Tecnologia do Blogger.

24 de março de 2011

Moradores do Parque Mambucaba querem solução para alagamentos

A Vereadora Lia participou nesta quinta (24/03) da reunião da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Saneamento, Habitação, Obras e Serviços Públicos, juntamente com representantes do Ibama, Inea, Associações de Moradores e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Obras. O objetivo do encontro foi discutir a questão dos alagamentos do Parque Mambucaba.

De acordo com o chefe do escritório regional do IBAMA, José Augusto Morelli, a pefeitura de Angra não apresentou nenhum projeto para amenizar o problema da comunidade.

Segundo ele, “Vários estudos foram realizados pela prefeitura, em 2009. Pedimos então que ela apresentasse o projeto. Havia, inclusive, um acordo entre o Ibama e a governo municipal de que a licença seria dada o mais rápido possível. Mas, com a troca do secretário de Meio Ambiente, as discussões foram encerradas e o Ibama nunca mais foi procurado”.

O Superintendente Regional do INEA, Júlio Avelar, afirmou que a solução para os alagamentos no Parque Mambucaba depende de um esforço entre os poderes.

“A solução é técnica, a decisão é política. O que eu tenho é um processo de 2008 da prefeitura para desassoreamento do Rio Mambucaba. Nós não temos projetos executivos e não trabalhamos com intenções. A prefeitura foi notificada no dia 2 de março e, se não houver resposta, o processo será arquivado -, salientou.

Os representantes da Prefeitura, Cássio Veloso, subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Grande, subsecretário de Meio Ambiente, Vingler Martins, subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Obras, Silas Gonçalves, subprefeito da Região Sul, narraram as ações do executivo, mas em momento algum rebateram a informação dos órgãos ambientais.

A Vereadora Lia propôs que assim como foi feito em relação ao problema dos alagamentos de Jacuecanga, a Câmara deveria criar uma Comissão especial para discutir o problema e propôs soluções para a situação do Parque Mambucaba.

“É um absurdo o que esta comunidade vem passando. Toda vez que chove os moradores do Parque Mambucaba ficam apreensivos com a possibilidade de terem suas casas invadidas pela água. Quantas vezes será que estas pessoas terão que reconstruir toda uma vida?”, Desabafou Lia

O presidente do Legislativo angrense, Dr. José Antônio, disse ao final do encontro que é necessário que a Prefeitura dê informações sobre os projetos para o Parque Mambucaba.

“O IBAMA e o INEA disseram que a prefeitura não tem projeto e ninguém do executivo contestou, ninguém disse nada. Nós esperamos que na próxima reunião a prefeitura apresente os projetos, porque se não nós, vereadores da base, vamos ficar de cara grande novamente. Deixo aqui um dever de casa para o executivo”, afirmou José Antônio.

A próxima reunião da Comissão sobre os alagamentos do Parque Mambucaba acontecerá no dia 7 de abril, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal.

0 comentários: