Na noite desta quinta-feira (16), aconteceu na quadra da Escola Municipal Benedito dos Santos Barbosa, na Monsuaba, uma reunião com o objetivo de detalhar as mudanças que a Fusar pretende implementar no sistema de saúde que atende o bairro. Além da Vereadora Lia, estiveram presentes representantes da Fusar e dezenas de moradores da comunidade.
Durante o evento Lia entregou à Paulo Benzi, Superintendente de Atenção Secundária de Saúde de Angra, um documento, com cerca de 300 assinaturas pedindo que o Posto de Saúde que atende o bairro, funcione 24 horas. A vereadora afirmou que este abaixo assinado já passou pela Câmara e foi encaminhado ao executivo municipal através de indicação.
De acordo com Paulo Benzi, já há um estudo para que a unidade de saúde do bairro funcione 24 horas, mas infelizmente a atual estrutura física do prédio não comporta a mudança. “Temos a previsão de que sejam instaladas na região da Monsuaba até 3 postos do ESF (Estratégia de Saúde da Família), mas é importante lembrar que o posto atual não será fechado, será transformado em um Centro de Especialidades. Estamos estudando a melhor forma de atender a região através de um levantamento detalhado da população” Afirmou o superintendente.
Além do atendimento do Posto de Saúde, outras questões também foram levantadas pelos moradores, entre elas, a capela mortuária, a demora na entrega de exames e o atendimento feito por ambulâncias.
Benzi explicou que a questão na demora dos exames e das ambulâncias são problemas de todo o município. Ele destacou ainda que o município fechou um convênio com a Polícia Rodoviária Federal para que duas ambulâncias do órgão possam ser equipadas para atendimento em vias públicas, auxiliando os Bombeiros. Ele lembrou que a Fusar já fez uma licitação para a contratação de 13 ambulâncias e o a previsão é de que o serviço seja normalizado até setembro.
Em relação à demora na entrega dos exames, foi explicado pelo Superintendente, que o município já contratou um laboratório que fará coletas diariamente e entregará os resultados em um prazo máximo de uma semana.
Benzi também afirmou que o município já contratou um oftalmologista que atenderá todo o terceiro distrito, compreendido entre o Camorim e a Garatucaia.
Ao término da reunião, atendendo uma sugestão da Vereadora Lia, a comunidade irá se reunir na primeira semana de agosto para formar um conselho gestor.”Se a gente tem saúde, a gente corre atrás de qualquer coisa”: concluiu a parlamentar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário