Tecnologia do Blogger.

19 de setembro de 2012

Participantes de Movimentos Sociais e da Cultura de Angra lançam manifesto em apoio à Conceição


A candidatura de Conceição à prefeitura de Angra mais uma vez sai na frente com a circulação de dois importantes manifestos que a apoiam, através de um movimento plural e democrático denominado “Nós queremos Conceição prefeita de Angra!” Os manifestos são assinados por importantes participantes ativos do Movimento Social de Angra e do Movimento Cultural.

Os dois manifestos estão sendo distribuídos nas ruas da cidade por grupos de pessoas que assinaram os documentos e são participantes dos movimentos como o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSPMAR); Sindicato dos Bancários; Sindicato dos Petroleiros (SINDIPETRO RJ); Sindicato dos Arrumadores; Grupo de Consciência Negra Yla Dudu; Comitê de Defesa e Cidadania de Angra dos Reis; União das Associações de Moradores de Angra dos Reis (Unimar); Centelha Metalúrgica; Sociedade Anfrense de Proteção Ecológica (SAPE); Instituto Socioambiental da baía da Ilha Grande (ISABI);
Associação de Familiares, Amigos e Usuários do CAIS de Angra (AFAUC); Economia Solidária de Angra, Grupo Zangareio, Companhia Teatral da Lua, Sindicato dos Arrumadores e LIFIPAR - Liga de Futebol de Praia de Angra dos Reis e Coletivo de artistas, gestores, servidores, produtores, mobilizadores, técnicos, colaboradores e amigos da cultura.

O manifesto dos participantes dos Movimentos Sociais apresenta como justificativa que “ Nossa cidade viveu na última década o maior apogeu econômico de toda a sua história, com o orçamento municipal anual superando R$ 800.000.000,00 (oitocentos milhões de reais). Porém, mesmo com todo esse dinheiro a saúde faliu, a educação retrocedeu, a qualidade do transporte público piorou e não houve investimento efetivo na cultura e no esporte.

As únicas coisas que cresceram foram os índices de violência e a ocupação desordenada. Chegamos a esta situação em função da INCOMPETÊNCIA que está entranhada nas ações do poder público municipal.

Para enfrentar essa situação, nós, dirigentes sindicais, artistas, ambientalistas, servidores públicos, pescadores, estudantes, profissionais de saúde e educação, aposentados e demais cidadãos comprometidos em construir uma Angra dos Reis mais justa e melhor, convocamos a população para por fim a este esquema corrupto e reafirmar os compromissos de uma candidatura popular e comprometida com princípios éticos, transparência e melhoria da qualidade de vida.”

No Manifesto da Cultura, os artistas alegam que " A cidade de Angra dos Reis assiste, hoje, estarrecida ao desmantelamento da cultura local e ao completo desrespeito aos saberes e fazeres da população que vive neste território diverso e potencialmente rico. A cultura é área estratégica para o desenvolvimento de uma sociedade e a construção e a definição de políticas públicas para a cultura é de fundamental importância para a efetiva conquista de nossa cidadania, de nossos direitos culturais.

Nos últimos anos, a descontinuidade e falta de qualificação profissional na gestão municipal da cultura vem causando sérios prejuízos ao patrimônio cultural. São 510 anos de história esmagados em nome de um modelo de desenvolvimento hostil que não nos garante princípios básicos para a vida.

Patrimônio histórico abandonado, Centro Cultural Teophilo Massad (Teatro Dr. Câmara Torres) fechado há 3 anos, Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, Casa Laranjeira, Convento São Bernardino de Sena, Museu de Arte Sacra e Casa de Cultura do Abraão (Ilha Grande) funcionando precariamente, artistas e fornecedores insatisfeitos, funcionários desmotivados e uma instituição desacreditada.

Não é mais possível suportar cortes orçamentários, oriundos da má gestão de verbas públicas, que inviabilizem o cumprimento do calendário cultural de Angra dos Reis. A economia da cultura exige organização, pois, envolve produção, circulação e consumo de produtos e serviços culturais.

Nós Queremos Mudança! Nós Queremos Conceição Prefeita de Angra dos Reis” é um movimento ampliado e plural, formado por cidadãos que desejam um novo modelo de desenvolvimento para esta cidade pautado nos princípios democráticos de liberdade de expressão e respeito à diversidade cultural.”

Na quinta-feira, 13, os artistas da cidade fizeram uma grande festa no Bar Dendecos e lançaram oficialmente o manifesto, com shows musicais, poesias e muita dança.

0 comentários: