Tecnologia do Blogger.

12 de março de 2012

Angra dos Reis comemora Dia Municipal de Conscientização da Geração Elétrica Nuclea

Nesta terça (13/03), será comemorado o Dia Municipal de Conscientização da Geração Elétrica Nuclear no município de Angra dos Reis. A lei é de autoria da vereadora Maria do Carmo Aguiar, a Lia do PT, e foi pautada pelo fato de Angra ser a única cidade do Brasil com duas usinas nucleares em funcionamento e uma terceira em construção. A data escolhida também marca a primeira criticalidade de Angra 1, ou seja, a primeira reação em cadeia no núcleo do reator da usina.

Segundo a vereadora Lia, a energia nuclear hoje já faz parte do nosso dia a dia, e suas aplicações são inúmeras como, por exemplo, na área da saúde, se tornando um braço importante no tratamento e no diagnóstico de doenças. “A instituição de um dia para conscientização da energia nuclear se faz necessária para que possamos trazer a toda a população esclarecimentos e informações sobre o verdadeiro significado de termos em nosso município as usinas nucleares, mostrando os riscos, os benefícios e todos os aspectos que a cercam. O dia 13 de março se tornará uma data que simbolizará todos os esforços de divulgação da geração elétrica nuclear no município”, comenta.

E, para marcar a data, será realizado um evento, com início às 9h, aberto a toda a população, no Clube Vera Cruz (Rua do Comércio, s/no), que contará com a participação da Eletrobras Eletronuclear. Depois da abertura, será feita uma explanação sobre o plano de segurança das usinas e as ações socioambientais desenvolvidas pela empresa na região, da qual participarão os engenheiros José Manuel Diaz Francisco, Paulo Gonçalves e Paulo Werneck.

O encontro também contará com palestra do assistente da Presidência da Eletronuclear Leonam dos Santos Guimarães, que falará sobre os benefícios da energia nuclear. Ao longo do dia, haverá ainda uma exposição de fotos, maquetes e vídeos sobre o tema.

Confira, abaixo, a programação completa:

Abertura às 9h. Ao longo do dia, haverá exposição de fotos, maquetes e mostra de vídeos.


Palestras:
10h - Plano de segurança das usinas nucleares e ações desenvolvidas pela Eletronuclear que beneficiam Angra dos Reis – José Manuel Diaz Francisco, coordenador de Comunicação e Segurança; Paulo Gonçalves, assessor de Responsabilidade Socioambiental; Paulo Werneck, coordenador do Plano de Emergência Local (PEL).

16h: Energia nuclear - fonte de energia limpa e segura – Leonam dos Santos Guimarães, assistente da Presidência da Eletronuclear.

Encerramento às 19h, com show em tributo a Gonzaguinha

0 comentários: