Tecnologia do Blogger.

20 de fevereiro de 2010

ELEIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF SERÁ QUEBRA DE PARADIGMA

O Partido dos Trabalhadores tem quebrado vários paradigmas ao longo de seus 30 anos de existência. Um deles foi a eleição de um operário e líder sindical para presidir o Brasil. A indicação de uma mulher como pré-candidata na disputa eleitoral de 2010 vai ser outro paradigma a ser quebrado pelo PT. Esta é a avaliação de vários petistas presentes ao IV Congresso do Partido dos Trabalhadores que aconteceu na semana passada, sem Brasília. Os 1.350 delegados do encontro aclamaram no sábado (20) a pré-candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff à sucessão do presidente Lula.

A BANCADA FEMININA do PT na Câmara comemorou a indicação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata do partido à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma foi aclamada candidata do PT no último sábado (20). A deputada Ângela Portela (PT-RR) disse que a indicação de Dilma Rousseff “é uma quebra de paradigmas”. “Tivemos um presidente sindicalista, uma pessoa que não fazia parte da elite brasileira. Agora, temos uma mulher. Uma mulher competente, que trabalhou muito pela democracia do Brasil. É um momento histórico para o PT”, afirmou.

Segundo a deputada Dalva Figueiredo (PT-AP), a indicação da ministra representa a capacidade do PT de gerar quadros importantes para contribuir com o desenvolvimento do país. “A indicação demonstra a capacidade das mulheres de ocupar espaços. Dilma tem uma história de luta, coragem, ousadia e dedicação ao Brasil. Vai contribuir muito com o crescimento do país”, disse.

Para a deputada Emília Fernandes (PT-RS), a presença de Dilma Rousseff nas eleições de 2010 significa “a reafirmação dos novos tempos”. “O Brasil mudou com um presidente operário. Agora, o país reafirma essa mudança com uma mulher que, assim como Lula, comprovou sua capacidade administrativa, liderança e espírito público”, afirmou.

Emília Fernandes lamentou que oposição use o preconceito para tentar conter o crescimento de Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto. “A oposição vai utilizar, como sempre usou, a discriminação contra a mulher. Mas temos que manter o foco e explorar a diferença de projetos. Precisamos juntar forças para desmontar todo tipo de preconceito”, disse.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) avalia que a indicação de Dilma Rousseff demonstra a consolidação do processo democrático brasileiro. “Trata-se de uma mulher com perfil de esquerda e história de muito compromisso com as lutas sociais, que se revelou uma excelente gestora”, afirmou.

Segundo a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), a candidata petista demonstrou competência ao se tornar ministra-chefe da Casa Civil. “Ela tem totalmente encarnado o que representa o governo Lula. É uma porta-voz importantíssima desse projeto de desenvolvimento com inclusão social”, disse.

Janete ressaltou que o PT quebra paradigmas ao indicar uma mulher para a Presidência da República. “As mulheres são 52% da população brasileira, mas nunca tiveram uma representação significativa na política. Hoje, temos Dilma como candidata. É muito importante a ampliação dos espaços de poder com a presença feminina”, afirmou.

A Vereadora LIA disse que a aclamação do nome da Ministra Dilma Rousseff “é fruto de mais de um século de luta pela igualdade de direitos. Ao mesmo tempo em que demonstra a capacidade das mulheres em estar ocupando posto de comando no País. Isto nos dá força cada vez mais para continuar a nossa caminhada contra o preconceito e a discriminação da mulher, rumo a construção de uma nova sociedade onde todos os direitos sejam respeitados”.

0 comentários: