Tecnologia do Blogger.

16 de abril de 2012

Semana estadual do Câncer de Mama será em março

 No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas entre as mulheres, com 22% de casos novos a cada ano. Preocupado com esta triste realidade, o deputado estadual Gilberto Palmares conseguiu aprovar, em primeira discussão, o projeto de lei 3006/2010, que institui a Semana Estadual de Luta contra o Câncer de Mama. "A lei vincula esta semana ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Precisamos chamar atenção para esses dados", alerta Palmares. O projeto prevê ainda que serão realizadas palestras, campanhas e exames preventivos nesse período. O projeto ainda vai passar por uma segunda votação e, se aprovado, terá que ser submetido à sanção do governador Sergio Cabral para virar lei.

Conheça a proposta:

ALTERA A LEI Nº 2627, DE 25 DE SETEMBRO DE 1996, QUE DISPÕE SOBRE A SEMANA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA.

Art. 1° - O Art. 1º da Lei 2.627 de 25 de setembro de 1996, passará a ter a seguinte redação:

“Art. 1º - Fica incluída no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a Semana de Prevenção ao Câncer de Mama, com o objetivo de examinar, cadastrar, esclarecer, conscientizar sobre o tema, com ênfase para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Parágrafo único - A semana ora instituída passa a constar do Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado.

Art. 2º - O Art. 2º da Lei 2.627 de 25 de setembro de 1996, passará a ter a seguinte redação:

“Art. 2º - No Calendário Oficial do Estado fica destinada a semana do dia 8 de março, dia internacional da mulher, para a realização da Semana de Prevenção ao Câncer de Mama de que trata a presente Lei."

Art. 3º - O Art. 3º da Lei 2.627 de 25 de setembro de 1996, passará a ter a seguinte redação:

“Art. 3º - Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário poderão, durante a Semana Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama, realizar palestras e campanha informativa, com ênfase para a importância dos exames preventivos referente ao câncer de mama e, uma vez diagnosticada a doença, a realização do completo tratamento médico e o acompanhamento especializado com a freqüência que a situação requer."

Art. 4º - Acrescente-se o Art. 3-A a Lei 2.627 de 25 de setembro de 1996, com a seguinte redação:

“Art. 3-A - Para a consecução dos objetivos desta Lei, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário poderão celebrar convênios com órgãos públicos federais e municipais, e com entidades da sociedade civil.

Parágrafo único - A Semana Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama deverá incluir, entre outras, as seguintes atividades:

I - campanha institucional nos meios de comunicação, com mensagens sobre o que é o câncer de mama, os exames preventivos e o tratamento;

II - parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde, colocando-se, à disposição da população feminina, orientação e exames para a prevenção ao câncer de mama;

III - parcerias com universidades, pessoas jurídicas de direito privado, sociedades civis organizadas e sindicatos, organizando-se debates e palestras sobre a doença, os exames preventivos, as formas de combate e o tratamento;

IV - outros atos de procedimentos lícitos e úteis para a consecução dos objetivos desta instituição."

Art. 5º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

0 comentários: