Tecnologia do Blogger.

28 de agosto de 2012

Lia homenageia Kika, que está se despedindo de Angra

Maria Fumiko Ueti Uehara, conhecida cariosamente como Kika, foi homenageada na última semana, com uma Moção de Aplausos.

Kika é Angrense, da Praia de Maguariqueçaba, na Ilha Grande. Ela formou-se enfermeira em São Paulo em 1980, onde trabalhou na Zona Leste coordenando atividades de saúde publica para uma população de dois milhões e duzentas mil pessoas.

A homenageada trabalhou também no gabinete do Secretario de Saúde do Estado, com controle de hipertensão e diabetes. Ao retornar a Angra dos Reis em 1991, construiu uma Pousada Familiar na Ilha Grande. Fez o concurso para Prefeitura desta cidade e foi convidada a trabalhar na Secretaria de Turismo, onde desenvolveu trabalhos de Sinalização das trilhas da Ilha Grande e Coordenação da Agenda 21(Desenvolvimento Sustentável).

Mas foi na área de saúde que ela se destacou, em 2002 iniciou seus trabalhos no bairro do Balneário juntamente com o professor Helle Serafim, através de caminhadas no Estádio Municipal, com cerca de 60 pessoas inclusive idosos com necessidade de controle da hipertensão e diabetes, o qual se ampliou para todos que queriam prevenir tais doenças. Depois de muitas controvérsias conseguiu implantar em 2006 o Lian Gong, técnica terapêutica milenar que consiste de Movimentos Terapêuticos Chineses com exercícios preventivos e curativos, que melhoram a resistência e a vitalidade do organismo.

As aulas eram ministradas no Colégio CEAV no centro da cidade, estando dentro das atividades propostas pela coordenação de Medicina Integrativa (busca da cura pelas terapias alternativas é o restabelecimento do bem-estar físico, mental e social - definida, assim, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estas atividades não se restringiam só em atividades físicas mas também no controle de peso, altura, medidas e orientações de saúde.

Após seis anos, Kika, esta se despedindo de Angra dos Reis, deixando a certeza que muitas pessoas ficaram e ficarão muito bem e com qualidade de vida, se for realmente dada continuidade a esta importante atividade que trás saúde e bem estar a quem a pratica, ela também confia que as autoridades não abandonarão a idéia da Promoção de Saúde do Idoso do Município de Angra dos Reis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários: