DIA DE ZUMBI DOS PALMARES
Durante o mês de novembro celebramos os feitos de resistência dos africanos escravizados e recordamos a data da morte de Zumbi no dia 20 de novembro.
No Brasil do século XVII Zumbi liderou aquele que ficou conhecido como o maior e mais organizado quilombo no Brasil colônia: O quilombo de Palmares, composto em sua grande maioria por escravos fugidos das fazendas da região e também vindas de regiões mais distantes, sua extensão era superior ao território de Portugal e seu contingente populacional contava com um numero superior a 30 mil pessoas.
Tendo passados mais de 300 anos, a luta dos quilombolas de palmares e a de seu líder Zumbi ainda não fora completada.
No Brasil o racismo como questão social foi durante décadas negado, mascarado e afastado de todas as discussões de interesse público, sendo visto o tema com reserva, sustentado sob o argumento da miscigenação entre as raças.
O relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil sobre Racismo, pobreza e violência (PNUD, 2005) revela que as diferenças entre brancos e negros apontam em alguns casos uma defasagem de mais de uma geração.
Dos 191.908.598 brasileiros recenseados pelo IBGE na ultima consulta, 49% deles são negros/pardos, isto é, o Brasil é o maior país com população negra do mundo e o estado brasileiro tem que estar preparado para incluir e promover em dignidade esta grande parcela de sua população.
Segundo o Censo de 2010 do IBGE, entre agosto de 2009 e julho de 2010, a violência matou 1.034.418 brasileiros sendo os jovens negros as maiores vítimas dessa realidade.
Portanto, o dia 20 de novembro tem esta característica, é um momento para além do lamento e da comemoração em memória de Zumbi que morreu na busca da liberdade e dignidade do povo negro, é sobretudo um momento de reavaliarmos estas situações de injustiça que ainda hoje persiste na sociedade brasileira.
Ser homens e mulheres conscientes, nos coloca, em dias atuais, na condição indissociável de sermos ao mesmo tempo formuladores e militantes ,cabeça e braços desse corpo que a militância social negra vem a séculos lutando: Um Brasil melhor, justo e verdadeiramente de todos.
Viva Zumbi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário