Tecnologia do Blogger.

7 de agosto de 2009

Começou a Campanha Mundial pela Amamentação

Começou nesta semana a Campanha Mundial de incentivo ao Aleitamento Materno 2009. Esta iniciativa foi criada em 1991 pela Organização Mundial da Saúde em parceria com a UNICEF, com o objetivo de empreender esforços para proteger, promover e apoiar o Aleitamento Materno.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a criança deve ter Aleitamento Materno exclusivo até os 6 meses de idade, ou seja, até essa idade o bebê não deve ingerir nenhum outro alimento complementar ou bebida, a não ser por indicação médica.
Entre os 6 meses e os 2 anos de idade a criança pode receber os alimentos complementares (sopas, papas, sucos...) mas deve continuar com o aleitamento materno.
Para a OMS o leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável já que contém elementos que criam anticorpos e glóbulos brancos que protegem a criança contra doenças e infecções tais como: Otite, Alergias, Vômitos, Diarréias, Pneumonia, Broquiolites, Meningites...

O leite materno também melhora o desenvolvimento mental do bebê, a formação da boca e o alinhamento dos dentes.

A mãe que amamenta tem algumas vantagens importante tais como:
  • sente mais segura e menos ansiosa;
  • queima calorias e ajuda a mulher a retomar o peso anterior;
  • protege contra anemia;
  • ajuda o útero a regressar ao tamanho normal;
  • protege contra a osteoporose;
Por todos estes motivos é que a campanha pelo Aleitamento Materno, lançada há 18 anos, é um marco na luta pela vida. Infelizmente este projeto ainda não conseguiu atingir a consciência de todas as mulheres sobre a importância da amamentação, já que a UNICEF calcula que morre 1 milhão e meio de crianças por ano por falta da amamentação nos primeiros 6 meses de vida.

0 comentários: