Tecnologia do Blogger.

30 de novembro de 2011

1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (ONU), no final dos anos 80, para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, além de aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

Segundo o Ministério da Saúde, os números de Aids e óbitos pela doença no Brasil sofreram uma pequena queda em 2010, quando comparados a 2009. Foram registrados no país 34,2 mil novos casos de Aids no ano passado, contra 35,9 mil em 2009. De julho de 1980 a junho de 2011, 608.230 pessoas foram infectadas no país.

Números da Aids no Brasil

Queda no número de casos e mortes
Foram registrados no país, em 2010, 34,2 mil novos casos de Aids, contra 35,9 mil em 2009; 11,9 mil pessoas morreram em decorrência da Aids em 2010, enquanto em 2009 foram registradas 12 mil mortes.

Nº de meninas infectadas é maior que de meninos
Em 2010, foram 349 casos da doença entre as jovens de 13 a 19 anos contra 296 entre meninos da mesma faixa etária.

População mais afetada tem entre 35 e 39 anos
Já na faixa de 15 a 24 anos, de 1980 a 2011, foram diagnosticados 66.698 infecções pelo vírus da Aids (11% dos casos da doença).

Número de casos de Aids é maior entre homens
De 1980 a junho de 2011, foram identificados 397.662 (65,4%) casos da doença no sexo masculino e 210.538 (34,6%) no sexo feminino. No entanto, essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos: em 1989, a razão era de seis homens infectados para cada mulher, enquanto em 2010 passou para de seis a cada 1,7.

Doença atinge 4,3% dos jovens gays entre 18 e 24 anos
Na comparação com jovens em geral, no entanto, a chance de um jovem gay estar infectado pelo HIV é 13 vezes maior.

Dados mundiais

Número de pessoas com HIV chega a 34 milhões no mundo
Em 2010, foram 2,7 milhões de novas infecções pelo HIV e 1,8 milhão de óbitos. Número de mortes ligadas à doença no mundo caiu 21% desde 2005. Número de novas infecções anuais pelo HIV caiu 21% desde 1997.

Mulheres representam um terço dos infectados até 2010
64% da população infectada com a Aids entre 15 e 24 anos são mulheres, uma taxa que no caso da África Subsaariana aumenta até 71%.

Crianças
Nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, só uma em cada quatro crianças com o vírus da Aids recebeu tratamento em 2010, frente a um em cada dois adultos.

Saiba mais:

www.aids.gov.br

29 de novembro de 2011

PT realiza plenária e escolhe seus pré candidatos à vereador

O diretório do Partido dos Trabalhadores de Angra, definiu no último sábado, dia 26 de Novembro, sua lista de 26 pré candidatos a vereador nas eleições de 2012. O evento foi realizado no auditório do Posto Texaco e contou com a participação de centenas de filiados, lideranças comunitárias e políticas. Participaram da plenária personalidades como os ex-prefeitos Neirobis Nagae, José Marcos Castilho e a ex-vereadora Conceição Rabha.

Seguindo a diretriz de que todos os filiados participam, através do voto direto, da escolha dos pré-candidatos do PT, foram escolhidos para concorrer as eleições do próximo ano: 
  • Albes Ribeiro (Abutre)
  • Eduardo da Silva Godinho
  • Luis Gustavo de Carvalho Soares
  • Luiz Henrique Fulgêncio Mendes
  • Gerson da Fonseca Fagundes (Del)
  • Afif Elie Afif
  • João Batista 
  • Amilton José Rocha
  • Ilson Peixoto Medeiros da Silva
  • Fábio Macedo Dias
  • Marcos Antônio Alves de Lima
  • Henrique Nascentes de Oliveira Neto
  • Marcelo Vidal de Oliveira
  • Luiz Paulo Andrade de Oliveira
  • Julio Magno Ramos
  • Antônio Edineide Cordeiro e Silva
  • Inaie Icarai Guedes Cesar
  • Maria do Carmo Aguiar (Lia)
  • Lucia de Fátima Honorato
  • Marlene Dias Tavares Dutra
  • Elizabeth da Fontoura Rangel
  • Francisca Jane  - Eire de Souza Oliveira
  • Anette Presciliana Boabaid Madruga
  • Mona Lisa Fouyeer
  • Lilian Santos de Araújo Meira


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28 de novembro de 2011

Ação conscientizou população sobre a Violência contra a Mulher


Confira as fotos da panfletagem que a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher fez na última sexta-feira, dia 25 de Novembro, o dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.

No material que foi distribuído, há informações sobre as diferentes formas de violência que é praticada contra a mulher, os serviços oferecidos para a mulher vítima de violência e as melhores formas de denunciar agressores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Câmara de Angra dos Reis debate violência doméstica

O alto índice de crimes contra a mulher será tema de debate na Câmara Municipal de Angra dos Reis terça-feira (29). Com a presença de representantes da OAB Mulher, da Associação de Mulheres Comunitárias em Ação e da Pastoral da Mulher. A iniciativa tem como objetivo divulgar a Lei Maria da Penha e incentivar as vítimas de agressões a denunciarem.

A vereadora Maria do Carmo Aguiar (PT), a Lia, destacou a necessidade em divulgar a legislação que protege a mulher contra ações de violência para que elas se sintam encorajadas a denunciar as agressões e não retiraram as ocorrências.

- É muito importante que todos tenham informações sobre o que é a Violência contra a Mulher e meios para enfrentar este mal, que aflige milhares de brasileiras. Nem sempre as agressões são físicas, muitas vezes as mulheres são vítimas de violência psicológica perpetuadas por seus próprios companheiros. A violência, seja ela física ou emocional, contra a mulher sempre existiu. O que mudou é que estamos mais amparadas pela lei, e atualmente mais mulheres procuram as autoridades a fim de que os culpados sejam julgados pela lei - destacou.

De acordo com os registros do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), de 2007 a 2011 foram realizados 1.408 atendimentos de mulheres que sofreram algum tipo de agressão. Somente este ano, foram 210 casos.

Segundo o secretário de Ação Social, eventos como a passeata ajudam a esclarecer a população.
- Precisamos cada vez mais colocar esse tema em evidência, pois, a cada dia que passa, temos conhecimentos de mais casos ligados à violência contra a mulher. É através de campanhas como essa que conseguimos conscientizar as pessoas - explicou Walter Costa Filho.

Como Angra não possui uma Deam (Delegacia Especial de Atendimento a Mulher) tem sido buscada a efetivação da proposta para disponibilizar uma sala para atendimento especifico para elas na 166º Delegacia de Polícia. Segundo Lia, está sendo aguardada uma reforma que irá trocar o telhado da DP para então arrumar um espaço para os atendimentos.

- Vamos mobiliar e arrumar a sala para melhor atende-las. Já é complicado para a mulher ter a coragem de denunciar. Ao chegar à delegacia ela é atendida por um homem, e isto aumenta o constrangimento. A sugestão é que seja disponibilizada uma sala onde uma policial devidamente instruída irá orientar a vítima sobre quais os passos devem ser dados após a denúncia. Há toda uma estrutura para dar o suporte a elas, porém muitas desconhecem este sistema. A nossa intenção é fazer um estudo sobre os casos já ocorridos na cidade e desenvolver uma política de combate a estas práticas - ressaltou.

Diário do Vale

26 de novembro de 2011

Lia vota contra a prestação de contas da Prefeitura de Angra em 2009

A Vereadora Lia votou nesta quinta (24/11), contra a prestação de contas do município de Angra dos Reis no ano de 2009. Por lei, o controle externo da Câmara Municipal é exercido com o auxílio dos Tribunais de Conta do Estado, que em seu corpo técnico rejeitou as contas do Prefeito.

Lia seguiu o parecer do relator, Vereador Dr. Ilson Peixoto, que foi pela reprovação das contas do executivo municipal exercício financeiro 2009, face as irregularidades comprovadas e apuradas pelo Tribunal de contas do Rio de Janeiro.

“É a primeira vez em meus três mandatos que recebo um parecer que a maioria dos técnicos do TCE foram desfavoráveis às contas de um prefeito”, explicou Lia que destacou que grande parte destas irregularidades tem haver com suplementação de verbas que não estavam previstas na Lei Orgânica.

Lia destacou que entre os problemas apontados pelo TCE estão recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que segundo o tribunal foram utilizados sem comprovação. Para sanar a irregularidade, o prefeito teve que devolver cerca de R$2,5 Milhões destas verbas, destinadas exclusivamente para a educação. Por conta disto, o município perdeu 5,12% do orçamento do fundo.

Além disto, aconteceram erros em abertura de créditos suplementres, que o próprio Executivo admitiu o erro ao classificar a suplementação como superávit financeiro quando o certo seria por anulação de despesa, que o município não conseguiu comprovar de onde saíram os recursos.

Lia também lembrou que grande parte destas irregularidades poderiam ser evitadas caso os vereadores, em especial os da Base do Governo, votassem as matérias enviadas pelo prefeito com mais atenção.

“Cada vez que os vereadores aprovam superávits sem uma análise mais profunda, nós estamos sendo coniventes e omissos no nosso dever de fiscalizar o executivo municipal”, refletiu Lia que lembrou que a Prefeitura de Angra teve três oportunidades para apresentar defesa, mas não conseguiu comprovar aos quatro órgãos técnicos, que as contas estavam corretas.


Clique aqui para ler o relatório

25 de novembro de 2011

25 de Novembro: Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher

Hoje, dia 25 de Novembro, é o dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher e para marcar a data, a comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Angra dos Reis, presidida pela Vereadora Lia, vai promover uma panfletagem pelas ruas do Centro de Angra.


No material que será distribuído, há informações sobre as diferentes formas de violência que é praticada contra a mulher, os serviços oferecidos para a mulher vítima de violência e as melhores formas de denunciar agressores.


A violência contra as mulheres é realidade na vida de milhões de brasileiras e é uma violência sexista, a qual precisa da alteração de padrões e comportamentos que permitam uma sociedade igualitária em que mulheres e homens gozem dos mesmos direitos e oportunidades.

"É muito importante que todos tenham informações sobre o que é a Violência contra a Mulher e meios para enfrentar este mal, que aflige milhares de brasileiras. Nem sempre as agressões são físicas, muitas vezes as mulheres são vítimas de violência psicológica perpetuadas por seus próprios companheiros". Lembrou Lia, que destacou que o telefone 180 pode receber ligações gratuitas através de qualquer telefone, seja fixo ou celular.


Clique nas imagens para ampliar:



Saiba mais:

25 de novembro é a data que há 30 anos marca a luta contra a violência sofrida por mulheres. Inicialmente chamado como Dia Latino americano e caribenho de LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER quando surgiu no I Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, em 1981. Essa data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Minerva, Pátria e Maria), da República Dominicana, que foram estupidamente torturadas e assassinadas durante a ditadura Trujillo (1960).

23 de novembro de 2011

Angra perdeu 6 mil empregos. E agora?

Porto de Angra (2011)A Vereadora Lia lamentou nesta terça-feira (22/11), na Sessão Ordinária da Câmara, o fato de Angra ter perdido a Fábrica de Tubos Flexíveis da Technip. Em sua fala, a parlamentar lembrou que horas antes do Governador ter vindo ao município entregar os apartamentos da Pousada da Glória, Sergio Cabral assinou o contrato que tirou a fábrica de Angra e levou para o Porto de Açu, em São João da Barra.

“O silêncio das autoridades de Angra sobre este assunto é intrigante... nós perdemos (a fábrica) e a cidade calou-se?” questionou Lia sobre o fato de que após o anuncio de que Angra dos Reis perdeu a unidade, que ia gerar 2 mil empregos diretos, 4 mil indiretos e receber R$700 Milhões de investimentos, nem a Prefeitura nem a Câmara se manifestaram oficialmente.