Tecnologia do Blogger.

30 de abril de 2011

Jacuecanga festeja São José Operário

No dia 1º de maio a comunidade católica de Jacuecanga estará em festa para comemorar São José Operário. Diversos fieis de todo o município sairão em grande procissão pelas ruas do bairro para festejar o santo padroeiro dos trabalhadores.

O tradicional evento começou na Sexta-feira Santa na igreja da comunidade São José Operário, no Village, com a Adoração da Cruz celebrada pelos padres Gilberto, Jefferson e Ubiratan. Os festejos só terminam no final da noite do próximo domingo, dia 1º de maio.

A procissão sai às ruas na tarde do dia 1º, a partir das 17h, logo após acontecerá a missa para a bênção de carteiras de trabalho.

Durante todos os dias, após as celebrações das 19h30, acontecem bailes shows e quermesses.

Clique aqui e confira a programação completa da festa

Novenas de São José Operário

A Vereadora Lia participa, desde a última semana, das celebrações da Igreja de São josé Operário, no Village Jacuecanga. Confira abaixo algumas fotos destes dias de fé e devoção que terminam no próximo domingo, com a Festa de São José Operário.








Sexta-Feira da Paixão



Sábado Aleluia - 1º Dia Novena São José Operário



Páscoa - 2º Dia Novena São José Operário Village



3º Dia Novena São José Operário Village - 25/4/2011



4º Dia Novena São José Operário Village - 26/4/2011

29 de abril de 2011

Comissão de Direitos das Crianças e Adolescentes realiza visita ao Colégio Honório Lima

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de vereadores de Angra, Presidida pela Vereadora Lia, promoveu nesta terça-feira (26), uma reunião nas dependências do Colégio Honório Lima.

A reunião foi marcada após denúncias dos alunos desta unidade escolar, que colocaram que a infra-estrutura oferecida aos alunos é precária e que além de problemas como a falta de professores, carteiras quebradas e ventiladores quebrados, há a falta de livros o que obriga os alunos a disputar quem levará o livro para casa para poderem estudar.

A Vereadora Lia, que coordenou a visita, conversou com a Diretora Adjunta Cristina, que expôs a real situação da escola. Segundo ela, que deverá se aposentar ainda neste ano, das 20 turmas que funcionam na unidade, 13 são de responsabilidade do município (5ª a 8ª) e somente as 7, de segundo grau, são de responsabilidade do estado.

Cristina relatou que há falta de professores de Português, Matemática, Química, Física e Geografia; e que as salas de aula estão abarrotadas, em alguns casos, segundo ela, 42 alunos estudam em um espaço de 35 m² e que em alguns casos os professores não tem nem espaço para se mover dentro das salas.

Outra reclamação é que os salários dos professores do estado é muito baixo, sendo que o piso do educador de nível superior é de R$750 enquanto o mesmo profissional na rede municipal ganha R$2.225.

Atualmente o Colégio Honório Lima conta com 677 alunos, sendo que há uma demanda reprimida de mais de 120 vagas, que segundo a Diretora só poderá ser suprida após a inauguração da Escola Municipal do Balneário.

A diretora informou também que desde 1968, quando foi inaugurada, esta escola não recebeu reformas estruturais e mantém as mesmas características da época.

A Vereadora Lia se comprometeu com os alunos do Colégio Honório Lima de que irá realizar visitas à outras escolas da Rede Estadual de ensino e que irá, através do Deputado Estadual Gilberto Palmares, solicitar uma reunião com o Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, para discutir a questão do ensino em Angra. Lia afirmou que irá convidar para esta reunião uma comissão formada pela secretaria de Educação de Angra, Vereadores, pais, alunos e diretores da rede estadual.

27 de abril de 2011

27 de Abril, Dia de Santa Zita e Dia da Empregada Doméstica


Quem não tem tempo para os afazeres domésticos como passar, lavar, cozinhar e limpar a casa sabe como é necessário contratar alguém que execute esses serviços em troca de remuneração. E, como nossa casa é um ambiente que desejamos que seja o mais agradável possível, é importante que a empregada doméstica saiba cuidar de um lar como se fosse seu.

Estes auxiliares do lar, comemora no dia 27 de abril o seu dia.

Data dedicada a padroeira das domésticas, Santa Zita, moça humilde e generosa que costumava dividir sua comida e suas roupas com os pobres.

Nascida em Monte Sagrati, Itália em 1218, com a idade de 12 anos começou a trabalhar para a família dos Fratinelle, comerciante em Lucca.

Logo outros serventes não gostaram dela porque ela trabalhava muito, e bem e era muito boa para os outros. Além disso, ela dava comida e roupa para os pobres.

De acordo com a tradição os outros serventes finalmente ficaram convencidos que ela era uma santa, porque um dia encontraram um anjo fazendo os pães e outro lavando a roupa, no lugar de Santa Zita, que atendia a um pobre doente a porta da casa.

Durante toda a sua vida ela trabalhou a favor dos pobres, doentes e outros sofredores e lastimava que criminosos ficassem na prisão sem fazer nada. Ela foi uma das que defendia a causa que os criminosos prisioneiros deveriam ter que ajudar aos pobres e doentes.

A ela foi creditado uma série de milagres. Foi canonizada em 1696 e é a padroeira das empregadas domésticas.

QUEM É A PROFISSIONAL DO LAR?

Segundo o Ministério do Trabalho, cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineira, vigia, motorista particular, enfermeira do lar, jardineiro, copeira são os profissionais considerados domésticos, desde que o local onde trabalham não seja comercial.

Pela Lei 5.859 de 11 de dezembro de 1972, que ampara a profissão, doméstico é toda e qualquer pessoa, homem ou mulher, que presta serviços de modo contínuo em local residencial, sem fins lucrativos para o empregador.

O caseiro também é considerado doméstico se o local onde trabalha não possui fins lucrativos.

Quanto ao sexo predominante na profissão, as mulheres saem na frente se comparada aos homens. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em 2001, dos 5.584.228 trabalhadores domésticos, 93,7% eram mulheres. Porém, quando o assunto é carteira assinada, há mais homens do que mulheres.

Segundo a Síntese de Indicadores Sociais, em 2003 a proporção de trabalhadores domésticos com carteira assinada era de 40,2% entre os homens e de apenas 26,1% das mulheres.

26 de abril de 2011

Mandato participativo: Nossas indicações de 26/04/2011

  • INDICAÇÃO Nº 0618/2011 - (26/04/2011) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade de vistoria técnica por parte da Defesa Civil, para realização de serviços de inspeção de encostas na Travessa da Amizade, esquina com a Rua Beira Mar (em frente a Residência do Sr. Jorge Alves), bairro Bracuí, no sentido de verificar as condições do terreno onde estão fixados 03 (três) postes com transformadores.
  • INDICAÇÃO Nº 0619/2011 - (26/04/2011) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a colocação de braços com luminárias nos postes localizados na Rua Beira Mar, no Bairro Bracuí.

22 de abril de 2011

Feliz Páscoa!

Aos meus amig@s, desejo uma Feliz Páscoa.
Que possamos Ressurgir de tudo aquilo que nos faz infelizes ,
tristes e amargurados, Ressuscitando para uma vida nova.

Lia

19 de abril de 2011

Comissão avalia ações do Mês da Mulher

A Vereadora Lia, que preside a comissão de Defesa dos direitos da Mulher da Câmara de Angra, promoverá nesta terça-feira (19/04), às 19h, no Plenário Benedito Adelino, uma reunião que terá como objetivo avaliar as ações desenvolvidas durante o mês da mulher.

18 de abril de 2011

Festa de São José Operário

Começa na próxima sexta (22/04), a Festa de São José Operário do Village Jacuecanga. Confira abaixo toda a programação desta festa da Fé.


 (Clique nas imagens para ampliar)

15 de abril de 2011

Após debate, vereadores irão fazer vistoria no Colégio Honório Lima

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de vereadores de Angra, Presidida pela Vereadora Lia, promoveu nesta terça-feira (12/04) mais uma reunião para discutir a questão da violência nas escolas de Angra.

Neste segundo encontro, que contou com a presença do Conselheiro Tutelar Waltair Nascimento, da Secretária de Educação de Angra, Luciene Rabha, de representantes da Secretaria Municipal de Ação Social, da Diretora do Colégio Estadual Antonio Dias Lima do Frade, do Colégio ACEC, da Coordenadoria da Juventude, do Conselho de Direito da Criança e de alunos do Colégio Estadual Honório Lima; foi discutida a questão do Bulliyng, que é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais,verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

Durante o encontro os presentes colocaram o que cada órgão esta fazendo para reduzir a violência escolar e diminuir a prática do Bullying. A Secretária de Educação, Luciene Rabha destacou que a rede municipal de ensino conta com cerca de 25 mil alunos e que há um trabalho por parte da direção de cada escola para que a violência não se propague no ambiente escolar.

A Representante da escola Antonio Dias Lima disse que em algumas escolas já há apreocupação com um aumento da violência, mas que a situação não é generalizada.

Os alunos do Colégio Estadual Honório Lima, localizado no Balneário, colocaram que no caso deles, a situação da infra-estrutura oferecida aos alunos é precária e que além de problemas como a falta de professores, carteiras quebradas e ventiladores quebrados , há a falta de livros o que obriga os alunos a disputar quem levará o livro para casa para poderem estudar.

Após a fala dos alunos, o Conselheiro Tutelar, Waltair Nascimento garantiu que o órgão irá investigar as denúncias e oferecer à justiça, uma denúncia contra o estado que neste caso, se mostra omisso, desrespeitando um dos direitos fundamentais da criança e adolescente: o direito a uma educação, senão de não de qualidade, pelo menos regular.

Ao final da reunião, ficou decidido que a Secretaria de Educação do Município irá formar um Fórum para discutir a Violência Escolar, que contará com a participação das Comissões de Direitos das Crianças e de educação da Câmara, de representantes da Prefeitura e da Sociedade Civil.

Quanto ao problema dos alunos do Colégio Honório Lima a Vereadora Lia propôs que a próxima reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude seja realizada no próximo dia 26, nas dependências do Colégio Honório Lima para ouvir, ver e encaminhar o problema dos alunos do ensino médio ao Governo do estado.

Diretoria da Associação de Moradores do Sertão de Mambucaba toma posse

A Vereadora Lia se fez presente, através de sua assessora Mara Carioca, na Posse da Nova Diretoria da Associação de Moradores do Sertão de Mambucaba, que aconteceu no dia 9 de abril. O novo Presidente Sr. Orly Moreira apresentou suas metas de trabalho e apontou diversos problemas da comunidade, dentre eles a situação caótica da Estrada do Sertão.

Preocupada com os problemas da população do Sertão de Mambucaba, a Vereadora Lia havia apresentado, em maio de 2010, uma série de indicações que contemplavam o bairro, porém até o momento nada fora feito para aliviar o problema e a situação só piorou.

Conheça as Indicações:
  • 1543/2010 - (19/05) -  Determine, em caráter de urgência, obras de reforma geral da 1ª ponte de acesso ao Sertão do Perequê, próximo à Residência do Sr. Capixaba.
  • 1569/2010 - (21/05) - Obras de Contenção na extensão da Estrada do Sertão do Perequê, bairro Perequê.
  • 1570/2010 - (21/05) - Determine, em caráter de urgência, obras de reforma geral da 2ª ponte de acesso ao Sertão do Perequê
  • 1571/2010 - (21/05) -  Obras de Contenção , na 2ª ponte localizada na Estrada do Sertão do Perequê, bairro Perequê.
Confira mais fotos da posse:





13 de abril de 2011

Faces femininas


Faces de mulheres que de alguma forma retratam a beleza e a história da cidade de Angra dos Reis é o que pode ser visto na exposição ‘Faces da Mulher Angrense', que a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e a Câmara Municipal organizaram. Segundo o presidente da Cultuar, Paulo Mattos, a mostra, que está muito bonita e encantadora tem um sentido muito amplo e foi uma bela escolha para prestar uma homenagem às guerreiras do dia-a-dia.

- São belos painéis de mulheres que de alguma forma trazem beleza ao local - conta o presidente, afirmando que a Cultuar fica muito feliz em apoiar exposições desse tipo.

Paulo explica que a Cultuar cedeu o espaço e forneceu a infra-estrutura necessária.

- É muito importante para nós o trabalho realizado pela Câmara Municipal. O papel essencial da mulher na vida familiar e política e na economia brasileira - ressalta o presidente.

São dezenas de fotografias de mulheres de Angra, de todas as idades, de belezas diversificadas e semblantes concentrados e sorridentes, que trazem espontaneidade a cada imagem. Muitas delas, ao serem fotografadas, estavam participando das atividades organizadas pela Câmara Municipal em homenagem ao mês da mulher - março - em diversos locais do município. Segundo a idealizadora e vereadora Lia Aguiar, a ideia veio ao ver a graça e a naturalidade na expressão de cada mulher em diversas situações. Ela afirma que foi uma forma de homenageá-las através das telas, para que um grande público pudesse ver.

- Sempre são feitas homenagens a uma ou outra mulher, por isso fizemos a exposição, para conseguir homenagear um maior número - diz.

São mais de 140 imagens de mulheres de todos os tipos, donas de casa, motoristas, professoras liberais, enfim, mulheres normais que merecem ser homenageadas e lembradas de alguma forma.

- O curioso e interessante ao mesmo tempo, é que elas não sabem que estão na exposição, selecionamos as fotos de um arquivo e fizemos os painéis. São imagens significativas e bem alegres, que mostram diferentes semblantes que muitas vezes passam sem serem percebidos - conta Lia, afirmando que é uma surpresa quando a mulher chega para ver a exposição e se depara com uma enorme foto dela.

A exposição é uma realização da Comissão de Ação social e de defesa da criança mulher, idoso, juventude, adolescente e de portadores de necessidades especiais da Câmara Municipal, formada pelas vereadoras Lia e Vilma dos Santos e pelo vereador Leandro Silva.

- A entrada é gratuita e a exposição ficará aberta até o dia 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 14h - convida Paulo.

Difundindo a arte

O presidente da Fundação de Cultura, afirma que a arte na cidade precisa sempre ser lembrada pelo grande número de artistas e pela qualidade dos trabalhos. E para divulgar tudo isso, e ainda as ações da Cultuar dos artistas da cidade a Fundação vem utilizando o universo digital - site, Facebook e Twitter - para divulgar e valorizar a produção cultural da cidade. Paulo Mattos, acredita que bons resultados já estão surgindo.

- No caso da Cultuar, a forma mais dinâmica e interativa com certeza é através das redes sociais, no qual o Facebook e o Twitter (www.twitter.com/cultuar) ajudam muito no papel de disseminadores da cultura regional de Angra dos Reis - diz Paulo.

Para navegar no site da Cultuar basta acessar e lá estão inúmeras notícias e informações importantes sobre a história da cidade, lendas, patrimônios, seus artistas, grupos culturais.

Todo esse suporte técnico está sendo concedido pela Subsecretaria de Informática da Prefeitura, que pertencente a Secretaria de Administração. O técnico responsável pelo desenvolvimento e monitoramento deste projeto de Internet, diz que essas ações digitais, através do site e de criação de endereços em redes sociais, fazem parte de um planejamento de marketing digital que está sendo feito, com intuito de aumentar a interatividade da Fundação com a população e turistas que visitam a região.

Serviço

A exposição Faces da Mulher Angrense, pode ser vista no salão de entrada da Casa Larangeira, que fica na Praça Zumbi dos Palmares - Centro. A entrada é gratuita e a exposição ficará aberta até o dia 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados das 9h às 14h. Informações: (24) 33657203 . O site da Cultuar é www.fundacaocultuar.com.br


Diário do Vale

O problema da violência nas escolas

Nos últimos anos, as escolas ganharam as páginas policiais. O problema tomou proporções assustadoras. Os professores estão acuados. As agressões nas salas de aula vão dos insultos verbais aos desacatos pessoais e, muitas vezes, violência física. Igual vandalismo ocorre com o equipamento escolar. As carteiras são rabiscadas com palavreado ofensivo, os banheiros são emporcalhados impedindo o uso decente, os livros das bibliotecas são depredados com raiva.

Em suma, as escolas públicas e privadas estão sendo habitadas por uma população de vândalos - adolescentes que buscam concentrar seu ódio em algum ponto para mostrar a sua aversão às regras e à disciplina da civilidade.

Os professores estão cada vez mais temerosos. Já se fala em fobia escolar. Muitos deles têm medo de entrar na sala de aula, pois sabem ser impotentes para enfrentar a agressividade da adolescência dos dias de hoje.
A situação é muito grave. Os professores culpam os pais. Os pais culpam os professores. Professores e pais culpam os diretores. Os diretores culpam as autoridades educacionais e assim vai.

"A violência que ronda as escolas atinge todas as classes sociais, mas é mais presente nos bairros mais carentes. "Muitas vezes a violência é em decorrência de um histórico familiar de brigas, drogas e prostituição", enumera um policial que integra a Patrulha Escolar."

A FAMÍLIA

De todas as explicações, impressiona-me a que analisa com profundidade a nova família. O mundo mudou muito nos últimos 50 anos e a família mudou mais ainda.

No passado, errava-se pelas agressões autoritárias praticadas contra os filhos por motivos banais. Hoje, erra-se pela falta de regras com que são criados os filhos. Penso ser pouco numeroso o grupo de alunos que são disciplinados em casa e indisciplinados na escola. O comportamento escolar reflete, em grande parte, o que é ensinado pelos pais.

Os pais modernos ficaram sem tempo para educar os filhos. Estes tendem a ficar sozinhos em casa ou envolvidos por verdadeiras gangues cujo padrão de comportamento vai do assalto verbal à agressão física, passando pelas drogas e sexo descontrolados.

A família moderna terceirizou a educação dos filhos - deixando-os a cargo de empregadas sem tempo e preparo para substituir os pais ou simplesmente deixaram os filhos como reféns de grupos que cultivam o desrespeito. Mas o problema está longe de ser resolvido porque os adolescentes agressivos e violentos estão, na verdade, mostrando o resultado do abandono familiar. É um problema de grande gravidade que não se resolve com atos de governo ou punições dos jovens. Os pais têm de se conscientizar que a escola não pode consertar o que eles estragam em casa


BULLYNG

O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas entre pares causando dor e angústia, que ocorrem dentro de relações desiguais de poder.

A prática de bullying tem causado sofrimento e desorganização na vida dos educandos, podendo também ocasionar depressão, evidenciada em situações de alunos que iniciaram tratamento com medicamentos em decorrência do bullying sofrido na escola

Diversos estudos mostram que os bullies “têm muita liberdade e muito pouco amor em casa”. Foram identificados quatro fatores no ambiente familiar positivamente correlacionados com o desenvolvimento de comportamento agressivo:

  • Negativismo, particularmente por parte da mãe
  • Indiferença, negligência e rejeição pelos cuidadores primários
  • Permissividade para atos agressivos
  • Métodos de criação severos e punitivos

Ao estudar os fatores familiares que contribuem para o bullying, notou-se que os seguintes fatores apareciam consistentemente:

  • Vida em família caracterizada por frigidez emocional
  • Maior probabilidade de organização caótica do lar
  • As famílias dos bullies tendiam a ser socialmente isoladas
  • Conflito e desarmonia dos pais
  • Práticas de educação dos filhos ineficientes
  • Rigidez em manter a ordem da família


AÇÕES PARA O PROBLEMA

A Justiça Restaurativa, é uma abordagem colaborativa e pacificadora para resolução de conflitos de forma não violenta. A justiça restaurativa é um mecanismo já usado em outros âmbitos para a resolução de conflitos de forma extrajudicial, com participação mais efetiva dos envolvidos e de outros membros da comunidade.

Uma de suas premissas é a substituição da punição do infrator pela restauração da relação entre as partes.
Em São Caetano do Sul, o juiz Eduardo Rezende Melo, da 1ª Vara da Infância e Juventude, coordena desde 2005 um projeto de justiça restaurativa em escolas públicas da cidade.

O projeto tem apoio da Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A Patrulha Escolar Comunitária é a alternativa inteligente que a PMPR encontrou para assessorar as comunidades escolares na busca de soluções para os problemas de segurança encontrados nas escolas.

O envolvimento dos órgãos de segurança com o fim da violência escolar pode trazer resultados eficientes quando o foco é a educação, ao invés da repressão.

Um dos exemplos é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), promovido pela Polícia Militar.

8 de abril de 2011

Comissão de Acompanhamento das condições dos Servidores do SAAE finaliza vistorias

Na próxima segunda-feira (11/04), a Vereadora Lia reunirá os membros da Comissão Temporária Especial de acompanhamento das questões relativas às denúncias sobre as condições de trabalho dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra, para finalizar os trabalhos do grupo e marcar uma Sessão Especial para a apresentação dos fatos e questões apurados durante as visitas efetuadas pela Comissão.

Na última quarta-feira, a Comissão presidida pela Vereadora Lia, que tem como membros os Vereadores Dr. Ilson Peixoto e Cordeiro, encerrou na Grande Japuíba, a fase de visitação as instalações do SAAE de Angra.

Projeto de Lei garante suporte aos portadores de Câncer

A Vereadora Lia apresentou nesta semana, o projeto de lei que se sancionado criará o programa "Vida Nova", que garantirá aos portadores de câncer do município estrutura e apoio em seus tratamentos e reabilitações.

Confira abaixo a íntegra do projeto:

Dispõe sobre a criação do programa “Vida Nova”, de apoio a pessoas portadoras de Câncer no Município de Angra dos Reis e fixa outras providências.

Art. 1º - Fica criado o programa “Vida Nova”, de apoio a pessoas portadoras de câncer no Município de Angra dos Reis, a ser oferecido pelas Unidades se Saúde do Município.
Art. 2º - O programa tem por finalidade apoiar, orientar, tratar, reabilitar e reintegrar pacientes e ex–pacientes acometidos pelo câncer.
Art. 3º - Para o desenvolvimento do programa, o mesmo contará com equipes multidisciplinares formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, visando oferecer:
I - amparo psicológico individual e social aos portadores de câncer;
II - local apropriado para realização de reuniões de auto-ajuda às pessoas que se encontram nessa condição;
III - exames periódicos de ultrassonografia e mamografia, entre outros, com a finalidade de controle ou prevenção ao câncer;
IV - tratamento químico e radioterápico, além de acesso rápido à (o) oncologista;
V - estimular a criação de grupos de auto-ajuda, formados por pacientes e voluntários, com a finalidade de orientar, ajudar e dar amparo psicológico e emocional aos portadores de câncer, na fase pré e pós operatório.
Art. 4º - As despesas decorrentes de aplicação desta Lei correrão a conta das dotações orçamentárias próprias.
Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas todas as disposições em contrário.


JUSTIFICATIVA

O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as causas de óbito no mundo: mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente da doença. Em 2004, o Brasil registrou 141 mil óbitos por câncer.

As principais causas de morte por câncer no sexo masculino foram de pulmão, próstata e estômago, enquanto no sexo feminino foram de mama, pulmão e intestino.

A explicação desse percentual tão alto de óbitos por câncer está diretamente relacionada à maior exposição dos indivíduos a fatores de risco cancerígenos.

Os atuais padrões de vida adotados em relação ao trabalho, nutrição e consumo em geral expõem os indivíduos a fatores ambientais mais agressivos, relacionados a agentes químicos, físicos e biológicos resultantes de um processo de industrialização cada vez mais evoluído.

O câncer constitui, assim, problema de saúde pública para o mundo desenvolvido e também para nações em desenvolvimento.

O tratamento a que se submete o paciente com câncer é muito doloroso e longo, e exige intenso acompanhamento médico. O desgaste financeiro, físico e emocional é grande, o que dificulta o tratamento e pode retardar a cura. Muitos pacientes, inclusive, desistem.

Um dos agravantes é a inexistência de infra-estrutura adequada ao tratamento oncológico em nosso Município, tendo esses pacientes que se submeterem a tratamento fora do município, seja em Volta Redonda ou no Rio de Janeiro.

Tão importante quanto o tratamento médico, é a atenção dada aos aspectos sociais da doença. A cura não deve se basear somente na recuperação biológica, mas também no bem-estar e na qualidade de vida do paciente. Neste sentido, não deve faltar a ele apoio psicossocial.

Tendo em vista o elevado índice de incidência de pessoas com câncer no Município, e levando em consideração que grande parte dessas pessoas não dispõe de tratamento clínico e principalmente suporte psicológico para possam suportar esse momento tão difícil em suas vidas, é que apresentamos este Projeto de Lei que propõe a criação do programa “Vida Nova”, de apoio a pessoas portadoras de câncer no Município de Angra dos Reis, a ser oferecido Fundação de Saúde do Município.

O programa tem por finalidade apoiar, orientar, tratar, reabilitar e reintegrar pacientes e ex–pacientes acometidos pelo câncer.

O programa vida nova propõe ainda a formaão de uma equipe multidisciplinar formadas por médicos, psicólogos, assistentes sociais, com o objetivo de oferecer:

• amparo psicológico individual e social aos portadores de câncer e aos seus familiares;
• exames periódicos necessários ao controle ou prevenção ao câncer;
• estimular a criação de grupos de auto-ajuda, formados por pacientes e voluntários.

Mandato participativo: Nossas indicações de 7/04/2011

  • INDICAÇÃO Nº 0147/2011 - (7/4/2011) - EMENTA: Indico a Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade da colocação de placa indicativa com os horários e linhas de ônibus que servem o bairro Jacuecanga e adjacências, no Terminal Rodoviário de Jacuecanga.
  • INDICAÇÃO Nº 0495/2011 - (7/4/2011) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, acerca da necessidade de providenciar a colocação de placa indicativa proibindo o despejo de lixo, nas Ruas Doce Delta e Doce Alfa, Bairro Jacuecanga.
  • INDICAÇÃO Nº 0496/2011 - (7/4/2011) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a construção de um quebra molas, na Rua Dollor Barreto, Bairro Parque Mambucaba.

Mais um exemplo de violência nas escolas de Angra

Um vídeo, publicado no Youtube no dia 31 de março, mostra que a violência entre os alunos das escolas de Angra não é exclusividade dos estudantes das colégios estaduais.

No vídeo com 1 minuto e 19 segundos  de duração, uma adolescente de camisa laranja agride repetidamente uma segunda moça, de uniforme escolar, até que as duas começam uma briga que acaba no meio da Rua Coronel Carvalho, em frente ao CEAV, onde desde a tragédia de primeiro de janeiro de 2010, funciona provisoriamente a escola Municipal Alexina Lowndes.

No vídeo é possível ver, que junto à agressora há um grupo de adolescentes uniformizadas com camisas rede municipal de ensino acompanhando e filmando a agressão, o que mostra que a ação pode ter sido premeditada. A briga foi apartada por populares que estavam no local e aparentemente não houve maiores danos às envolvidas.



Violência em debate

Motivada por um vídeo que mostrava uma outra briga entre alunas da rede Estadual de Ensino, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara dos Vereadores de Angra, presidida pela Vereadora Lia, promoveu na última terça-feira (5/4) um debate sobre a violência nas escolas. Na próxima terça acontecerá uma segunda reunião, com o objetivo de discutir a prática do Bullyng em Angra.

Fonte: Angranews

6 de abril de 2011

Comissão de Defesa da Infância e Juventude discute a violência nas escolas

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Presidida pela Vereadora Lia, promoveu nesta terça (5/4), uma reunião para se discutir a questão da violência nas escolas do município. A reunião foi motivada após a publicação de um vídeo na Internet, onde duas alunas de uma escola estadual localizada na Vila da Petrobrás brigavam.

O encontro contou com a presença da Sub-Secretária de educação, Neusa de Oliveira; a Coordenadora de Apoio à Família da Sec. de Educação, Alessandra dos Santos; a Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Katia Larangeira; a representante da Sec. de Ação Social, Joelma Borges Conte; o Sub-Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, Francisco de Assis Seixas; e o Conselheiro Tutelar, Waltair do Nascimento; que detalharam as ações do seus respectivos órgãos no sentido de reduzir a violência entre os jovens.

Ao final do encontro ficou decidido que na próxima terça-feira (12/4), às 13h30, será realizada mais uma reunião da Comissão que terá como objetivo discutir o Blulling, que afeta grande parte das crianças em idade escolar. A Vereadora Lia, afirmou que irá convidar para as próximas reuniões, além dos órgãos que já marcaram presença, o Promotor e a Juíza da Vara de Infância e Juventude de Angra, a Coordenadoria de Ensino da Baía da Ilha Grande e representantes de escolas particulares do município.

5 de abril de 2011

Mostra "As faces da Mulher Angrense" continua na Casa Laranjeiras

A Exposição das fotos que os membros da AFOCAR (Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis) fizeram durante a programação do Mês da Mulher, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela Vereadora Lia, continua até o dia 20 deste mês na Casa Larangeira.

Quem for ao local, que fica aberto de segunda à sexta, das 9h às 19h e aos sábados de 9h às 14h, poderá ver um painel de 18 metros contendo dezenas de fotos que retratam "As Faces da Mulher Angrense", o tema da exposição.




Mandato participativo: Nossas indicações de 05/04/2011

  • INDICAÇÃO Nº 0274/2011 - (05/04/2011) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade de extensão de rede de iluminação pública, para colocação postes com luminárias, na Rua das Orquídeas, Bairro Jacuecanga.
  • INDICAÇÃO Nº 0275/2011 - (05/04/2011) - EMENTA: Indico à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal para que determine a colocação de caçamba, tipo Cata - tudo, em frente ao Centro Comercial do Village, no Bairro Jacuecanga.
  • INDICAÇÃO Nº 0276/2011 - (05/04/2011) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal acerca da necessidade para a execução de obras de construção de galeria de águas pluviais, na Rua Rio Jutaí , no Bairro Jacuecanga, conforme croqui em anexo.
  • INDICAÇÃO Nº 0382/2011 - (05/04/2011) - EMENTA: Indico à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado ofício ao Chefe do Executivo Municipal, acerca da necessidade de implantação de uma feira de artesanato (barracas), na praça Juca Mariano, no Frade.
  • PROJETO DE LEI Nº 022/2011 - (05/04/2011) - EMENTA: Dispõe sobre a criação do programa “Vida Nova”, de apoio a pessoas portadoras de Câncer no Município de Angra dos Reis e fixa outras providências.
  • MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 005/2011 - (05/04/2011) - EMENTA: Requeiro à Mesa Diretora que, cumpridas as formalidades regimentais, seja votada MOÇÃO DE APLAUSOS a ser concedida ao Grupo de Consciência Negra YLÁ-DUDU, em homenagem aos 20 anos de sua fundação, desde já solicito que a referida entrega seja feita pelo autor do presente, no Plenário desta casa Legislativa, em dia à combinar.

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança é destaque do Diário do Vale

A reunião realizada hoje, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente foi destaque do site do Jornal Diário do Vale neste domingo (3/4).

Confira a íntegra da matéria:

Câmara de Angra promove encontro sobre violência nas escolas

Motivada por uma briga entre alunas do Colégio Estadual Leopoldo Miguez de Mello (CELAMM), situado na Vila Residencial da Petrobrás, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara dos Vereadores de Angra dos Reis irá promover terça-feira (2) uma discussão sobre violência nas escolas.


Para o encontro serão chamados membros da secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria de Ensino da Baía da Ilha Grande, além de diretores de escolas estaduais. O Conselho Tutelar, a Polícia Militar e a Comissão de Educação do Legislativo também deverão compor a discussão.


A ideia é discutir a questão da violência em todas as escolas de Angra, mas em especial na região da Vila da Petrobrás, onde aconteceu a briga de duas alunas que foi filmada e publicada na Internet.


A vereadora Lia (PT), que preside a comissão, pretende traçar estratégias para diminuir a violência e mapear as causas do problema.


Segundo Lia, embora a questão das brigas entre alunos de escolas seja um problema antigo, o assunto deve ser tratado com seriedade.


A reunião, que acontecerá às 13h30 no Plenário Benedito Adelino, será aberta para toda a população e transmitida pela TV Câmara.


A escola em que as alunas estudam é uma das mais tradicionais de Ensino Médio de Angra dos Reis e atende a alunos de todas as regiões da cidade, em especial moradores da Monsuaba, Jacuecanga, Caputera e Porto Galo. Vale ressaltar que a briga filmada não teria acontecido nas dependências do colégio, mas nas proximidades da instituição.

1 de abril de 2011

Câmara irá debater a violência nas escolas

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, irá convocar a Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria de Ensino da Baía da Ilha Grande, diretores de escolas estaduais, Conselho Tutelar, Polícia Militar e a Comissão de Educação do legislativo municipal para discutir a questão da violência nas escolas de Angra, em especial na região da Vila da Petrobrás, onde aconteceu uma briga entre duas alunas do CELAMM que foi filmada e publicada na Internet.

A Vereadora Lia, que preside a comissão pretende traçar, junto com os convidados, estratégias para diminuir a violência nas escolas e mapear as causas deste problema. Segundo Lia, embora a questão das brigas entre alunos de escolas seja um problema antigo, o assunto deve ser tratado com seriedade.

A reunião, que acontecerá na próxima terça-feira, às 13h30, no Plenário Benedito Adelino, será aberta para toda a população e transmitida pela TV Câmara, Canal 14 da Net.