Tecnologia do Blogger.

21 de junho de 2011

PT realiza encontro regional na Costa Verde

PT da Costa Verde dá pontapé inicial para disputa após seminário em Angra dos Reis Angra dos Reis sediou neste sábado (18/06), o Seminário Regional do Partido dos Trabalhadores (PT), no Sindpetro, na Jacuecanga. O evento reuniu cerca de 100 militantes de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí, e teve como objetivo dar início às escolhas de candidaturas e alianças para o processo de eleições em 2012. O único diretório do regional que não enviou representantes foi Rio Claro.

- A partir de agora queremos realizar constantes encontros com a direção estadual nas microrregiões para começar as discussões políticas. Dessa forma, os representantes estaduais vão ver a realidade dos nossos municípios, e trazer informações do cenário político estadual. Assim, montaremos um mapa visando o processo eleitoral de 2012 - explicou o presidente do diretório do PT de Angra, Marcelo Oliveira.

Ele comentou que algumas diferenças foram perceptíveis entre os diretórios das cidades que compõem o regional.

- Cada município apresentou divergências de realidade quanto a conversas, possíveis alianças. Angra então foi o mais diferente dos outros três. Paraty e Angra são as únicas que já tem pré-candidatos e, por isso, não haverá necessidade de prévias. Aqui, como todos sabem, existe a nossa "pré-pré-candidata", Conceição Rabha, e em Paraty tem o Casé (Carlos José Gama), que já foi vereador e até presidente da Câmara - observou Oliveira.

Sua cidade, por sinal, é uma das que sai na frente quanto à definição de candidatura a majoritária.

Em Mangaratiba se evidencia o fato de as últimas eleições terem sido muito recentes. Como o prefeito, Aarão de Moura Brito Neto, e seu vice, Marcelo Tenório da Cruz, foram cassados em julho de 2009, novas eleições suplementares foram realizadas em março deste ano.

- Em Itaguaí existe uma possibilidade de um candidato para lançar à majoritária, que é um vereador recém saído do PDT. Em Mangaratiba não tem definição, porque teve eleição em uma fase muito recente. No pleito suplementar teve o apoio do PT ao Capixaba (Evandro, atual prefeito), mas ainda não se sabe se será mantido em 2012 - comentou Oliveira.

O presidente estadual do partido, Jorge Florêncio, confirmou as escolhas dos nomes de Conceição e Casé.

- Estamos dando prioridade aos municípios com mais de 50 mil habitantes. E em muitos deles acreditamos que vamos conseguir eleger nossos representantes. A Conceição e o Casé são nomes certos e estamos confiantes de que eles possam vencer - afirmou Florêncio.

Alianças

A deputada Inês Pandeló também se posicionou e se mostrou otimista quanto às alianças para a disputa de 2012.

- O PT tem um histórico muito bom de alianças na região Costa Verde. E com certeza se firmarmos novas alianças e tivermos representantes do nosso partido como prefeitos, consequentemente teremos benefícios para a população de cidades como Angra e Paraty - destacou a deputada.

Marcelo preferiu não divulgar que alianças já foram firmadas entre o diretório angrense da sigla.

- A gente tem conversado com vários partidos. Falamos com o PR quando o líder era o Leandro (Silva, vereador), que agora está no PDT, falamos com o PR do Aurélio (Marques, atual presidente da sigla), que é mais ligado ao Garotinho, presidente estadual da sigla. E também estamos em contato com os segmentos evangélico, católico e sindical - enumerou, acrescentando:

"Essas coisas só vão se definir em dezembro, são alianças futuras. Estamos respeitando prazos legais, porque a justiça eleitoral é muito rígida".

Mesmo assim, Oliveira assegurou que o partido se lançará com apoio de alianças. Segundo ele, este foi um ensinamento do líder de honra do PT, o ex-presidente Lula.

- No momento certo vamos divulgar quem vai caminhar com a gente. A tendência é muito grande por fazer alianças. Com a realidade atual de Angra não dá para fazer uma chapa puro sangue e o ex-presidente também nos ensinou a importância de fazer essas alianças. Mas com quem vai ser feita não foi definida - antecipou.

Diário do Vale

0 comentários: