Tecnologia do Blogger.

15 de agosto de 2011

Saiba o que é a Doença Celíaca

A Doença Celíaca, que tem origens genéticas e se caracteriza pela Intolerância permanente à uma substância presente em alguns alimentos chamada glúten, geralmente se manifesta na infância, mas em alguns casos também pode surgir na idade adulta e o único tratamento consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten.

Esta doença, uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado, não tem sintomas específicos sendo que muitas vezes eles são discretos. Os mais freqüentes são crises de diarréia, excesso de gases intestinais, desconforto abdominal, fadiga, dor de cabeça, etc. Nas mulheres pode haver irregularidades menstruais.

Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carboidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carboidratos (massas sem glúten, açúcares, etc).

Todo Celíaco que não transgride a doença, tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável.

Os Celíacos devem prestar sempre atenção ao rótulo dos alimentos industrializados. A lei federal nº 10674 , de 2003, determina que todas as empresas que produzem alimentos precisam informar obrigatoriamente em seus rótulos se aquele produto “CONTÉM GLÚTEN” ou “NÃO CONTÉM GLÚTEN”.

Recentemente a organização Rio Sem Gluten, filiada à Associação Dos Celíacos Do Brasil, lançou gratuitamente, um manual com diversas orientações para os Celíacos. Clique aqui para baixar


Saiba mais sobre a Doença Celíaca

0 comentários: