A Câmara de Vereadores de Angra realizou nesta terça (08/11), uma Sessão Solene alusiva ao Dia da cultura, comemorado no último sábado. Durante o evento, os parlamentares de Angra concederam Medalhas de Mérito Brasil dos Reis à pessoas que se destacaram em atividades culturais no município.
A sessão foi aberta com uma palestra do Presidente da Cultuar, o ex-vereador Paulo Mattos que prestou contas das atividades desenvolvidas pela fundação de Cultura Angrense.
Conheça a homenageada:
Rita de Cássia Torres do Amaral Rodrigues
Bacharel e Docente em Ciências Biológicas.
Artesã de Pintura em Seda Pura e Porcelana.
Chegou a Angra dos Reis em 1958, após ser emancipada pelo pai, para assumir o cargo de Docente do Estado do Rio de Janeiro na cidade tornando-se Dirigente da Escola João Pedro de Almeida, no Camorim. Em 1959 torna-se Dirigente da Escola Frei João Moreira, na Enseada da Japuíba.
Exerceu, de 1960 a 1965, Docência no Grupo Escolar Lopes Trovão e, de 1963 a 1965, no Ginásio Angrense.
Assumiu a livre Docência em Ciências Biológicas, Química e Física, em 1966 no Colégio Estadual Arthur Vargas (CEAV) onde chegou ao Cargo de Coordenadora em 1976.
Desempenhou o cargo de Diretora de 1º grau (atual Ensino Fundamental) de 1977 a 1978, no CEAV.
Assumiu o cargo de Diretora Geral do Colégio Estadual Leopoldo Américo Miguez de Mello (CELAMM) em 1978, onde implantou o 1º Curso Técnico de Mecânica Geral em parceria/convênio com a Petrobrás e com o Estaleiro Verolme visando qualificar mão de obra especializada para a Indústria Naval de Angra dos Reis. Cargo onde se aposentou em 1988.
Em 1993 torna-se membro da Comissão de fundação da Associação de Artesãos de Angra dos Reis, assumindo a Coordenadoria da entidade entre 1994 e 1997, reassumindo-a em 2005 até a data atual.
Atuante, desde 1994 na luta pela cessão de um espaço de Execução e Exposição permanente dos trabalhos dos Artesão Angrenses.
Conselheira do Conselho Municipal de Cultura de 1998 a 2011 e do Conselho Municipal de Turismo de 2006 a 2009.
Trabalhando na Secretaria Municipal de Cultura, de 2006 a 2008, a convite da Subsecretária, coordenou a elaboração da Tradicional da Festa do Divino na recuperação total das vestimentas e ornamentos, tornando-as padronizadas e um bem patrimonial de longa duração. No cargo de motivador cultural, exerceu a Coordenadoria do Pólo Cultural.
Expõe seus trabalhos de Pintura em Seda Pura e Porcelana desde 1996 nos mais variados espaços culturais: Convento São Bernardino de Sena, Hotéis Angra Inn, Engenho do Bracuhi, Porto Real Resort, Blue Tree Park e Casa da Cultura de Angra dos Reis.
Viúva desde 1978, criou 03 filhas e formou academicamente, 02. Uma em Auditoria Fiscal e outra em Psicologia. Atua, ainda, na formação universitária de 02 netas: uma em Comunicação/Cinema (já concluída) e Moda e Estilo e outra em Ciências Biológicas.
0 comentários:
Postar um comentário