Tecnologia do Blogger.

22 de agosto de 2011

Conferência em Angra debate situação da mulher

Ampliação da licença maternidade é um dos temas em debate em Angra dos ReisUm homem foi preso em flagrante no início do mês de agosto, suspeito de tentar estuprar a própria filha em Angra dos Reis. Na ocasião, os policiais militares que estavam em patrulhamento de rotina pela Rodovia Rio-Santos (BR-101) encontraram o funileiro Adilson Ribeiro Soares, de 51 anos, que estava no carro com a filha dele, uma menor de 12 anos. Segundo os PMs, ele estava com o zíper da calça aberto e a menina estava nua. Questionado, Adilson teria alegado aos militares que eles estavam apenas brincando. Porém, a adolescente desmentiu o próprio pai e disse que ele estava tentando estuprá-la.

O suposto crime causou espanto e indignação na população e, para que cenas como essa não venham a se repetir, a II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres em Angra dos Reis pretende cobrar a participação do governo da cidade no combate à violência contra a mulher.

Segundo a vereadora Maria do Carmo Aguiar, a Lia (PT), há um grande número de casos de abuso e de agressão à mulher na cidade, porém as pessoas estariam perdendo o medo e tendo coragem de denunciar os agressores. De acordo com a parlamentar, está sendo aguardada uma autorização judicial para que a delegacia da cidade faça um levantamento dos crimes contra mulheres e crianças.

- A violência, seja ela física ou emocional, contra a mulher sempre existiu. O que mudou é que estamos mais amparadas pela lei, e atualmente mais mulheres procuram as autoridades a fim de que os culpados sejam julgados pela lei. Acompanhamos diversos casos de separação que estão na Justiça em que o motivo dos divórcios são agressões. A nossa intenção é fazer um estudo sobre os casos já ocorridos na cidade e desenvolver uma política de combate a estas práticas - destacou.

Dentre as propostas resultantes da conferência está à criação em Angra dos Reis de uma Deam (Delegacia Especial de Atendimento a Mulher), que atenda também às populações de Paraty e Mangaratiba.

- Angra dos Reis ocupa uma localização geográfica central na Costa Verde para a instalação de uma Deam na região. Até o momento, as pessoas precisam se deslocar até Volta Redonda para registrar a ocorrência. Temos uma população grande e precisamos deste serviço aqui - declarou.

Conforme disse a parlamentar, a proposta é que seja criada a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher.

- Não podemos aceitar a situação em que muitas mulheres se encontram, e precisamos nos unir para efetivar ações concretas - ressaltou.

Chefes de família

Uma das propostas oriundas da conferência é a criação de políticas públicas de incentivo para que as mulheres tenham acesso ao mercado e melhores condições de trabalho.

- Um número significativo de mulheres é responsável pelo sustento da casa. Cerca de 26% das brasileiras desempenham o papel de chefes de família. Precisamos dar condições para que elas continuem a administrar os lares - ressaltou.

Outra questão abordada no encontro foi a aumento do período de licença maternidade de 120 para 180 dias. A iniciativa prevê que as mães tenham o direito de permanecer em casa no decorrer dos seis primeiros meses de vida do bebê.

- É de vital importância que as mães amamentem os filhos nos seis meses iniciais - disse.

Banco de Leite de Angra aguarda escolha de local

O Prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão (PMDB), sancionou o projeto de lei da vereadora Lia que autoriza o Executivo a implantar Banco de Leite Humano no município.

Segundo a parlamentar, o projeto está agora em fase de estudo para definição do local que irá abrigar o banco de leite. Para ela, a expectativa é que a estrutura seja implantada no Hospital da Japuiba, obra que deve ser concluída até o final deste ano.

- Precisamos de um espaço higiênico e que responda às necessidades do projeto. Um estudo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) afirma que as crianças que são amamentadas com leite materno até o sexto mês de vida, pelo menos, possuem menor chance de desenvolverem algumas doenças durante a infância, como a pneumonia. Inclusive, é bom ressaltar que a saúde em Angra dos Reis está em colapso. São poucos leitos e grandes as filas de espera para atendimento - destacou. Diário do Vale

0 comentários: