Tecnologia do Blogger.

15 de abril de 2011

Após debate, vereadores irão fazer vistoria no Colégio Honório Lima

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de vereadores de Angra, Presidida pela Vereadora Lia, promoveu nesta terça-feira (12/04) mais uma reunião para discutir a questão da violência nas escolas de Angra.

Neste segundo encontro, que contou com a presença do Conselheiro Tutelar Waltair Nascimento, da Secretária de Educação de Angra, Luciene Rabha, de representantes da Secretaria Municipal de Ação Social, da Diretora do Colégio Estadual Antonio Dias Lima do Frade, do Colégio ACEC, da Coordenadoria da Juventude, do Conselho de Direito da Criança e de alunos do Colégio Estadual Honório Lima; foi discutida a questão do Bulliyng, que é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais,verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

Durante o encontro os presentes colocaram o que cada órgão esta fazendo para reduzir a violência escolar e diminuir a prática do Bullying. A Secretária de Educação, Luciene Rabha destacou que a rede municipal de ensino conta com cerca de 25 mil alunos e que há um trabalho por parte da direção de cada escola para que a violência não se propague no ambiente escolar.

A Representante da escola Antonio Dias Lima disse que em algumas escolas já há apreocupação com um aumento da violência, mas que a situação não é generalizada.

Os alunos do Colégio Estadual Honório Lima, localizado no Balneário, colocaram que no caso deles, a situação da infra-estrutura oferecida aos alunos é precária e que além de problemas como a falta de professores, carteiras quebradas e ventiladores quebrados , há a falta de livros o que obriga os alunos a disputar quem levará o livro para casa para poderem estudar.

Após a fala dos alunos, o Conselheiro Tutelar, Waltair Nascimento garantiu que o órgão irá investigar as denúncias e oferecer à justiça, uma denúncia contra o estado que neste caso, se mostra omisso, desrespeitando um dos direitos fundamentais da criança e adolescente: o direito a uma educação, senão de não de qualidade, pelo menos regular.

Ao final da reunião, ficou decidido que a Secretaria de Educação do Município irá formar um Fórum para discutir a Violência Escolar, que contará com a participação das Comissões de Direitos das Crianças e de educação da Câmara, de representantes da Prefeitura e da Sociedade Civil.

Quanto ao problema dos alunos do Colégio Honório Lima a Vereadora Lia propôs que a próxima reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude seja realizada no próximo dia 26, nas dependências do Colégio Honório Lima para ouvir, ver e encaminhar o problema dos alunos do ensino médio ao Governo do estado.

0 comentários: