Tecnologia do Blogger.

12 de dezembro de 2012

Lia presta homenagem aos 25 anos da igreja de São José Operário

 A Vereadora Lia concedeu nesta terça (11/12), uma Moção de Aplausos a Igreja São José Operário na Paróquia Santíssima Trindade de Jacuacanga, pelos seus 25 anos de Fundação. Padre Gilberto Stanisce, responsável pela igreja recebeu a homenagem e destacou em sua fala a importância do trabalho para o engrandecimento do ser humano e a luta dos fiéis para que o templo se torne um santuário.
Após a fala do pároco foi exibido um vídeo composto por fotos que contam um pouco da história deste templo, que foi construído pelos trabalhadores e que hoje tem mais de mil metros quadrados.

"Parabéns à Paróquia pelo seu jubileu de prata! Que venham muito mais depois destes!", parabenizou Lia.

HISTÓRICO DA IGREJA SÃO JOSÉ OPERÁRIO – VILLAGE

A Comunidade de São José Operário nasceu a partir de um trabalho de evangelização em 1986 no recém criado bairro do Village Jacuecanga. Inicialmente reunindo-se debaixo das marquises dos prédios do Centro Comercial. Logo o então pároco, Pe. João de Nijs, conseguiu a doação de um terreno e, em 1987, já estava constituída a Comunidade Cristã (conforme Ata do Conselho Comunitário datada de 02 de agosto de 1987), dando início à construção do primeiro prédio – o Salão Comunitário.

Com o passar do tempo e o crescimento dos trabalhos pastorais, foi edificada a primeira Capela. Que, nem mesmo com as dificuldades advindas da falência do Estaleiro Verolme, permaneceu como local não só de culto, mas também na função de congregar e reunir o Povo de Deus.O bairro, desde sua origem, é constituído em sua maioria por operários da indústria naval – daí a escolha do Glorioso São José como Padroeiro.

Hoje o Estaleiro Brasfels têm cerca de 8.000 empregos diretos e mais alguns milhares de empreiteiras prestadoras de serviço. Além de gerar e manter o aquecimento da economia na região e ser o maior empregador do município.

Vendo o potencial daquela “Capela”, Pe. João numa atitude profética pensou no projeto de uma grande Igreja e edificou a primeira metade. Com a chegada do Pe. Gilberto Stanisce e, posteriormente, assumindo a função de pároco resolvemos demolir a primeira igreja e continuar a obra que atualmente tem cerca de 1.100m2. Sua estrutura é de aço e foi projetada por engenheiros navais e executada em mutirão pelos metalúrgicos.
Com o passar do tempo, naturalmente, a Igreja de São José já se tornou o centro da vida pastoral e sacramental da Paróquia.

Sua localização geográfica no “meio” da Diocese e seu espaço têm feito com que, mesmo antes de sua conclusão, seja um lugar de serviço à toda nossa Igreja Particular: com a celebração da Missa do Crisma, Ordenações, Envio dos Ministros Extraordinários, congressos diocesanos, entre outros.
Em breve estaremos iniciando a construção de mais banheiros, salas, cozinha, cantina e uma grande área coberta para melhorar ainda mais a infraestrutura e assim o acolhimento dos fiéis.

É verdade também que a Festa de São José Operário cresceu enormemente nos últimos anos, estando entre as grandes festas do Município de Angra dos Reis e fazendo parte do Calendário Oficial da Cidade. E, ainda, contando já com a presença de muitos fiéis das paróquias e municípios vizinhos. Nossa paróquia se alegra de celebrar neste ano seus 25 anos de criação e dedicação a obra da Evangelização.

Fotos da moção:

 

 

 

 

 

 

 

 


 


0 comentários: