No início deste mês, a Vereadora Lia participou de uma vistoria nas obras de extensão da rede elétrica do Sertão de Mambucaba. Após a caminhada, a parlamentar, acompanhada do Engenheiro Olímpio, representante da concessionária de energia Ampla, participou de uma reunião com membros da comunidade que aguardam há mais de 20 anos pela eletrificação do bairro.
Mais de 25 pessoas participaram do encontro que foi convocado pelo Presidente da Associação de Moradores , Sr. Vanderley, e puderam ouvir do representante da Ampla todas as explicações sobre o processo de implantação do Programa Luz para todos no Sertão de Mambucaba. Olympio explicou que neste primeiro momento serão atendidas 15 famílias de total de 65 que moram na localidade. Seg undo ele, a demora para aprovação do projeto foi em virtude da região ser área de preservação ambiental e o projeto precisar passar pelo IBAMA e pela Direção do Parque que só pode liberar 15 licenças devido à legislação.
A Vereadora Lia solicitou ao engenheiro da Ampla uma cópia do projeto aprovado e propôs ao Vereador Ilson Peixoto, que também participou da reunião, que a Comissão de Meio Ambiente do Legislativo Municipal marque uma reunião com os órgãos ambientais e a Administração do Parque para que mais famílias possam ser atendidas pelo Programa Luz para Todos, do Governo Federal.
Saiba mais sobre o programa Luz para Todos:
O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica foi lançado em novembro de 2003 com o desafio de acabar com a exclusão elétrica no país. A meta era levar energia elétrica para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural at é o ano de 2008, tendo sido atingida em maio de 2009.
O Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executada pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural.
O orçamento do Programa é composto por recursos federais são provenientes de fundos setoriais de energia - a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR) e o restante partilhado entre governos estaduais e as empresas de energia elétrica.
O mapa da exclusão elétrica no país revelava que as famílias sem acesso à energia estavam majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias teriam renda inferior a três salários-mínimos e 80% viviam no meio rural.
Por isso, o objetivo do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilitará a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.
Durante a execução do Programa, novas famílias sem energia elétrica em casa foram localizadas e, em função do surgimento de um grande número de demandas, o Programa Nacional de Universaização do Acesso e Uso a Energia Elétrica foi prorrogado para ser concluído no ano de 2010.
Mais informações: http://luzparatodos.mme.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário