O deputado federal Luiz Sérgio esteve reunido nesta segunda-feira (02/04), com o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, para tratar da polêmica envolvendo a ampliação do Terminal da Baía da Ilha Grande. O diretor explicou ao parlamentare que a ampliação do terminal de Angra dos Reis é prioridade para a Petrobras e que a empresa não desistiu de realizar a obra. “O terminal de Angra é fundamental para a Petrobras e a obra de ampliação na verdade segue o projeto original que já previa mais pontos de atracação”, disse Paulo Roberto Costa.
O diretor afirmou ainda que o planejamento estratégico da Petrobras prevê a ampliação do Tebig, para atender a Reduc, Regap e exportações, e também a construção do terminal de Maricá para atender às necessidades do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. “A construção do terminal de Maricá não concorre com Angra. São duas obras importantes para a Petrobras e para o País. Nosso objetivo é fazer com que ambas sejam realizadas. Elas são fundamentais para a estratégia da empresa para os próximos anos”, disse Paulo Roberto.
O único obstáculo para a execução da obra é a liberação, pelo Governo do Estado, da licença ambiental. “A tentativa que alguns estão fazendo de politizar essa questão é muito ruim e só prejudica Angra. O que ficou claro nessa conversa com o diretor Paulo Roberto Costa é que todos os agentes políticos de Angra precisam se unir para tentar convencer o governador Sérgio Cabral que o melhor para o estado, para Angra e para a Petrobras é realizar a obra de ampliação do Tebig”, disse Luiz Sérgio. O deputado afirmou ainda que os argumentos para que o estado não conceda a licença são fracos. “Os navios e plataformas que estão próximos a locais como a Lagoa Azul nada têm a ver com a operação do Tebig. Além disso o Tebig é a prioridade da Petrobras porque é a obra que causa menor impacto ambiental já que não existe necessidade de dragagem do canal de acesso e toda a estrutura já está pronta. Por isso os investimentos necessários são menores e o tempo para conclusão é menor”, disse Luiz Sérgio.
0 comentários:
Postar um comentário