Tecnologia do Blogger.

16 de junho de 2009

Corpus Christi emociona Angra

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A Igreja celebra Corpus Christi como festa de contemplação, adoração e exaltação, onde os fiéis se unem em torno de sua herança mais preciosa deixada por Cristo, o Sacramento da sua própria presença.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’.
A Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi é realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A solenidade do Corpo de Deus remonta o século XII, quando foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, através da bula “Transiturus”, que prescreveu esta solenidade para toda a Igreja Universal. No Brasil, a festa foi instituída em 1961.
A celebração de Corpus Christi consta da santa missa, da procissão e da adoração do Santíssimo. Lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias, sendo uma consumida e a outra apresentada aos fiéis para adoração, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
A tradição de enfeitar as ruas com tapetes ornamentados originou-se em Ouro Preto, Minas Gerais e a prática foi adotada em diversas dioceses do território nacional e é uma magnífica manifestação da arte popular.
Em nossa cidade centenas de fiéis acompanharam a procissão e a missa de Corpus Christi.
Nas Paróquias Cristo Libertador, da Japuíba; Nossa Senhora Aparecida do Balneário; e na Paróquia Santíssima Trindade ,de Jacuacanga, foram celebradas missas, procissões e diversos eventos
Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Centro da Cidade a procissão começou no Morro do Peres com enfeite por onde passou o Santíssimo desceu pelo Morro do Carmo e entrou no centro da Cidade até a Igreja Matriz. A Rua do Comércio enfeitada como de costume.
A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Monsuaba fora montada uma extensa programação durante todo o mês, com celebração de missas, campanha de doação de alimentos para famílias carentes, além da realização de procissão solene.
A Paróquia Santíssima Trindade de Jacuacanga pelo segundo ano consecutivo enfeita as ruas por onde a procissão passa com lençóis que serão doados para o Hospital de Angra, uma forma diferente de movimentar os fiéis a celebrar Corpus Christi com um gesto concreto de doação aos irmãos mais necessitados.
A Vereadora Lia e sua equipe esperam que esta data possa aumentar a nossa confiança e a nossa fé no Deus Vivo, Real e Verdadeiro que nos acolhe sempre nos momentos mais difíceis de nossas vidas e que ao mesmo tempo nos acompanha nos momentos mais felizes de nossa caminhada. Que ao nos aproximarmos do Santo Sacrário tenhamos confiança de dizer:
“Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mas aumentai a minha fé”

0 comentários: