Tecnologia do Blogger.

13 de junho de 2010

Lia participa de encontro sobre Políticas Públicas para Mulheres

No último final de semana, a Vereadora Lia esteve no Rio de Janeiro participando de uma reunião com um grupo de mulheres que discutem as propostas do Estado do Rio de Janeiro para o II Plano Nacional de Políticas Públicas para as mulheres, que entre outras metas, pretende ampliar o financiamento das políticas orientadas à justiça social e a igualdade de direitos entre gêneros.

De acordo com um levantamento do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), estamos longe de atingir a meta de redução de 15% da mortalidade materna traçada no II PNPM, entre 2008 e 2011. Nos últimos anos os recursos comprometidos com a saúde das mulheres no II PNPM tiveram execução muito baixa, em média 20% do orçado.

Dados governamentais projetam um aumento do número de mulheres que morrem em decorrência de complicações na gravidez, parto ou puerpério; 92% dessas mortes poderiam ter sido evitadas se o atendimento médico fosse adequado.

A ação de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem previsto para o quadriênio 2008/2011, 44,8 milhões de reais. Até agora (2010) só se utilizou R$ 3,8 milhões, ou seja, estamos muito aquém do valor destinado a este programa de vital importância para as mulheres. Sáude é tudo que precisamos. A mobilização dos grupos de mulheres organizadas de nosso país é que vai conseguir que este recurso seja de fato implementado, através das políticas de saúde para as mulheres, concluiu Lia.

A próxima reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher deve agendar a reunião do fórum de sáude e combate a violência contra a mulher para preparar a agenda de Angra ao II Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres.

0 comentários: