Tecnologia do Blogger.

24 de novembro de 2012

Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher foi lembrado em Angra


O dia 25 de Novembro é marcado anualmente como o Dia Internacional do Combate a Violência Contra a Mulher e para celebrar a data, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Angra dos Reis promoveu, na manhã deste sábado (24/11), uma panfletagem no Centro com o objetivo de divulgar os principais tipos de violência e as formas de denunciar.

As vereadoras Lia e Vilma dos Santos estiveram à frente do movimento que contou com dezenas de colaboradores e do Fórum de Mulheres, composto pela Pastoral da Mulher, Mulheres Comunitárias em Ação, Associação Feminina de Angra dos Reis, OAB Mulher e Associação das Mulheres Metalúrgicas. “Durante nossa caminhada algumas mulheres aproveitaram a oportunidade para desabafar sobre a violência que sofrem em seus lares. Infelizmente nem todas sabem que a violência doméstica é crime e tem que ser denunciada”, lembrou a Vereadora Lia, que preside a Comissão.

Segundo a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

De acordo com dados coletados pela Psicóloga Rita Amaral junto à Secretaria de Estado de Segurança, entre Janeiro e Outubro de 2012, foram registrados no município 513 casos tipificados pela Lei Maria da Penha, além de 54 registros de estupro e 34 prisões em flagrante decorrentes de violência contra a mulher. Além destes números, foram instaurados em Angra dos Reis, de Janeiro a Julho deste ano, 158 processos de Ameaça, 322 de Lesão Corporal e 12 de Atentado Violento ao pudor contra mulheres.

“Já passou o tempo em que briga de marido e mulher ninguém metia a colher. Hoje em dia qualquer pessoa pode e deve denunciar quando acontece violência dentro das famílias”, destacou Lia que convidou a todos para participar da próxima reunião da Comissão dos Direitos da Mulher, que será realizada na próxima terça-feira, às 13h30, no Plenário Benedito Adelino. Na ocasião uma representante da Superintendência de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado irá proferir uma palestra sobre o tema.


Denúncias sobre violência contra mulheres podem ser feitas diretamente à polícia, através do telefone 180, ou de órgãos como o Centro de Referência de Ação Social (CRAS), que atende pelo telefone (24) 3368-7313; e do Serviço de Atenção Mulher, que atende no (24)3377-4106.


 

 

0 comentários: