapa Nacional da Conferência, já que lá poderemos levar um pouco de nossa experiência e cotidiano para ajudar na discussão de Políticas Públicas para Mulheres", avaliou Lia.

A etapa nacional vai acontecer em Brasília de 12 a 14 de dezembro e o Estado do Rio vai levar uma delegação com 154 delegadas, sendo 92 mulheres da sociedade civil, 46 do poder público municipal e 16 do estadual. Já as conferências municipais, que aconteceram a partir de julho, envolveram cerca de oito mil mulheres de 52 municípios, entre servidoras públicas e representantes da sociedade civil.



20 de outubro de 2011

Angra se prepara para a III Conferência de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio do Janeiro

Começa nesta sexta-feira (21/10), no Instituto Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, a 3ª Conferência de Políticas Públicas para Mulheres, e a comunidade de Angra dos Reis será representada pelas 12 delegadas escolhidas durante a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que aconteceu nos dias 19 e 20 de Agosto.

Durante todo este final de semana, as senhoras Iracema Braga (Ass. Moradores do Morro do Moreno); Marilene Dopazo (AMIN - Ass. das Mulheres da Industria Naval); Fabíola Fernandes (Mulheres Evangélicas); Rita de Cássia Amaral (Ass. Feminina de Angra dos Reis); Marilda de Souza Francisco (Mulheres Quilombolas); Mara Christine de Freitas (Condomínio Morada do Areal); Maria Regia Valente (Pastoral da Mulher); Luciana Araújo Gomes, Daniela de Carvalho e Cássia Marques (Secretaria Municipal de Ação Social); e as Vereadoras Vilma dos Santos e Lia, pela Câmara Municipal; irão levar para a etapa carioca da Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, as propostas tiradas em âmbito municipal.

"Nosso principal objetivo é que uma de nossas delegadas seja escolhida para a etapa que acontece em Dezembro em Brasilia, para que possamos garantir que nossas propostas sejam discutidas nos fóruns que decidirão quais políticas para as mulheres serão implementadas em nível nacional", ponderou Lia.

1º Dia - 21 de outubro – Bennett

8:30h às 16h- Credenciamento das Delegadas e Convidadas
10h às 12h - Solenidade de Abertura da III CEPM
13:30h às 14:30h - Apresentação das Políticas Públicas para as Mulheres implementadas no Estado do Rio de Janeiro (SUDIM)
14:30h às 16h– Aprovação do Regulamento da III CEPM
16h às 18h - Confretarnização e Coquetel de Abertura

2º Dia - 22 de outubro - Bennett

9h às 11h – Continua o credenciamento das delegadas e convidadas
10h às 13h – Grupos temáticos
13h às 14h - Almoço
14h às 17h – Continuação do Grupo temático
17h às 20h- Reuniões por segmento para escolha das Delegadas para a Conferência Nacional

3º Dia 23 de outubro - Bennett

9h ás 10h - Plenária para Homologação da Delegação do Estado do Rio de Janeiro para III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
10h às 13h - Plenária para Aprovação de propostas e recomendações dos Grupos de Trabalho e Moções
13h às 14h - Almoço
14h às 17h – Plenária para Aprovação de propostas e recomendações dos Grupos de Trabalho e Moções
17h – Apresentação da Delegação do Rio de Janeiro e Encerramento

Local: Instituto Metodista Bennett
Rua Marquês de Abrantes, 55 – Flamengo
Rio de Janeiro - RJ

Lia acompanha procissões em louvor à Nossa Senhora Aparecida

Para comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida, a comunidade católica de Angra preparou duas grandes procissões em homenagem à Padroeira do Brasil.

Na manhã dos dia 12 de Outubro, dia da santa, uma procissão marítima aconteceu na Praia do Machado. Durante o evento, centenas de fiéis lotaram o local, com muita fé e alegria a localidade. A Vereadora Lia, acompanhada do Ministro Luiz Sérgio e da ex-vereadora Conceição Rabha, participou dos festejos.


Na parte da tarde, uma segunda Procissão, que de acordo com estimativa da PM aglutinou cerca de 4 mil fiéis, saiu da Igreja do Carmo (Centro) no sentido ao Estádio Municipal, onde aconteceu uma Missa Campal, seguida pelo show do Padre Fábio de Melo.

"Foi um dia muito emocionante para toda a comunidade Católica de Angra, começamos de manhã cedo com a Procissão Marítima e terminamos a noite no Show do Padre Fábio de Melo no Estádio Municipal. Parabéns à todos os organizadores!", Congratulou Lia.

19 de outubro de 2011

Drª Catarina recebe medalha pelo Dia do Médico

Nesta Terça-feira (18/10), durante a Sessão Solene alusiva ao Dia do Médico, a Vereadora Lia concedeu o Título de Congratulação do Mérito Dr. Omar Torres de Castro à Drª Cataria Nascimento, por sua importante colaboração à saúde da mulher em nosso município.

A ideia da homenagem à Catarina surgiu do Fórum da Mulher, do qual a médica também faz parte.
















18 de outubro de 2011

Lia concederá homenagem à Dra. Catarina Nascimento

A Câmara Municipal de Angra dos Reis realiza nesta terça-feira (18/10), às 19h, no Plenário Benedito Adelino, uma Sessão Solene Alusiva ao Dia do Médico, com a entrega do Título de Congratulação do Mérito Dr. Omar Torres de Castro.

Na ocasião, a Vereadora Lia agraciará a Dra. Catarina Nascimento, que tem um longo histórico na medicina de Angra dos Reis.

17 de outubro de 2011

Ministra da Cultura visita Angra

A Vereadora Lia acompanhou na última sexta-feria (14/10), a visita que a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o ministro de Pesca Luiz Sérgio, fizeram a diversos pontos de Angra dos Reis, que estão recebendo investimentos do Ministério da Cultura, através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O tour passou pelas Igrejas do Senhor do Bonfim, Santa Luzia, Matriz de Nossa Senhora da Conceição e no Convento do Carmo. Além de Lia; participaram da visita os Vereadores Dr. Ilson Peixoto, Cordeiro, a ex-vereadora Conceição Rabha e o Presidente da Cultuar, Paulo Mattos.

As reformas emergenciais nas igrejas do Bonfim e Santa Luzia, que tiveram investimentos de R$ 488 mil do Iphan, incluíram a recuperação da cobertura (telhado), forro e cimalha em madeira. Na ermida do Bonfim houve também reforma na estrutura dos pilares do alpendre. A igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Histórica de Mambucaba, passará ainda por uma segunda fase de obras realizadas pelo Iphan com investimentos de R$ 319 mil para a recuperação do altar.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, encerrou sua visita a Angra dos Reis, na noite dessa sexta-feira, ao participar da cerimônia de abertura da oitava edição do Festival Internacional de Teatro de Angra – FITA, evento que trás a município, com apoio da Lei Rouanet, os principais espetáculos em cartaz no país.

O festival continua em cartaz até o dia 30 de outubro. A ministra, assistiu ao espetáculo de abertura do evento, Três Homens Baixos, com direção de Jonas Bloch e texto de Rodrigo Murat. No palco, Francisco Cuoco, Anselmo Vasconcellos e Orlando Vieira.

Esta é a primeira vez que uma Ministra da Cultura participa da abertura da FITA.

Clique nas fotos para ampliar:









14 de outubro de 2011

Perfil do Ministro Luiz Sérgio é publicado na revista Piaui

Os peixes brasileiros estão em boas mãos
por Daniela Pinheiro


Engana-se quem pensa que o ministro Luiz Sérgio de Oliveira, do PT do Rio, ficou melindrado quando precisou trocar as costuras políticas da Secretaria de Relações Institucionais do Planalto pelo universo dos pescados. Há três meses, desde que assumiu o Ministério da Pesca e Aquicultura, ele se sente como um peixe no aquário.

Rodeado por chaveiros em forma de anzol, minitarrafas e uma escultura de Nossa Senhora da Conceição feita com a espinha de uma cavala, o ministro contou no seu gabinete que o assunto sempre lhe disse respeito: “Sou de Angra e pesco desde a infância. Quando fui prefeito de lá, criei a Secretaria da Pesca. E pode ligar para o meu filho e perguntar qual a coisa que eu gosto mais de comer.”

Quando da queda do ministro Antonio Palocci, da Casa Civil – por ter multiplicado o patrimônio em tempo recorde –, o cargo de ministro das Relações Institucionais, ocupado por Luiz Sérgio, virou alvo de cobiça petista. Dilma Rousseff preferiu fazer um roque de xadrez: trocou Luiz Sérgio – a quem chama de Menino do Rio e dá bronca quando ele apara o topete sem avisá-la – pela ministra Ideli Salvatti. Ela foi para a articulação política. Ele passou a tratar de robalos e baiacus.

Ao receber a intimação presidencial, Luiz Sérgio contou que disse a ela o seguinte: “Tudo bem, desde que eu possa preparar um peixe para a senhora.” Acertaram um peixe com banana, a marcar. “Ela tem a agenda impossível, mas um dia esse almoço sai.”

Dilma lhe chamou a atenção uma única vez, quando ele agendou reunião para discutir o salário mínimo com a oposição. “Ela me disse: ‘Que história é essa? Isso lá vai mudar voto?’”, disse. “Respondi que achava que nenhum, mas que eles nunca vão poder usar o argumento de que nós não fomos lá conversar.”

Em sua breve passagem pelo Planalto, Luiz Sérgio teve dificuldade com os partidos e a gulosa base aliada. Foi apelidado de garçom: só anotava os pedidos. “É uma coisa só para criticar mesmo, um ataque gratuito”, comentou.

Em retrospectiva, a rotina no Palácio do Planalto lhe parece previsível, bem menos instigante do que a da Pesca. “É sempre a mesma história: quantos votos vão ter, tira uma assinatura de CPI, bota uma assinatura de CPI, retira emenda, libera emenda, discute cargo, fala de nomeação”, contou.

Com um quadro funcional de quase 600 contratados e orçamento de 204 milhões de reais ao ano, a pasta da Pesca é discreta como um cardume de tainhas. Há pouco, 1 450 barcos de pesca passaram a ser monitorados na costa brasileira, o que o próprio ministro admite ser um número pouquíssimo expressivo.

Enquanto rabiscava num bloco de papel, mencionou que o Brasil produz apenas 1,2 milhão de toneladas de peixe por ano, enquanto a China chega a 60 milhões de toneladas. Disse que se o país usar apenas 1% de seus 216 reservatórios, açudes e lagos, terá condições de atingir o padrão chinês. Mas são anos de descaso, ilegalidade para tudo que é lado, legislação intrincada e uma burocracia formidável.

Acrescente-se certa má vontade nacional contra o que vem do mar. “As crianças não comem peixe porque os pais têm medo de que engasguem com a espinha”, disse Luiz Sérgio. “E também sempre teve aquilo de ‘quem vai limpar o peixe?’.”

Recentemente, ele se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, para conversar sobre a Engraulis anchoita – um peixinho barato, saudável, parente da sardinha e, ao que parece, dócil, que está sendo testado nas merendas das escolas gaúchas. (A redação de piauífoi presenteada pelo ministro com uma lata de anchoítas em molho de tomate.)

Também está empenhado em legalizar a produção em cativeiro do pirarucu, o qual chamou de bacalhau da Amazônia, que ganha 12 quilos em apenas um ano e tem 75% de seu corpo aproveitado. Isso é bem o contrário da tilápia, da qual se usa menos de 30%. “E a costela de tambaqui, que ganhou medalha de ouro na maior feira de pescados no mundo, na Bélgica, e que pouca gente come aqui por ser caríssima?”, indagou-se, perplexo.

Desafiado a comprovar se tinha mesmo intimidade com molinete, puçá, iscas e coisas do jaez, Luiz Sérgio abriu uma grande foto em seu computador que o mostrava de sunga junto ao ex-presidente Lula e ao governador de Sergipe, Marcelo Déda, todos puxando uma rede cheia de peixes, na Ilha Grande. Foi uma exceção. O ministro prefere pescar na linha, ou com o zangarelho, quando vai atrás de lulas (os moluscos cefalópodes; não confundir). Na última vez, na Semana Santa, trouxe na bagagem mais de 250 delas. Foram levadas ao Ministério, onde a secretária-executiva encantou os colegas com anéis de lula fritos, lula recheada e ensopado de lula.

Seu conhecimento sobre a população marinha – “De água salgada”, frisou – é assombroso. Em uma solenidade em Santa Catarina, surpreendeu os presentes ao reconhecer dez das quinze espécies mostradas em um vídeo. Mas é sua capacidade de desmascarar peixeiros e donos de restaurantes, especialistas em engambelar clientes, que faz cair o queixo. De posse de uma tabela da empresa Leardini, uma das maiores produtoras nacionais de pescado, com desenhos de mais de quarenta espécies, ele apontou para o peixe mais feio. “Esse é o peixe-sapo, que aqui chamam de tamboril. A carne da bochecha dele vira lagosta em muito restaurante”, disse. “É uma carne mole, que absorve bem o sabor e se assemelha à carne de crustáceos.”

Há pouco tempo, numa feira livre, em Ipanema, foi para cima de um peixeiro com a garra de um tubarão: “Isso aqui não é cherne de jeito nenhum. Sou de Angra dos Reis, não me diga que não conheço peixe”, desafiou. O sujeito enrolou, mas, ao fim, admitiu se tratar de “namorado-batata”. Saia justa semelhante ocorreu no mercado de peixes de Niterói. O cherne, ali, ele descobriu, não passava de piraúna barata.

Sobre a casquinha de siri, o ministro faz um alerta impressionante: “Outro dia, estava com amigos no restaurante e sugeriram casquinha para todo mundo. Eu falei: ‘Não estou a fim de comer arraia ralada.’” Segundo ele, o único lugar que ele garante servir 100% siri é na barraca da Diva, em Angra.

Luiz Sérgio se incomoda com o desdém à tilápia, que já foi chamada de praga. “Diz-se que é o peixe com que Jesus fez o milagre da multiplicação”, contou. “As primeiras espécies que chegaram ao Brasil vieram de Israel, é o peixe mais criado em cativeiro no mundo inteiro, tem um filé excelente.” Também não se conforma com o pouco caso com o peixe-espada, que, frito só no azeite e temperado com limão, parece-lhe uma iguaria nababesca.

Por um bom tempo, o ministro detalhou como preparar sardinha na panela de pressão, o peixe com banana verde do tipo são-tomé e ainda discorreu sobre o passo a passo de uma caldeirada amoquecada. Ao explicar como fazer um corante natural de urucum com fubá de milho, azeite e a semente macerada, não se controlou e,salvo engano, parece que salivou. “Está na hora do almoço, né?”, perguntou.

Ministra da Cultura visita Angra

A ministra da Cultura Ana de Hollanda, e o ministro de Pesca Luiz Sérgio, estarão em Angra nesta sexta (14/10) para a abertura da Fita. Os dois também vistoriarão monumentos e prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dentre as obras a serem visitadas por Ana de Hollanda estão as Igrejas do Bonfim, Santa Luzia e Nossa Senhora do Rosário, a Matriz de Angra e o Complexo do Convento do Carmo, que incluem a Igreja e o Convento da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

As reformas emergenciais nas igrejas do Bonfim e Santa Luzia, que tiveram investimentos de R$ 488 mil do Iphan, incluíram a recuperação da cobertura (telhado), forro e cimalha em madeira. Na ermida do Bonfim houve também reforma na estrutura dos pilares do alpendre. A igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Histórica de Mambucaba, passará ainda por uma segunda fase de obras realizadas pelo Iphan com investimentos de R$ 319 mil para a recuperação do altar.

Confira a agenda oficial da ministra em Angra:

12h30 - Chegada à Angra dos Reis
13h - Almoço
14h - Visita à Igreja do Bonfim
15h - Visita à Igreja de Santa Luzia
18h30 - Abertura da Festa Internacional de teatro de Angra

13 de outubro de 2011

Lia teme que o estado do Rio perca os Royalties do Petróleo

Durante sua fala na Explicação Pessoal desta terça (11/10) a Vereadora Lia externou sua preocupação com o andamento das discussões sobre a redistribuição dos Royalties do Petróleo, em andamento no Congresso Nacional.

Lia destacou que teme que o Estado do Rio tenha ficado desguarnecido, já que segundo informações publicadas pelo Jornal Maré, no momento em que o país discute esta questão, o deputado responsável pela relatoria da proposta foi para Londres (Inglaterra), fazer turismo. A Vereadora destacou que embora o Deputado Fernando Jordão não possa votar nesta questão, sua presença em Brasília garantiria mais uma voz em prol do estado.

A Vereadora destacou que por conta da ausência do Angrense, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), foi o único representante do nosso estado na reunião da última terça-feira (11/10) que discutia a PLS 448/10, que tem servido de base para negociações sobre a partilha dos royalties do petróleo.

Conforme ficou definido na reunião, a comissão se reúne novamente às 14 horas do próximo dia 17, quando o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) vão apresentar duas novas sugestões que podem ou não ser incorporadas ao texto.

Os senadores e deputados integrantes da comissão garantiram que os prazos de trabalho estão mantidos. Conforme acordado entre os líderes das duas Casas, o PLS 448/10 deve ir ao Plenário do Senado no dia 19 de outubro.

Além deste assunto, Lia também falou sobre os porques da Câmara da Câmara não poder reativar o Procon de Angra, lembrou os motivos porque o município quase perdeu sua unidade do CEFET (ficando apenas com um braço) e explicou os motivos pelos quais Angra ainda não tem sua Delegacia da Mulher.


12 de outubro de 2011

12 de Outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil)

Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente!
Tende compaixão do vosso povo!
Socorrei os pobres!
Consolai os aflitos!
Iluminai os que não têm fé!
Convertei os pecadores!
Curai os nossos enfermos!
Protegei as criancinhas!
Lembrai-vos dos nossos parentes e benfeitores!
Guiai a mocidade!
Guardai nossas famílias!
Visitais os encarcerados!
Norteai os navegantes!
Ajudai os operários!
Orientai o nosso Clero!
Assisti os nossos bispos!
Conservai o Santo Padre!
Defendei a Santa Igreja!
Esclarecei o nosso Governo!
Ouvi os que estão presentes!
Não vos esqueçais dos ausentes!
Paz ao nosso povo!
Tranquilidade para a nossa terra!
Prosperidade para o Brasil!
Salvação a nossa Pátria!
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil em vós confia!
Senhora Aparecida, o Brasil tudo espera de vós!
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama!
Salve, Rainha!
Amem!

Um pouco de História

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, surgiu no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, em 1717, numa rede de pescadores. Os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de suas águas. Eles lançavam as redes sem grande sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Mais informações

11 de outubro de 2011

Hoje é o Dia do Deficiente Físico

Onze de Outubro, hoje é o Dia do Deficiente Físico. Mais do que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema. Muito se fala sobre inclusão, mas na realidade pouco se vê o interesse em realizá-la por meio de políticas públicas que resultem em uma melhor infra-estrutura e qualidade de vida sócio-cultural do cidadão deficiente.

As pessoas com deficiência ainda enfrentam inúmeras dificuldades desde a locomoção, educação e preconceito pela falta de informação. O preconceito infelizmente também aparece em diferentes maneiras: em um olhar, uma palavra mal expressada, a falta de tolerância.

As barreiras físicas também expressam preconceito porque as ruas, os transportes, as lojas, em muitos casos, não estão preparados para receber uma pessoa com deficiência. Isso pode resultar numa certa segregação, afastando ainda mais a pessoa do convívio social.

O que podemos fazer para melhorar isso? Se fizermos pequenas ações para integrar as pessoas portadoras de deficiência em nosso dia-a-dia vai ajudar muito. São pequenas ações sim, mas que podem contribuir – e muito - para tornar a sociedade mais justa, igualitária e acessível.

10 de outubro de 2011

Câmara Federal aprova o Estatuto da Juventude

Após sete anos de tramitação, o Plenário da Câmara Federal, em Brasília, aprovou, na última semana, o Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos. Agora a matéria será enviada para análise do Senado.

A autoria do projeto é da comissão especial de políticas públicas para a juventude que garantiu no texto que  haverá o combate a todas as formas de discriminação, assim como o respeito às crenças e também que será  uma prioridade do Poder Público a universalização da educação em tempo integral.

O texto também prevê que os programas suplementares de transporte escolar serão progressivamente estendidos aos jovens estudantes de todos os níveis educacionais, no campo e na cidade.

Já o desconto de 50% nas passagens intermunicipais e interestaduais deverá obedecer às legislações federal, estaduais e municipais. Nos dois casos, os recursos para o subsídio deverão ser suportados, preferencialmente, com dotações orçamentárias específicas.

No projeto de Lei ficou acertado que entre os assuntos que deverão ser tratados pelos professores, destacam-se os relativos ao consumo de álcool, drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, ao planejamento familiar e ao impacto da gravidez, seja planejada ou não.

Quanto ao desporto, o texto determina que as escolas com mais de 200 alunos, ou conjunto de escolas que agreguem esse número, deverão buscar um local apropriado para a prática de atividades poliesportivas.

7 de outubro de 2011

Festa de Nossa Senhora da Aparecida

A comunidade católica do bairro Jardim Balneário, em Angra dos Reis, realiza até dia 12 (quarta-feira) uma festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Durante o evento haverá atividades religiosas como novenas e procissões, além de apresentações de artistas regionais e alvorada com a banda Jardim Sarnento. No dia da Padroeira do Brasil acontecerá um grande show com o Padre Fábio de Melo, no Estádio Municipal. A entrada é de graça e a classificação livre.

Confira a programação:

Até dia 11 

  • 19h30: Novena Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Balneário. 


Sexta-feira, 7

  • 20h30: Show com artistas regionais Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Balneário. 


Sábado, 8 20h30: Show com artistas regionais Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Balneário.

Domingo, 9

  • 20h30: Show com artistas regionais Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Balneário.   



Quarta-feira, 12

  • 7h30: Alvorada com a banda Jardim Sarnento Local: Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Balneário. 
  • 17h: Procissão Saída: Igreja de Nossa Senhora do Carmo Chegada: Estádio Municipal Jair Toscano 
  • 18h: Missa 
  • 21h: Show com Padre Fábio de Melo
    Local: Estádio Municipal Jair Toscano 

Endereços:

  • A Igreja de Nossa Senhora do Carmo fica na Praça General Osório, no largo do Carmo. 
  • A Igreja de Nossa Senhora Aparecida fica na Rua Alameda Luiz Angelica, nº 433, no bairro Jardim Balneário. 
  • O Estádio Municipal fica na Rua Comandante Castelo Branco, s/nº, no bairro Jardim Balneário. 


 Rio Sul Net

6 de outubro de 2011

Vereadora Lia vota contra as Organizações Sociais

Nesta quinta-feira (06/10), durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal, a Vereadora Lia votou contra o Parecer nº191, que versa sobre o Projeto de Lei nº37, de autoria do Executivo Municipal, que qualifica as Organizações Sociais (OSs) para o gerenciamento dos serviços públicos em Angra dos Reis, nas áreas de Saúde, Educação, Esporte e Cultura.

Lia lembrou que a proposta do governo vai a favor da política do Estado Mínimo, tese que o Partido dos Trabalhadores é contrário e destacou que é a favor do hospital e de melhorias da saúde, mas que é contra entregar estes serviços à estas entidades, que por todo o país vêm acumulando inúmeros processos, entre eles trabalhistas e administrativos.

Em sua fala Lia externou a preocupação, que partilha com o Sindicato dos Servidores Municipais de Angra, de que a aposentadoria de seus filiados possa estar ameaçada, já que estas entidades podem requisitar Servidores Municipais para trabalhar em suas unidades, assumindo seus vencimentos, o que comprometeria a previdência dos servidores.

"O que nós estamos defendendo hoje é não entregar aquilo que é nosso, o que é obrigação do município zelar, que é a educação, a cultura, a saúde, o esporte e o meio ambiente. Estas são Políticas que estão determinadas na Constituição Federal como obrigação do Estado, quer seja ele da Presidência da República, no Estado ou nos Municípios. Com a proposta do Prefeito, iremos entregar nosso patrimônio, a administração destes serviços para um grupo de "iluminados", iremos abrir mão da nossa responsabilidade. Estas Organizações Sociais não são obrigadas a fazer licitações, elas podem comprar materiais a seu bel prazer  quem paga a conta somos nós, que pagamos nossos impostos", defendeu Lia

Mesmo com a argumentação da bancada do Partido dos Trabalhadores  (Lia, Dr. Ilson Peixoto e Cordeiro), que contou com o apoio do Vereador Leandro Silva, a proposta das O.S.s foi aprovada pela Base do Governo, que tem a maioria na Câmara.

Confira abaixo o audio do voto da Vereadora




 

10 minutos para acabar com a dengue

O que dá pra fazer em 10 minutos? Evitar a proliferação da dengue. No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde criou a campanha “10 Minutos Contra a Dengue” para estimular moradores a gastar este tempinho no combate aos focos do mosquito da dengue.

A iniciativa foi inspirada em uma ação tomada pelo governo de Cingapura para interromper a epidemia de dengue que o país enfrentou entre 2004 e 2005. Para reforçar a campanha, a partir desta quarta-feira (5), uma caravana com profissionais de saúde vão percorrer 92 municípios fluminenses e discutirão com as prefeituras as diversas formas de combater a doença.

O Secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, orientou que os agentes de saúde devem trabalhar de domingo a domingo, principalmente nos horários em que os moradores estão em casa. A Secretaria Estadual de Saúde detectou que 80% dos focos de dengue do Estado estão em ambientes domésticos.

A campanha orienta a população como ficar atento às calhas entupidas, ralos com águas da chuva acumulada, caixas d’água destampadas, pratinhos de vasos de planta e a necessidade de colocar baldes e garrafas com a boca virada para baixo.

 No site Combata a Dengue você tem mais informações sobre como combater o mosquito Aedes Aegypti e material informativo para profissionais de saúde, gestores públicos, profissionais da comunicação, parceiros da saúde, educadores e crianças.

Mandato Participativo: Nossas Indicações de 06/10/11


  • PROJETO DE LEI Nº 076/2011 - (06/10/11) - EMENTA: Fica considerada de Utilidade Pública Municipal a ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES COMUNITÁRIAS EM AÇÃO - MCA, inscrita no CNPJ 10.914.031/0001-01, com sede na Rua Doce Angra, nº 920, Jacuecanga, Angra dos Reis-RJ. 
  • INDICAÇÃO Nº 1755/2011 - (06/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa Diretora que cumpridas as formalidades regimentais, depois de ouvido o Plenário, seja enviado ofício ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal para que determine a REFORMA DA CALÇADA da Avenida Beira Mar, bairro Bracuí. 
  • INDICAÇÃO Nº 1756/2011 - (06/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, para que determine a Reforma e Manutenção do Abrigo de Passageiros localizado na Rua São José, abaixo da Passarela, bairro Bracuí. 
  •  INDICAÇÃO Nº 1769/2011 - (06/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa Diretora na forma regimental, após ouvido o Plenário, que seja enviado oficio ao chefe do executivo municipal para que determine junto à Viação Senhor do Bonfim, a IMPLANTAÇÃO DE LINHA REGULAR DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS, PARA QUE FAÇA O SEGUINTE PERCURSO: FRADE X JACUACANGA, saindo do Frade direto para o bairro Jacuacanga e JACUACANGA X FRADE, tendo como ponto de partida o Terminal Rodoviário de Jacuacanga. 
  •  INDICAÇÃO Nº 1789/2011 - (06/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine junto à Subsecretaria de Transporte e Trânsito, estudo para posterior instalação de placas de sinalização proibindo o estacionamento na Rua Abílio de Souza Araújo, bem como a fiscalização dos guardas de trânsito, bairro Monsuaba. 
  •  INDICAÇÃO Nº 1790/2011 - (06/10/11) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E SUBSTITUIÇÃO das tampas dos bueiros existentes na extensão da calçada (lado direito) da Rua Geovane, bairro Morro do Moreno.

4 de outubro de 2011

Comissão debate o Estatuto do Idoso

A reunião da Comissão de Defesa dos direitos dos idosos, presidida pela Vereadora Lia, debaterá nesta terça (04/09), às 13h30, com a presença do Comissário de Justiça, Dr. Edson Carneiro, o Estatuto do Idoso.

Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente Lula no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.

Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. Conheça o estatuto

Na próxima terça, também às 13h30, dando continuidade à programação especial do Mês dos Idosos, o debate da Comissão será sobre “Benefícios e Aposentadoria”.