Tecnologia do Blogger.

21 de junho de 2012

III Conferência de Enfrentamento à violência Contra o Idoso foi um sucesso

A Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da Câmara Municipal de Angra, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, promoveu na tarde desta quarta-feira (20/06), o III Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa. O evento contou com a participação de representantes das secretarias de Ação Social e de Saúde do município, além da Associação de Aposentados e de entidades da sociedade civil.

Durante o mês de junho, quando acontece o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso (dia 15) foram realizados quatro encontros, durante as reuniões da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, presidida pela Vereadora Lia; que discutiu a realidade das pessoas que alcançaram a terceira idade em Angra dos Reis, abordando os seguintes temas: Intergeracionalidade, Cuidadores de idosos, Acessibilidade e Benefícios da Prestação Continuada. Segundo o censo de 2010 a população de idosos em Angra é 14.135.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Mirian Mouzinho, disse que o objetivo do seminário foi sensibilizar a sociedade sobre a questão da violência contra o idoso. "A importância deste tipo de evento é justamente dar visibilidade à esta causa e lembrar que um dia todos seremos idosos".

A primeira palestrante da tarde foi a psicóloga Tânia Garaceki, que explicou o que é a "Auto-negligência", que pode ser explicada como “uma conduta de uma pessoa que ameaça a sua própria saúde ou segurança, com recusa ou fracasso de prover a si próprio o cuidado adequado”.

A definição de auto-negligência exclui situações nas quais uma pessoa idosa que compreende as conseqüências das suas decisões toma decisões conscientes e voluntárias de se envolver em atos que ameaçam a sua saúde ou segurança.

Estima-se que praticamente 2 terços dos perpetradores de abusos de idosos são membros da família, com muita frequência o cônjuge/companheiro (34,6%) ou filho adulto da vítima (33,5%), contudo netos, noras, genros, vizinhos também se encontram entre os abusadores. Usualmente a pessoa que abusa do idoso está a explorar uma relação de confiança. Segundo dados da APAV de 2006 os abusadores são usualmente homens (73%) e as vítimas de abuso são na sua maioria mulheres (80%). Em 57% dos casos o agressor vive na mesma casa que o idoso.

A psicóloga destacou que o abandono é uma das formas de violências mais presentes contra os idosos, em especial para aqueles que têm alguma dificuldade de locomoção ou demência. "Muitas vezes o idoso fica isolado em um quartinho dentro da própria casa e passa necessidades, como fome, falta de higiene e cuidados".

A segunda palestrante foi a professora Maria da Penha Silva Franco, vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, que detalhou os serviços oferecidos na rede de Proteção à Pessoa Idosa. Ela destacou que este ano, 55 municípios do estado do Rio de Janeiro realizaram eventos alusivos ao dia Internacional de Luta Contra a Violência ao Idoso e parabenizou Angra por se envolver com a causa.

Penha destacou que as pessoas desconhecem os serviços oferecidos aos idosos e que muitas vezes eles não funcionam adequadamente. "Considero as Leis de Amparo a pessoa idosa como ficção científica, já que elas quase não se tornam realidade, afinal continuamos morrendo nas filas país a fora", avaliou.

"O que os idosos precisam não deve sair da cabeça dos políticos, eles precisam conhecer o que nós precisamos. Os poderes públicos não podem agir por achismo, mas sim escutar os idosos. O poder de escuta é o mais importante", lembrou Maria da Penha.

Ao final do evento, a Vereadora avaliou a Conferência: “Nosso objetivo com este seminário foi despertar em nossa população as diversas formas de violência que os idosos enfrentam em seu - dia-a-dia e mostrar caminhos para ajudar a melhorar a relação de toda a sociedade com os idosos, que construíram nossa sociedade. Nos encontros que antecederam este seminário já foram tiradas propostas que serão enviadas ao Executivo Municipal, como a criação do Fundo Municipal do Idoso; a construção de Academias da Terceira Idade (que inclusive já contam com uma emenda, do Deputado Luiz Sérgio, para a construção de duas no município); a criação de uma ouvidoria do idoso e a proposta da criação de uma Coordenadoria de Políticas Públicas para a terceira idade”, finalizou.

Também participaram do Seminário, o Secretário de Saúde do Município Jefferson Portilho e Paulo Benzi, que também representou o órgão; Cássia Marques e Vanessa Davis da Secretaria de Ação Social; Telma da Associação das Mulheres Determinadas, a Senhora Maria Aparecida, do grupo Mulheres Comunitárias em Ação; Neide Tomé da Pastoral da Mulher e Valkir Vicarone e Raul Alevato da AAPAR, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis.


Confira algumas fotos do evento:


 

 

 

   

 

 

 

 

     

 

 

 



0 comentários: