Se o Tebig for desativado, estima-se que a economia do município pode sofrer umcolapso. Acredita-se que a arrecadação municipal poderia ter uma queda de até 60%, ou seja, menos R$ 500 milhões anuais nos cofres públicos. Outra consequência da queda na movimentação do TeBIG, em poucos anos, seria a exclusão de Angra dos Reis, da Zona de Produção Principal de petróleo, o que representaria outra perda, de até 90% no repasse dos royalties. Dos atuais R$ 84 milhões anuais, a cidade passaria a receber pouco mais de R$ 12 milhões.
Neste momento, a Petrobras/Transpetro considera outros dois sítios parao empreendimento: Maricá ou Itaguaí. Em ambos os casos, no entanto, a obra sairia mais cara do que em Angra dos Reis, onde todo o impacto ambiental do Terminal já foi absorvido desde sua construção, nos anos 1970. A ampliação doTeBIG custaria cerca de R$ 3,5 bilhões, enquanto que em outro local, os cálculos iniciais estimam a obra em pelo menos R$ 5 bilhões.
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