Tecnologia do Blogger.

10 de março de 2014

Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher (2014)

Sábado (08/03), na Casa Laranjeira, Foi realizada a Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Durante o evento, que contou com a palestra da Katia Bruno.

Diversas mulheres foram agraciadas com a Medalha Benedita Maria Jorge.
A agraciada da vereadora Lia foi a Mariangela Ferreira da Silva Costa

A Vereadora Lia, que organizou e presidiu a Sessão, avaliou o evento: "Nossa Sessão Solene cumpriu mais uma vez o objetivo de mostrar a importância da Mulher em nossa sociedade e de expor o fato de que ainda há muito que conquistar e que esta luta não se dá apenas no campo político, esta tem que ser uma bandeira de toda a sociedade".


Além de autoridades locais, participaram do evento representantes da Pastoral da Mulher, AMIN (Associação das Mulheres Metalúrgicas de Angra dos Reis), AFAR (Associação Feminina de Angra dos Reis), MCA (Mulheres Comunitárias em Ação), OAB mulher, ATEEA (Técnicas de Enfermagem em Ação)  

Currículo de nossa agraciada:

Mariangela Ferreira da Silva Costa, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 31 de outubro de 1952. Filha de Luiz Ferreira da Silva e Judith Ferreira da Silva, tem 3 irmãos. Filha de uma família simples, aos 15 anos, após a separação dos pais, precisou trabalhar para ajudar na economia doméstica.

Estudante aplicada, montou uma escolinha no bairro de Rocha Miranda, no subúrbio carioca. Em seis anos de trabalho muitos alunos passaram pelas suas aulas de reforço escolar. Foi nessa época que Mariângela descobriu sua paixão pela educação.

Aos 22 anos  passou no concurso público para antigo DNER - Departamento Nacional de Estradas e Rodagem. Na ocasião Maram, como era chamada pelos colegas, trabalhou como pedageira(arrecadadora de pedágio), na  Ponte Presidente Costa e Silva, a Ponte Rio - Niteroí. Jovem e com a carreira estabilizada, Mariangela ingressou na *Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura* - *SUESC** e graduou-se bacharel em Direito no ano de 1981. Sindicalista engajada, atuou fortemente no final da ditadura militar. Foi fundadora e pertenceu à primeira diretoria  do SINTRASEF_RJ.Como diretora, sempre defendeu bandeiras ligadas á luta feminina, como a criação de creches nos locais de trabalho. *

Aos 30 anos, em 1983, teve sua primogênita, Fernanda Camargo e 4 anos depois, em 1987, seu segundo filho, Felipe Camargo. Cansados do ritmo da cidade grande e pensando em dar mais qualidade de vida á educação dos filhos, Mariangela e o pai de seus  filhos, a convite profissional, mudaram-se para Angra dos Reis. 

Moradora desde 1987 nesta cidade da Costa Verde, Mariangela dividia seu tempo com a criação dos filhos, o trabalho, a militância sindical, já representando a ASDNER - Associação de Servidores do DNER, e atendendo aos servidores do então DNER e PRF - Polícia Rodoviária Federal, da região da Costa Verde. 


Atuou diretamente no antigo COMAM - Conselho Municipal das Associações de Moradores de Angra dos Reis, de 1995 até 2002. Como diretora, foi uma das defensoras da Tv Comunitária, levantando toda a legislação que liberava o canal para a cidade. Foi membro do Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, fez parte do Conselhão da Japuiba e foi atuante nos anos 90, nas discussões do Orçamento Participativo. 


No ano de 1996, filiada ao PCdoB - Partido Comunista do Brasil, candidatou-se a vereadora com o slogan "Angra dos Reis e das Rainhas". Suas plataformas eram todas a favor e em defesa da mulher. Não alcançou a eleição, mas continuou envolvida e atuante com a problemática feminina, na região da   Japuíba, onde trabalha até hoje e sobretudo no Morro da Cruz, onde foi Presidente da Associação de Moradores, numa chapa majoritariamente

feminina. Em sua gestão, teve como bandeira a criação de uma unidade de saúde família para o bairro, o Postinho do Morro da Cruz. Que veio a se concretizar no ano seguinte a sua saída. 


Em 2005, já no segundo casamento,, juntamente com seu esposo Vagner Costa, Mariangela engajou-se no Referendo do Desarmamento. Trouxe a discussão para o município, através de seus amigos da ONG Viva RIO, que puxou o debate em âmbito nacional. Na ocasião, como membro da Primeira Igreja Batista de Angra dos Reis, trabalhou arduamente pela campanha que teve no município de Angra dos Reis o maior número de adesões dentro do estado do Rio, através de voto. 


Em 2006, acreditando na educação como prevenção de problemas sociais, iniciou voluntariamente um projeto de educação e desenvolvimento pessoal. na Primeira Igreja Batista em Angra, sob sua coordenação o Projeto Vida em Curso, oferecia  cursos de língua portuguesa, lecionado pela própria Mariangela e ainda contava com o apoio de outras pessoas para compartilhar os ensinamentos de noções de Direito Ambiental, Matemática, História, Inglês e Espanhol.. .


Em 2011, transferiu-se para Primeira Igreja Batista da Japuiba, e sob a liderança espiritual do Pastor Alcir Bahia . Mariângela  que sempre foi apaixonada por educação, monta  ali um projeto que tal como no centro pudesse atender à população do entorno daquela comunidade de fé.Nascia ali o Projeto Semeando Sonhos, que de forma gratuita, focado para concurso

público e ENEM, hoje é uma realidade em Angra dos Reis. Centenas de  alunos de vários logradouros tem procurado o projeto para concursos ou mesmo reciclarem seus estudos.Resultados concretos de sucesso tem acontecido ali, principalmente nos últimos concursos municipais. 


Apaixonada por musica, em 2012, pode realizar um sonho antigo: tocar flauta transversa. Ingressou nas aulas de formação musical da OSAR - Orquestra Sinfônica de Angra dos Reis e vem perseverando nos estudos do instrumento.  


Mulher, Cristã, educadora e servidora publica, Mariângela vem se dedicando a outras causas: Atua diretamente no trabalho de combate e prevenção ao câncer de mama como colaboradora do REVIFÈ - em Angra dos Reis. Também é colaboradora da Coordenadoria das Mulheres. Há 3 anos faz parte da comissão organizadora do projeto Março Todo Rosa, da PIB JAPUIBA, onde durante todo terceiro mês do ano, as mulheres são homenageadas com palestras, cultos e eventos relacionados á mulher. 


Preocupada com a temática feminina na cidade, Mariângela sonha com uma – DEAM - Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher nesta cidade. Sonha em ver a realidade da mulher transformada no município e acredita que a educação e a solidariedade possam ser esse caminho.

confira algumas fotos da sessão:





















0 comentários: