Tecnologia do Blogger.

29 de abril de 2011

Comissão de Direitos das Crianças e Adolescentes realiza visita ao Colégio Honório Lima

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de vereadores de Angra, Presidida pela Vereadora Lia, promoveu nesta terça-feira (26), uma reunião nas dependências do Colégio Honório Lima.

A reunião foi marcada após denúncias dos alunos desta unidade escolar, que colocaram que a infra-estrutura oferecida aos alunos é precária e que além de problemas como a falta de professores, carteiras quebradas e ventiladores quebrados, há a falta de livros o que obriga os alunos a disputar quem levará o livro para casa para poderem estudar.

A Vereadora Lia, que coordenou a visita, conversou com a Diretora Adjunta Cristina, que expôs a real situação da escola. Segundo ela, que deverá se aposentar ainda neste ano, das 20 turmas que funcionam na unidade, 13 são de responsabilidade do município (5ª a 8ª) e somente as 7, de segundo grau, são de responsabilidade do estado.

Cristina relatou que há falta de professores de Português, Matemática, Química, Física e Geografia; e que as salas de aula estão abarrotadas, em alguns casos, segundo ela, 42 alunos estudam em um espaço de 35 m² e que em alguns casos os professores não tem nem espaço para se mover dentro das salas.

Outra reclamação é que os salários dos professores do estado é muito baixo, sendo que o piso do educador de nível superior é de R$750 enquanto o mesmo profissional na rede municipal ganha R$2.225.

Atualmente o Colégio Honório Lima conta com 677 alunos, sendo que há uma demanda reprimida de mais de 120 vagas, que segundo a Diretora só poderá ser suprida após a inauguração da Escola Municipal do Balneário.

A diretora informou também que desde 1968, quando foi inaugurada, esta escola não recebeu reformas estruturais e mantém as mesmas características da época.

A Vereadora Lia se comprometeu com os alunos do Colégio Honório Lima de que irá realizar visitas à outras escolas da Rede Estadual de ensino e que irá, através do Deputado Estadual Gilberto Palmares, solicitar uma reunião com o Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, para discutir a questão do ensino em Angra. Lia afirmou que irá convidar para esta reunião uma comissão formada pela secretaria de Educação de Angra, Vereadores, pais, alunos e diretores da rede estadual.

0 comentários: