Tecnologia do Blogger.

14 de março de 2013

Serão abertas nesta terça-feira em Angra dos Reis as inscrições do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Na semana passada coordenadores do Pronatec realizaram uma reunião na sala de vídeo do Teatro Municipal para falar sobre os cursos que serão oferecidos em Angra pelo programa.

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal e oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida. Em Angra, a coordenação do programa é por conta da prefeitura.

Neste ano serão oferecidos quatro cursos: Almoxarife, Pedreiro de alvenaria estrutural, Pedreiro de revestimento em argamassa e Costureiro industrial do vestuário. Os cursos serão ministrados pelo Senai. No ano passado, coube ao Senac o oferecimento dos cursos de Camareira, Recepcionista, Cuidador de idosos e Garçom.

Os cursos são todos gratuitos, incluindo o fornecimento do material didático, equipamentos, auxílio transporte e auxílio alimentação. As aulas irão começar em abril e o período de pré-matrícula começa na terça-feira, dia 12, e vai até o dia 22 deste mês. As inscrições devem ser feitas das 9h às 16h, na Casa do Programa Bolsa Família, na rua Almirante Júlio César, 318, no bairro São Bento (próximo à Defesa Civil). O telefone do local é 3377-8384. Das 18h às 20h, as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Ação Social (na sala do projeto Teclar), localizada na praça Guarda Marinha Greenhalgh, S/N, São Bento (ao lado do Teatro Municipal). O telefone é 3377-8449. Os interessados deverão apresentar, no ato de inscrição, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e Número de Identificação Social (NIS).

Os candidatos que não possuírem o NIS deverão apresentar os documentos necessários para serem incluídos no Cadastro Único do Governo Federal: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento de todos os menores de idade da família, conta de luz anterior e comprovante de renda (se possuir).

Podem se inscrever homens e mulheres com idade entre 18 a 59 anos. As aulas serão realizadas no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), no Centro de Angra. Os cursos têm duração de dois meses. Os melhores alunos poderão ser indicados pelo Senai para o mercado de trabalho.
Mais informações podem ser obtidas no edital do Pronatec, publicado no Boletim Oficial do Município do dia 8 de março, que está disponível no site da prefeitura.

0 comentários: