Tecnologia do Blogger.

16 de junho de 2011

Câmara de Angra debate a Violência contra o idoso

15 de junho é o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, e para assinalar  a data, a Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso da Câmara Municipal de Angra dos Reis, presidida pela Vereadora Lia, promoveu o II Seminário sobre o tema.

O evento realizado no plenário da Câmara contou com os palestrantes Maria da Penha Silva Franco, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e do Professor Serafim Fortes Paz, da Universidade Federal Fluminense, UFF, vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Em sua palestra, o Professor Serafim detalhou os diferentes tipos de violência que os idosos sofrem e mostrou números bastante preocupantes. Segundo dados da Promotoria do Idoso, 50% das pessoas que agridem idosos são seus próprios filhos e esta violência pode estar relacionada com interdependência econômica; abuso de álcool ou drogas; fatores sociais; e/ou isolamento social.

"Se não trabalharmos a protagonização do idoso, estaremos contribuindo para que a velhice seja sempre deixada de lado" afirmou o Professor.

A professora Maria da Penha destacou que infelizmente nem todos os artigos do estatuto do idoso são cumpridos e lembrou que "o maior preconceito contra a pessoa idosa é chama-lo de inativo ou de improdutivo". Ela finalizou sua fala pontuando que "o idoso tem que saber pressionar e se organizar politicamente" e que a "terceira idade não pode ser lembrada apenas em períodos eleitorais".

De acordo com o o vice-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis, Walquir Vicarone, o “ideal é em vez do dia mundial da discussão contra a violência, serem feitas ações em torno de um dia da Dignidade para o idoso”.

A Vereadora Lia, que coordenou o evento destacou a importância deste Seminário que segundo ela,  "cumpriu os objetivos de diagnosticar o perfil dos cerca de 14 mil idosos que temos hoje em Angra, de identificar a rede de serviços oferecidos no município para a terceira idade e mapear quais são as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em Angra".

Este ano acontece em dezembro a Conferência Nacional da Pessoa Idosa e por conta disto estados e municípios devem promover suas conferências preparatórias para escolher que propostas seus delegados levarão para a nacional.

No próximo dia 29, acontece em Angra, no Centro de Estudos Ambientais da Praia da Chácara, o Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e as deliberações serão levadas para o fórum regional que vai ocorrer em Julho no município de Mangaratiba.

"Este ano Angra dos Reis não irá realizar sua conferência, em vez disto, iremos, junto à Paraty, Rio Claro e Mangaratiba, realizar uma conferência intermunicipal, que selecionará delegados para a etapa estadual, que acontece em Setembro." Destacou Lia.

Entre os desafios apontados durante este Seminário, a Vereadora Lia destacou a luta por acessibilidade deve ser abraçada em Angra, especialmente devido ao fato da geografia de Angra não ajudar nesta questão; a necessidade da  instalação de uma ouvidoria para que a população possa levar suas reclamações diretamente ao Executivo Municipal; e a unificação das políticas para o idoso em um órgão centralizador, já que hoje estas ações são desenvolvidas por diversas secretarias que nem sempre trabalham em harmonia.

Confira mais fotos do evento:






0 comentários: