Tecnologia do Blogger.

6 de julho de 2012

PT larga na frente em eleição polarizada com o PMDB

Diante da leitura da pesquisa feita pela Agência MIND, encomendada pelo jornal A VOZ DA CIDADE fica claro mais uma vez a rivalidade entre os dois principais partidos que governam Angra há mais de 20 anos. Mas, uma vez a eleição será disputada voto a voto pelos dois grupos políticos da cidade.
Conhecidos do eleitorado, PT e PMDB se enfrentam numa batalha onde vai valer a aceitação e aprovação deixada pelo candidato Fernando Jordão (PMDB) e persistência e oportunidade pleiteada pela candidata do PT, Conceição Rabha.

Quando se é perguntado em qual candidato o angrense votaria se as eleições fossem hoje, sem mostrar qualquer nome ao entrevistado(voto epontâneo), Conceição Rabha (PT) larga na frente e lidera com 140 (23,3%) dos eleitores afirmando que querem tê-la como prefeita da cidade, seguido por Fernando Jordão com 91 (15,2%) dos pesquisados informando que gostariam de ver Fernando assumir a administração da cidade pela terceira vez. Logo após aparecem os candidatos já confirmados a vice-prefeito, Leandro Silva com 7 (1,2%) e Aurélio Marques com 4 (0,7%) da preferência do eleitor. Indecisos somam 327 (54,5%) das opiniões, dizendo-se não saber ainda em quem vai votar. Fato este que comprova que os dois candidatos terão que convencer mais da metade do eleitor que é a melhor opção. Enquanto apenas 25 (4,2%) preferem votar em branco ou anular seu voto. A luta para conquistar quase a metade dos eleitores indecisos é que vai apontar realmente que será o vencedor do pleito.


Intenção de voto estimulada

De acordo com a pesquisa quando o eleitor é entrevistado e se apresentam a ele os nomes dos candidatos para esta eleição o resultado muda um pouco (voto estimulado). No primeiro cenário apresentando todos os nomes, inclusive os nomes já confirmados a vice-prefeito o quadro fica com Conceição Rabha (PT) na liderança das intenções de votos com 226 (37,7%) dos eleitores acreditando na vitória da petista. Quando lembrado o ex-prefeito Fernando Jordão (PMDB) aparece com 187 (31,2%), Leandro Silva (PDT) 34 5,7%), Aurélio Marques com 31 (5,2%) e um terceiro candidato do PSOL, Rómulo Cavalcanti com 3 (0,5%) das intenções de votos.

Quando estimulamos o eleitor e apresentamos um segundo cenário tendo como os nomes citados, já confirmados candidatos a prefeito, a história muda um pouco, permanecendo a professora Conceição Rabha (PT) na frente com 271, (45,2%) da preferência do eleitor e seu adversário, Fernando Jordão (PMDB) com223 (37,2%) das intenções de votos. O número de indecisos cai ainda mais e fica nos 61 (10,2%), referendando a possibilidade mais justificada de quem vão escolher. 45 (7,5%) dos entrevistados não votam ou votam nulo. Em qualquer um dos dois cenários Conceição mantém a preferência do eleitor com uma média de 8% a mais de votos.

Rejeição por Candidato

Quando estimulamos o eleitor e perguntamos em qual ou em quais candidatos apresentados, em quem não votaria de jeito nenhum, aparecem na ordem o Fernando Jordão (PMDB) com a maior rejeição de 26,3%, seguido por Rómulo Cavalcanti (PSOL) com 21,5%, Aurélio Marques (PR), vice de Fernando com 20,8%, o vice de Conceição, Leandro Silva (PDT) com 20,3% e por fim a candidata petista Conceição Rabha com a menor rejeição de 11,5% das manifestações contrárias do eleitor. E ainda na mesma leitura 21,7% dos entrevistados não rejeitam ninguém, e são praticamente indecisos, e mais os 6,0% do pesquisados , que rejeitam a todos e não se agradam com nenhum dos candidatos.

Fonte: A Voz da Cidade

0 comentários: