Tecnologia do Blogger.

23 de dezembro de 2011

“Sem mulheres, não há democracia e nem desenvolvimento”, Diz Bachelet

A diretora-executiva da ONU Mulheres e ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet, defendeu uma maior participação política feminina no Brasil e no mundo em discurso realizado na noite desta quarta-feira,14, durante a 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres, em Brasília.

Bachelet falou sobre a necessidade de uma reforma política capaz de aumentar a presença da mulher no parlamento.“Não há democracia sem as mulheres e não há desenvolvimento sem as mulheres”, afirmou a diretora executiva da ONU Mulheres.

Segundo Bachelet, apenas 19% das parlamentares no mundo são mulheres e a eleição da presidenta Dilma Rousseff, “assim como a crescente presença de mulheres em postos de decisão no Brasil deve servir de inspiração para muitas mulheres, oferecendo uma oportunidade única para repensar o sistema político e eleitoral e ajustá-los a esta nova realidade”.

Segundo Bachelet, as mulheres representam atualmente a maioria do eleitorado brasileiro, “razão mais que suficiente para que estejam presentes em todos os espaços em igualdade de condições com os homens”. Atualmente, dos 513 deputados brasileiros, apenas 45 são mulheres. No senado, são 12 mulheres contra 69 homens.

A ex-presidenta do Chile defendeu a adoção de lista fechada com paridade e alternância, mecanismo que, segundo ela, teve resultado positivo no Uruguai e na Argentina e foi aplaudida pelas participantes da 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres, pois essa é uma das propostas feitas pelas participantes das conferências municipais e estaduais que está sendo analisada pelas delegadas.

Michelle Bachelet elogiou a iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres de realizar a conferência nacional e reunir em Brasília três mil mulheres de diferentes lugares do país. Segundo ela, o encontro é crucial para “congregarmos o trabalho das organizações e movimentos de mulheres que todos os dias redobram seus esforços em busca de uma vida melhor para todas”.“Ver aqui mulheres de todas as idades, vindas de tantos lugares representando milhões de cidadãs desse enorme país, como resultado de um processo democrático, amplo e livre, é uma lição para todos nós”, afirmou.

0 comentários: