Tecnologia do Blogger.

9 de agosto de 2011

Comissão da Mulher discute a Economia Solidária

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela Vereadora Lia, promoveu nesta terça (09/08), durante sua reunião semanal, um debate sobre a Economia Solidária, que contou com representantes de diversas entidades, como a Pastoral da Mulher e a Associação Feminina e de artesãos do município.

A Economia Solidária funciona em um esquema de trocas e cooperação. Um grupo de pessoas produz determinado objeto e a renda obtida ou trocada com sua negociação é dividida por todos. É uma nova forma de se fazer economia dentro de uma comunidade.

"A rede de Economia Solidária vem avançando muito no país, de norte à sul nós já temos experiências riquíssimas de grupos, que estão dando certo e formando cooperativas de trabalho, onde não há um patrão, todos são patrões. Dalí é que se tira o lucro, que se pagam as despesas e que se divide o produto final.

Em Angra são muitas as mulheres que usam esta forma de economia para se sustentar, por isto que trouxemos esta discussão para o município de Angra dos Reis justamente neste período em que se discute a Conferência das Mulheres." Explicou Lia.

Ao final da reunião, os participantes se comprometeram a levar para a Conferência, propostas como a criação de um órgão municipal voltado para o incentivo da Economia Solidária; o estímulo para a criação de um "Banco do Povo", onde o produtor possa contrair pequenos empréstimos - a juros baixos - para investir no próprio negócio e movimentar a própria economia; e a criação de feiras livres, onde o pequeno produtor possa escoar sua produção.

O grupo de Economia Solidária de Angra se reúne todas as sextas-feiras, às 14h, na Rua João Batista, nº85, no bairro Areal.





0 comentários: