Tecnologia do Blogger.

24 de agosto de 2010

Lia concede moção de aplausos à fotógrafos

A Vereadora Lia concedeu nesta quinta (19/08), em razão ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de Agosto, Moções de Aplausos aos fotógrafos dos meios de comunicação de Angra e também uma homenagem especial alusiva aos dez anos da AFOCAR (Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis).

O Presidente da AFOCAR, que completa neste ano 10 anos de fundação, Miguel Alves, foi o primeiro a receber a Moção de Aplausos e em seu discurso ele lembrou as parcerias que a entidade fechou ao longo dos anos e destacou alguns projetos que estão sendo desenvolvidos: “A Afocar tem entre suas parceiras, empresas como a Eletronuclear, a Transpetro e órgãos como a Prefeitura de Angra e a Câmara Municipal,
que sempre estiveram abertas para apoiar nossos projetos. Agora, que completamos 10 anos, nosso objetivo é ter um espaço próprio e conseguir um local para termos um Museu Municipal da Imagem”.

No total, 14 profissionais, de 9 meios de comunicação, também foram agraciados: Felipe de Souza (Jornal Diário Do Vale), Rosemberg Franco Gonçalves e Paulo Torres (Jornal Esporte Total e Notícias), Júlio
César (Jornal A Cidade), Emanuel Schimidt, Tatiana Musse E Vanessa Valle (Jornal Maré), Carlos Eduardo Baldone (Jornal Voz Da Costa Verde), José Mário Plácido (Jornal Cobertura), Nelson Palma e Jimena
Coral (Jornal O Eco Ilha Grande), Anderson Rodrigues Pires (Jornal Da Câmara), Luiz Fernando Dos Santos Lara (Comunicação Da Prefeitura) e Wagner Gusmão; receberam a honraria.

A Vereadora Lia, em seu discurso, lembrou da importância dos fotógrafos para o registro de nossa história.

Leia na íntegra a fala de Lia:

“No dia 19 de agosto comemora-se o Dia M undial da Fotografia. Para lembrar esta data estamos concedendo a diversos fotógrafos da cidade a presente moção de aplausos.
A palavra fotografia tem origem nos radicais gregos phótos (luz) e graphis (estilo, pincel) ou graphê (desenhar).
Por definição, fotografia é, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível.
A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce.
Mas, foi na manhã do dia 19 de agosto de 1839, que a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago.
Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos.
A discussão sobre se a fotografia é arte ou não é longa e envolve uma diversidade de opiniões. Para muitos a fotografia não é uma arte por ser facilmente produzida e reproduzida. Mas eu fico com a opinião de Barthes que afirma que “a verdadeira alma da fotografia está em interpretar a realidade, não apenas copiá-la”.
Fazer fotografia não é apenas apertar o disparador. Tem de haver sensibilidade, registrando um momento único e singular.
Na fotografia expressamos a ausência, a lembrança, a separação dos que se amam, as pessoas que já faleceram, as que desapareceram. Fotografa-se para recordar, porque os acontecimentos terminam e as
fotografias permanecem.
A foto faz com que as pessoas lembrem do seu passado e fiquem conscientes de quem são.
E O FOTÓGRAFO?
Fotógrafo é a pessoa que tira fotografia, usando uma câmera. É geralmente considerado um artista, pois faz seu p roduto com a mesma dedicação e da mesma forma que qualquer outro artista visual.
Segundo Henri Cartier - Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração.
Parabéns a todos os fotógrafos expositores e a todos os membros da AFOCAR pelos belíssimos trabalhos que tem desenvolvido em nossa cidade. “

0 comentários: