O consumo de bebida alcoólica pode aumentar o risco de mulheres jovens desenvolverem câncer de mama. As chances crescem conforme a quantidade ingerida de álcool, segundo pesquisa publicada na revista “Pediatrics” e realizada por pesquisadores da Faculdades de Medicina das Universidades de Washington e de Harvard, nos Estados Unidos.
Segundo o estudo, o consumo de duas a cinco doses diárias seriam o suficiente para aumentar o risco da doença em 50%. Para esse resultado, quase trinta mil mulheres entre 18 e 22 anos foram acompanhadas durante uma década.
No início da pesquisa, nenhuma paciente tinha câncer. Cerca de um quarto delas não consumiam bebidas alcoólicas quando jovens, enquanto 11% bebiam o equivalente a uma dose e meia ou mais. Ao final, a doença na forma b enigna foi encont rada em 659 mulheres.
Os estudos indicaram que mesmo o consumo de ácido fólico, uma vitamina do complexo B presente em bebidas alcoólicas como a cerveja e apontada como uma das armas contra a anemia, inflamações e vários tipos de cânceres, não foi eficaz no combate ao câncer de mama. O consumo da substância, no entanto, não alterou significativamente os riscos de desenvolver a doença.
Na maioria dos casos, a doença desenvolvida pelas pacientes pesquisadas eram do tipo benigno, mas ainda assim o resultado preocupou os pesquisadores. Para eles, esses fatores de risco devem ser considerados no estudo do câncer maligno de mama.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário