Tecnologia do Blogger.

28 de junho de 2012

Lia concede Moção de Aplausos ao Rotary Club

A Vereadora Lia concedeu nesta quinta-feira (28/06), Moção de Aplausos à nova diretoria do Rotary Club de Angra dos Reis, composta pelo presidente Marcos Antônio do Amaral; seu vice, Alberto Filipe Silveira da Silva; o secretário Denilson França Moreira; o tesoureiro Erbert Geraldo Braga França; protocolo Zélio Nascimento; fundação Rotária Irineu Guimarães e instrutor Rotário Celso Andrade.

O Rotary Club, é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados.

Fundado por Paul Harris, em Chicago USA, em 23/02/1905, tem hoje representação em 207 países, estando o Rotary dividido em 532 Distritos, nos quais se aglutinam a apreciável marca de 33.054 Clubes, congregando 1.228.910 sócios.


TRE cassa Tuca Jordão e Essiomar

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou nesta quinta-feira (28/06), por 3 votos à 2, os diplomas do Prefeito Tuca Jordão (PMDB) e seu vice, Essiomar Gomes (PP). Eles foram condenados por abuso de poder político e econômico, cometido durante a campanha eleitoral de 2008. Segundo Nota Oficial da Prefeitura angrense, os dois recorrerão da decisão no cargo.

Tuca Jordão e José Essiomar já haviam sido punidos pelas mesmas irregularidades em 2010, numa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). À época, o TRE-RJ decretou a inelegibilidade deles por três anos, como previa a legislação, hoje alterada pela LC 135, a Lei do Ficha Limpa. Com base naquela decisão, já transitada em julgado, o Ministério Público Eleitoral ajuizou o Recurso Contra a Expedição do Diploma.

Com o apoio do então prefeito, Fernando Jordão, Tuca Jordão e José Essiomar concorreram em 2008 pela coligação Continua Angra (PMDB, PP PHS, PRB, PSDC, PSC, DEM, PR, PSL, PTN, PSDB, PRB, PTB, PCdoB, PTdoB). Segundo a denuncia, as candidaturas deles teriam sido beneficiadas por uma pesquisa contratada pela Prefeitura em 3 de dezembro de 2007. O então prefeito Fernando Jordão pagou R$ 1.230.000 à empresa Listen para que fosse formado um banco de dados sobre os anseios e necessidades da população de Angra dos Reis, um projeto denominado “Angra Quer Ouvir Você”. A pesquisa distribuiu formulários em 70 mil lares num município que possuía então 105 mil eleitores.

Com duração prevista de um ano, ela se encerrou em 2 de dezembro de 2008, a 28 dias do fim da gestão do prefeito Fernando Jordão. Na campanha da chapa liderada por Tuca Jordão, o PMDB encomendou outra pesquisa à empresa Expertise, orçada em R$ 32.665,00. Realizada de 6 de agosto a 5 de outubro, a pesquisa “Tuca Quer Ouvir Você” teria sido apenas um artifício para utilizar as informações colhidas na pesquisa anterior. “Trata-se de uso abusivo da máquina pública, pela utilização em larga escala da pesquisa contratada pela municipalidade”, disse o relator em seu voto.

Segue a íntegra da nota:

” A prefeitura de Angra dos Reis informa que na tarde desta quinta-feira, 28, o prefeito Tuca Jordão e o vice Essiomar Gomes tiveram os diplomas cassados por decisão dividida – 3 votos contra 2 – do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com a decisão, ambos se tornaram inelegíveis, mas a decisão é passível de recurso. Vale ressaltar que Tuca e Essiomar não precisam se afastar dos cargo.”

Angranews

26 de junho de 2012

Associação identifica as necessidades das mulheres angrenses

Aconteceu no último dia 19, na Casa do Advogado de Angra dos Reis, um encontro que teve o objetivo de fazer um levantamento das necessidades e demandas das políticas públicas voltadas para promoção dos direitos das mulheres no município. O encontro contou com a participação da vice presidente da AME (Associação de Mulheres Empreendedoras), do Distrito Federal, Karina Leo, e de representantes de diversas organizações que tem como objetivo discutir a questão da mulher e seu papel na sociedade. A psicóloga Rita Amaral foi quem trouxe para o município esta parceria com a AME, que desde 2004 promove oportunidades às mulheres visando a busca de igualdade social e cultural entre homens e mulheres, bem como difundir os negócios coordenados pelas mulheres. Um dos projetos da Associação que mais se destaca é o Projeto Maria da Penha o tem como foco acolher e empoderar mulheres em situação de violência doméstica.

Segundo Karina Leo, “o encontro foi muito produtivo pois identificamos que as angrenses estão dispostas a contribuir para fortalecer as ações em prol dos direitos das mulheres”.

Também estiveram presentes no encontro, a Assessora Jurídica, Tatiane Araújo; a Consultora de Gestão, Cilma Azevedo; a Coordenadora do Centro de Apoio à Família da Secretaria de Educação, Alessandra Faria; a representante do Núcleo da Terceira Idade da Secretaria de Ação Social, Luciana Fernandes; a representante da Vara Criminal, Penha Regina; a Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da CMAR, Vereadora Lia; os assessores, Renata Lopes, João Duarte e Alexandra Ramos; a Coordenadora da Economia Solidária, Ana Maria; a ex-Conselheira Tutelar, Suzana de Bitencourt; a metalúrgica aposentada, Cândida Pampuri; a representante da OAB/Mulher, Denise Aguiar; a representante da Associação dos Moradores do Morro do Moreno, Iracema Braga; a Presidente da Associação das Mulheres da Indústria Naval, Marilene Dopazo; a Presidente da Associação Feminina de Angra dos Reis; Catarina Nascimento; a Presidente da Associação das Mulheres Determinadas, Telma Brito e sua secretária Yara; a Coordenadora da Pastoral da Mulher na região, D. Neide e a Presidente da Associação das Mulheres Comunitárias em Ação, Maria Aparecida Cardoso.



25 de junho de 2012

Mulheres que trabalham à noite correm mais risco de desenvolver câncer de mama

Pesquisa do Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica da França indica que mulheres que trabalham à noite têm 30% mais chances de desenvolver câncer de mama do que funcionárias que cumprem o horário comercial.

De acordo com os pesquisadores, que analisaram mais de três mil mulheres, a explicação para o fenômeno é a de que se expor à luz artificial à noite reduz a secreção da melatonina, responsável pelos receptores hormonais e pelo sistema imune e essa desregulação hormonal teria ligação com o tumor.

Um outro estudo realizado por instituições dos Estados Unidos e México identificou variações genéticas associadas ao câncer de mama que não haviam sido relacionadas à doença antes.

Os tumores não respondem ao tratamento convencional aplicado à doença. De acordo com os autores do estudo, antes não se sabia que esses genes tinham relação com o câncer.

21 de junho de 2012

Bancada do PT em Angra vai a Brasília por investimentos

Os vereadores Dr. Ilson Peixoto, Cordeiro e Lia, do Partido dos Trabalhadores, estiveram em Brasília, na última semana, para importantes pautas em favor do município de Angra dos Reis.
No dia 12, os vereadores participaram de uma reunião com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, para tratar da obra de modernização do terminal de petróleo da Baía da Ilha Grande (Tebig), ameaçada por uma recomendação de veto do Governador do Estado do Rio de Janeiro.


Agentes Comunitários de Saúde


Já na quarta-feira, dia 13, os parlamentares do PT estiveram em diversos Ministérios conversando sobre projetos atuais e futuros para serem implantados na cidade.
Com o assessor do presidente da Caixa Econômica Federal, os vereadores conversaram sobre projetos de urbanização e habitação para Angra dos Reis. O encontro foi intermediado pelo Deputado Federal Luis Sérgio. A Bancada do PT também discutiu a implantação de projetos com o Ministério dos Esportes.
Em Brasília, os vereadores ainda estiveram com um grupo de Agentes Comunitários de Saúde, que reivincam a criação de um piso salarial nacional.

Posto da PRF de Mambucaba

Ainda durante a visita, Dr. Ilson, Cordeiro e Lia, reivindicaram à assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a reativação do posto do órgão, localizado em Mambucaba. Em 2011, a Vereadora Solicitou, através de Requerimento ao Ministério da Justiça e a Superitendência Regional da Polícia Rodoviária Federal, a reativação do Posto da PRF, localizado em frente à Vila Residencial de Mambucaba. O posto em questão foi desativado no início de fevereiro do ano passado.

III Conferência de Enfrentamento à violência Contra o Idoso foi um sucesso

A Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da Câmara Municipal de Angra, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, promoveu na tarde desta quarta-feira (20/06), o III Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento contou com a participação de representantes das secretarias de Ação Social e de Saúde do município, além da Associação de Aposentados e de entidades da sociedade civil.

Durante o mês de junho, quando acontece o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso (dia 15) foram realizados quatro encontros, durante as reuniões da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, presidida pela Vereadora Lia; que discutiu a realidade das pessoas que alcançaram a terceira idade em Angra dos Reis, abordando os seguintes temas: Intergeracionalidade, Cuidadores de idosos, Acessibilidade e Benefícios da Prestação Continuada. Segundo o censo de 2010 a população de idosos em Angra é 14.135.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Mirian Mouzinho, disse que o objetivo do seminário foi sensibilizar a sociedade sobre a questão da violência contra o idoso. "A importância deste tipo de evento é justamente dar visibilidade à esta causa e lembrar que um dia todos seremos idosos".

A primeira palestrante da tarde foi a psicóloga Tânia Garaceki, que explicou o que é a "Auto-negligência", que pode ser explicada como “uma conduta de uma pessoa que ameaça a sua própria saúde ou segurança, com recusa ou fracasso de prover a si próprio o cuidado adequado”.

A definição de auto-negligência exclui situações nas quais uma pessoa idosa que compreende as conseqüências das suas decisões toma decisões conscientes e voluntárias de se envolver em atos que ameaçam a sua saúde ou segurança.

Estima-se que praticamente 2 terços dos perpetradores de abusos de idosos são membros da família, com muita frequência o cônjuge/companheiro (34,6%) ou filho adulto da vítima (33,5%), contudo netos, noras, genros, vizinhos também se encontram entre os abusadores. Usualmente a pessoa que abusa do idoso está a explorar uma relação de confiança. Segundo dados da APAV de 2006 os abusadores são usualmente homens (73%) e as vítimas de abuso são na sua maioria mulheres (80%). Em 57% dos casos o agressor vive na mesma casa que o idoso.

A psicóloga destacou que o abandono é uma das formas de violências mais presentes contra os idosos, em especial para aqueles que têm alguma dificuldade de locomoção ou demência. "Muitas vezes o idoso fica isolado em um quartinho dentro da própria casa e passa necessidades, como fome, falta de higiene e cuidados".

A segunda palestrante foi a professora Maria da Penha Silva Franco, vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, que detalhou os serviços oferecidos na rede de Proteção à Pessoa Idosa. Ela destacou que este ano, 55 municípios do estado do Rio de Janeiro realizaram eventos alusivos ao dia Internacional de Luta Contra a Violência ao Idoso e parabenizou Angra por se envolver com a causa.

Penha destacou que as pessoas desconhecem os serviços oferecidos aos idosos e que muitas vezes eles não funcionam adequadamente. "Considero as Leis de Amparo a pessoa idosa como ficção científica, já que elas quase não se tornam realidade, afinal continuamos morrendo nas filas país a fora", avaliou.

"O que os idosos precisam não deve sair da cabeça dos políticos, eles precisam conhecer o que nós precisamos. Os poderes públicos não podem agir por achismo, mas sim escutar os idosos. O poder de escuta é o mais importante", lembrou Maria da Penha.

Ao final do evento, a Vereadora avaliou a Conferência: “Nosso objetivo com este seminário foi despertar em nossa população as diversas formas de violência que os idosos enfrentam em seu - dia-a-dia e mostrar caminhos para ajudar a melhorar a relação de toda a sociedade com os idosos, que construíram nossa sociedade. Nos encontros que antecederam este seminário já foram tiradas propostas que serão enviadas ao Executivo Municipal, como a criação do Fundo Municipal do Idoso; a construção de Academias da Terceira Idade (que inclusive já contam com uma emenda, do Deputado Luiz Sérgio, para a construção de duas no município); a criação de uma ouvidoria do idoso e a proposta da criação de uma Coordenadoria de Políticas Públicas para a terceira idade”, finalizou.

Também participaram do Seminário, o Secretário de Saúde do Município Jefferson Portilho e Paulo Benzi, que também representou o órgão; Cássia Marques e Vanessa Davis da Secretaria de Ação Social; Telma da Associação das Mulheres Determinadas, a Senhora Maria Aparecida, do grupo Mulheres Comunitárias em Ação; Neide Tomé da Pastoral da Mulher e Valkir Vicarone e Raul Alevato da AAPAR, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis.


Confira algumas fotos do evento:


 

 

 

   

 

 

 

 

     

 

 

 



19 de junho de 2012

III Seminário de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso acontece nesta quarta

Acontece nesta quarta (20/06), às 14h, o III Seminário de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso, no Plenário da Câmara de Angra dos Reis. O evento, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, o Conselho Municipal do Idoso, contará com uma palestra sobre Valorização da Pessoa Idosa, proferida pela professora Maria da Penha Silva Franco, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas. Vale destacar que o grupo promoveu nas últimas semanas, uma série de reuniões que discutiram diversos aspectos do dia-a-dia dos idosos e principalmente quais políticas públicas devem ser implementadas no município para melhorar a qualidade de vida não só da pessoa idosa, mais de todos.






17 de junho de 2012

Grupo Visão sem Limites fecha reuniões preparatórias para a Conferência do Idoso

O grupo musical "Visão Sem Limites" abrilhantou a última reunião preparatória do III Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, que aconteceu no dia 12 deste mês no Plenário da Câmara Municipal de Angra dos Reis.

A reunião, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos do legislativo, presidida pela Vereadora Lia, discutiu a Aposentadoria e Benefícios e contou com a participação de representantes da agência do INSS em Angra dos Reis, que prestaram importantes esclarecimentos para os presentes, em especial sobre os pré requisitos para se conseguir benefícios como o de Prestação Continuada.

Fernando Souza e Betânia Neves, do INSS, explicaram que por meio do telefone 135, o cidadão pode tanto agendar o seu atendimento, com dia e hora marcada em qualquer Agência da Previdência Social - observando as vagas disponíveis, quanto requerer auxílio doença, pedido de prorrogação, pedido de reconsideração, salário maternidade e pensão por morte.

O agendamento, além de possibilitar o atendimento programado e personalizado, permite que você dê entrada no seu pedido de aposentadoria, auxílio-reclusão, benefício assistencial, pecúlio, pensão por morte e salário-maternidade e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Outro benefício que muita gente não sabe que pode ter direito é o BPC, o Benefício de Prestação continuada da Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.

Mais informações aqui