O deputado estadual Gilberto Palmares conseguiu 37 assinaturas para a instalação de uma Comissão Especial destinada a acompanhar a lei nº 6138, que instituiu nova estrutura tarifária para o serviço público de transporte aquaviário.
"Depois do anúncio que a CCR será sócia majoritária de Barcas, não podemos deixar que a auditoria das contas da concessionária, prevista na lei 6183, caia no esquecimento", afirmou Palmares.
De acordo com o regimento interno da Alerj, a Comissão deve ser instalada imediatamente uma vez que conseguiu mais que as 36 assinaturas necessárias. Em entrevista para o RJTV-2ª edição, de 06/04, Palmares defendeu a auditoria. Clique aqui para assistir.
Saiba mais:
Depois de dois anos de negociações, sucessivamente negadas pelo governo do estado, o Grupo CCR, que já tem as concessões da Ponte Rio-Niterói, da Rodovia Presidente Dutra e da Via Lagos, adquiriu, por R$ 72 milhões, 80% das ações da concessionária Barcas S/A. Os demais 20% continuam com o Grupo JCA (Viação 1001).
O transporte marítimo do Rio passou para as mãos da Viação 1001 por meio de licitação pública realizada em fevereiro de 1998. Ao assumir o controle acionário da Conerj por 25 anos, o Grupo JCA — formado pela associação de mais de cem empresas de ônibus — não conseguiu pôr fim aos problemas. Apenas nos anos de 2010 e 2011, a Barcas S/A teve que responder a 30 processos regulatórios abertos pela Agetransp. Os principais motivos foram atrasos em viagens e problemas técnicos.
Já a CCR é uma holding controlada pelos grupos Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido, que detêm o controle de 51% das ações. As demais pertencem ao mercado de capitais. Além das rodovias do Rio (nove concessões), o grupo também administra a Linha 4 do metrô de São Paulo e tem participação em três aeroportos no exterior, numa empresa de inspeção ambiental na cidade de São Paulo e numa empresa de pedágio automático.
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