Tecnologia do Blogger.

8 de abril de 2009

Lia discute situação funerária de Angra

Na tarde desta terça-feira (7), a Comissão de Assistência Social e dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso, da Mulher, dos Portadores de Necessidades Especiais e dos Direitos Humanos, que tem como presidente a Vereadora Lia; Vice-Presidente, Vereador Parente e Membro Leandro Silva, esteve em reunião com representantes da Secretaria de Ação Social de Angra dos Reis para discutir o atendimento funerário no município.

Durante o evento, que contou com as presenças dos vereadores Dr. Ilson Peixoto, Cordeiro, Mascote, a Sub-Secretária da pasta, Jane Veiga, detalhou a estrutura oferecida pelo município em termos de cemitérios, funerárias e capelas mortuárias; apresentou também, estatísticas de atendimentos, o número de túmulos disponíveis e os projetos para a ampliação das gavetas mortuárias.

A Sub-Secretária de Ação Social expôs que com exceção do Cemitério da Verolme, que só tem espaço para fetos, os cemitérios do município, além de ter vagas, receberão a implementação de cerca de 500 novas gavetas mortuárias e em alguns casos, como o do Belém, poderão também ter sua área ampliada.

O critério para a doação de caixões, é que a família comprove renda per capta de ¼ de salário mínimo. Além das urnas, são doados o traslado, a ornamentação com flores e a arrumação do cadáver.

Os vereadores colocaram que vêm recebendo uma série de denúncias sobre a forma com que as funerárias de Angra vêm tratando seus clientes e que em alguns casos, em vez das urnas de pinus, pagas pelo município, as empresas têm oferecido caixões de compensado. Para solucionar o problema, a Secretaria de Ação Social, se comprometeu a distribuir um panfleto contendo os critérios da doação, os telefones do plantão e a foto do esquife para que o cidadão não se confunda.

Por sugestão dos vereadores, o município irá estudar a possibilidade de se colocar um assistente social ou plantonista, no Pronto Socorro, a noite e nos finais de semana, para dar às famílias dos falecidos informações sobre sepultamento e outras questões.

Ao final da reunião, a vereadora Lia propôs que a Comissão de Assistência Social da Câmara estude uma proposta de regulamentação do serviço funerário, enquanto a Secretaria de Ação Social se comprometeu a levantar informações sobre a situação do contrato de concessão de serviços das funerárias.

3 comentários:

Anônimo disse...

ja fui mau tratado pelas essas funerarias, eles são como um bando de bandidos, fui a noite em uma funeraria de plantão, e eles me trataram muito mau, a prefeitura tinha que fazer igual a volta redonda, acabar com esses mafiosos, e criar uma funeraria municipal!!! E pelo que sei estes vieram de volta redonda. Fora mafiosos funerarios!!!!

Anônimo disse...

quero parabenizar sua fala na sessão quero ver essa garra essa é a LIA que ouvi falar beijos.

Anônimo disse...

Prezada Vereadora Lia e ou assessores,

À noite quando fui rever no canal 14 a sessão de hoje junto com meus familiares, na explicação pessoal, durante a fala de Cordeiro, deu um defeito e tiraram do ar.

O que aconteceu?

Conto com ajuda de vocês para verificarem junto com o canal e saber porque não reprizaram.

Queremos rever a sessão do dia 14.

Frota