Tecnologia do Blogger.

6 de outubro de 2011

10 minutos para acabar com a dengue

O que dá pra fazer em 10 minutos? Evitar a proliferação da dengue. No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde criou a campanha “10 Minutos Contra a Dengue” para estimular moradores a gastar este tempinho no combate aos focos do mosquito da dengue.

A iniciativa foi inspirada em uma ação tomada pelo governo de Cingapura para interromper a epidemia de dengue que o país enfrentou entre 2004 e 2005. Para reforçar a campanha, a partir desta quarta-feira (5), uma caravana com profissionais de saúde vão percorrer 92 municípios fluminenses e discutirão com as prefeituras as diversas formas de combater a doença.

O Secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, orientou que os agentes de saúde devem trabalhar de domingo a domingo, principalmente nos horários em que os moradores estão em casa. A Secretaria Estadual de Saúde detectou que 80% dos focos de dengue do Estado estão em ambientes domésticos.

A campanha orienta a população como ficar atento às calhas entupidas, ralos com águas da chuva acumulada, caixas d’água destampadas, pratinhos de vasos de planta e a necessidade de colocar baldes e garrafas com a boca virada para baixo.

 No site Combata a Dengue você tem mais informações sobre como combater o mosquito Aedes Aegypti e material informativo para profissionais de saúde, gestores públicos, profissionais da comunicação, parceiros da saúde, educadores e crianças.

0 comentários: