Tecnologia do Blogger.

13 de março de 2012

Dilma diz que o século 21 é o século das mulheres

dilma mulheresA presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (13) no Senado, ao receber o prêmio Bertha Lutz em homenagem ao Dia da Mulher , que o século 21 é o século das mulheres.

- Nós devemos representar não apenas e simplesmente só as lutas das mulheres por conquista de igualdade de oportunidades, mas também celebrar as conquistas que já fizemos.

Ela afirmou que a igualdade de oportunidade é uma das principais metas do seu governo.

- Todos os tipos de igualdades devem ser obsessão desse País. Só seremos de fato uma nação desenvolvida se de fato isso ocorrer.

Dilma estava descontraída e brincou com um “conselho” da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e arrancou risos da plateia.

- Ela [Benedita] disse que o Temer [vice-presidente Michel Temer] deve cuidar de mim , mas eu também vou cuidar do Temer.

Leia mais notícias no R7

Dilma agradeceu às ministras de sua equipe que estavam na cerimônia, mas lembrou o papel importante dos homens de sua equipe.

- Acho importante destacar que do lado de mulheres tão fortes, eu cumprimento os ministros porque nós somos um governo que tem uma equipe conjunta e coesa. Os ministros homens do governo defendem igualdade de gênero e igualdade racial.

A presidente afirmou ainda que o Brasil que queremos é o da “igualdade de oportunidades”.

Pouco antes, em seu discurso, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), enumerou as conquistas femininas e disse que, com a eleição de Dilma, o Brasil provou que confia na capacidade da mulher brasileira.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fez muitos elogios à presidente e disse que, apesar dos momentos difíceis quando jovem [Dilma era militante de esquerda e foi presa durante a ditadura], ela não se tornou amarga, mas se transformou “numa criatura maravilhosa”.

- A presidente Dilma é uma referencia de respeito, admiração e respeito internacional. Ao confiar o destino em suas mãos, o Brasil tomou uma posição ousada, as mulheres chegaram ao poder.

Pétalas de rosas foram jogadas no plenário do Senado durante os discursos. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) também falou das conquistas da mulher e disse que agora “as meninas não vão mais brincar só de boneca, mas vão brincar de presidente”.

Além de Dilma, receberam o prêmio a militante comunista Maria do Carmo Ribeiro, viúva do histórico líder Luiz Carlos Prestes; a ex-senadora Eunice Mafalda Michiles, primeira mulher a ocupar uma vaga no Senado; a socióloga Rosali Scalabrin, representante da Comissão Pastoral da Terra e titular da Coordenadoria da Mulher do município de Rio Branco, no Acre; e a professora Ana Alice Alcântara da Costa, do Departamento de Ciências Políticas e do programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres na Universidade Federal da Bahia.

O prêmio Bertha Lutz foi criado em 2001 e recebeu o nome em homenagem àquela que foi uma das pioneiras do feminismo no Brasil e reconhecida por sua luta pelo direito ao voto feminino. A escolha dos nomes para receber o prêmio foi feita pelos próprios parlamentares.


R7

0 comentários: