Tecnologia do Blogger.

17 de novembro de 2010

Lia concede homenagens à artistas da região

A Vereadora Lia concederá Medalhas do Mérito Brasil dos Reis, a 3 artistas populares de nosso município. A homenagem acontecerá nesta quarta (17/11), às 18h, durante a Sessão Solene Alusiva à Cultura, no Centro de Estudos Ambientais, da Praia da Chácara.
Serão agraciados por Lia, a Banda Católica Simplesmente Sim; Mauro Nascimento dos Santos (Mauro Nask) e Pablo Hernan Baccaro (Pol Baccaro).


Banda Simplesmente Sim

Queremos relatar a trajetória da Banda Simplesmente Sim, desde sua origem até os dias de hoje.

Havia no Camorim, mas precisamente na Igreja Católica de Nossa Senhora do Rosário, um grupo de jovens chamado de JUSPC que significa Juventude Seguidora da Palavra de Cristo. Este grupo jovem se reunia todos os domingos para evangelizar com outros jovens, mas paralelamente a essa reunião semanal, este grupo jovem fazia eventos para os jovens do bairro, como retiros e encontros. Também animávamos as celebrações com as crianças que acontecia todos os domingos onde alguns jovens desse grupo cantavam e tocavam as músicas da celebração.

Nos retiros começamos a observar que os jovens que viam a participar gostavam muito das músicas tocadas por esses jovens, eles se sentiam tocados pelas letras e melodias que os faziam ter um encontro pessoal com Deus. Então começamos a explorar ainda mais essa ferramenta de evangelização que é a música. De fato, nessa época esses jovens tinham a boa vontade de evangelizar com a música, mas não queriam sair do grupo jovem, mas como víamos que dava certo utilizar a música como porta para os outros jovens chegarem a Cristo, começaram a fazer eventos com maior expressão musical. Nessa época os jovens que formavam essa banda ainda não “batizada” eram Isaías no teclado, Alexandre no violão e voz, Julio na bateria, Maicon no Tantam e cantando eram Marília, Ângela, Alessandra, Maíra, Romário, Jaqueline, Gislaine, Renata e Gracimere. Bom, pelo visto parecíamos mais um coral do que banda. Mas o m ais interessante entre esses jovens era que todos tinham uma determinação e empenho, eles passavam noites e noites ensaiando para que esse bando de jovens fosse harmônico. Com essa formação, começamos a fazer o DDR – Dia De Reflexão que era um evento voltado para a juventude da Paróquia Santíssima Trindade e outros eventos menores, mas sempre com bastante música.

Em 2003 esses jovens foram além! Criaram um projeto chamado MicareCristo – Carnaval com Cristo. Esse evento seria do JUSPC, porém foi produzido quase que 100% por esses jovens músicos com a ajuda de seus familiares. Então foi feita uma reunião para acertar quem seria o organizador do MicareCristo e todos concordaram que esse evento seria de realização da banda. Até aí tudo bem, afinal o intuito do MicareCristo é de mostrar um carnaval diferente, mas com a mesma alegria que tem um carnaval comum e em se tratar de alegria esses jovens tinham para dar e vender. Nossa banda iria animar, mas ainda não tinha nome. Então depois de várias idéias o Isaías sugeriu o nome que é o mesmo até hoje. O nome escolhido foi SIMPLESMENTE SIM, por causa do SIM de Maria, afinal nós viemos da comunidade que leva um título de Maria e nada mais justo do que nossa band a ter um nome que diz exatamente o que foi o papel de Maria. Foi SIMPLESMENTE pelo SIM de uma jovem que se encarnou nosso Salvador. E foi também um SIMPLESMENTE SIM a resposta ao chamado que esses jovens tiveram de Deus para levar Cristo a todos que precisam.

Bom, a banda foi batizada e a partir daí começamos a ensaiar muito para não fazer feio no MicareCristo. Nesse momento não podemos deixar de agradecer a duas pessoas que nos ensinaram o que é ser banda. O Vinícius, namorado da Maíra na época (hoje casado e futuro papai) e Cristiane, professora de música do Isaias. Foram eles que, com muita, mais muita paciência, foram lapidando, ensinando, dividindo as vozes, criando introduções, enfim mostrando como se faz música de verdade. Depois de muitas noites de sono, chegou o dia do MicareCristo que foi realizado no dia 8 de fevereiro 2003. Foi Literalmente uma chuva de graças... Choveu muito, muito mesmo. Tocamos praticamente para nossos pais e amigos do peito. Mas como diz o Pe. Gilberto “O que planta com chuva, nasce”. E realmente, o Simplesmente Sim nasceu naquele dia e começou a partir daí a trabalhar na Igreja como banda.

A Cristiane foi meio que um caça-talentos da banda. Ela viu que tinha muita gente cantando e quase ninguém tocando e que isso não parecia uma banda de verdade, então começou a ensinar música para todos os componentes. Aos poucos foram ficando aqueles que realmente queriam levar a frente à evangelização na música e, como uma técnica, ela foi direcionando os componentes até que alguns deixaram de cantar e foram aprender a tocar. Foi o caso da Maíra, que deixou a de cantar e começou a tocar Contra-Baixo e do Romário que também deixou de cantar e começou a tocar Saxofone. O tempo passou e a banda se consolidava e começava a levar mais a sério a música. Fizeram o II MicareCristo em 2004 no GDV, esse sim com a ajuda de Deus e de muitos parceiros foi um sucesso! E nossa Banda começou a partir desse evento a ficar conhecida no cenário católico de Angra dos Reis, junto com as bandas Nova Vida da Mons uaba e Banda Trindade do Village.

Aos poucos esses jovens começavam a ser chamados a tocar em outras comunidades animando Missas Festivas, Festas de Padroeiros, encontros e retiros e, além disso, assumimos um trabalho social no Camorim que era a Campanha do quilo, onde mensalmente saíamos de casa em casa buscando alimentos para fazer cestas-básicas para os necessitados do bairro, trabalho feito hoje pelos vicentinos.

Como nem tudo são flores, também passamos por um período difícil. Logo depois do MicareCristo, a banda estava se enfraquecendo, um pouco cansada pois não é fácil ser músico da Igreja, temos muitas tribulações que as vezes nos colocam pra baixo. Porém, graças ao bom Deus temos um padre muito próximo de nós. Depois de uma Missa de Aniversário do grupo de oração que foi animada pelo Simplesmente Sim, o Padre Gilberto veio até nós para conversar conosco. Primeiro ele deixou agente falar tudo que estava acontecendo com a banda e, como um pastor que apascenta as suas ovelhas ao bom caminho, fez uma pergunta que nos deixou desconsertado na hora. Ele perguntou se nós orávamos juntos. Nós respondemos que fazíamos uma oração antes de ensaiar e rezávamos cada um pela banda. Mas ele foi além, disse que se o Simplesmente Sim quisesse ser uma banda cristã, católica, precisávamos passar mais tempo orando junto. Dedicar o tempo não só para o ensaio, mas para fortalecimento da espiritualidade de todos os músicos. Agradecemos ao Padre Gilberto pelo carinho, puxões de orelhas e verdadeiros conselhos que ele sempre deu para nós. O Cuidado que ele teve, a sensibilidade que ele teve no momento que chegou até nós para ouvir nossas dificuldades e apontar caminhos para nosso crescimento como ministros de música foi muito importante para o sustento da nossa fé em nosso modo de evangelização. Se hoje somos uma banda conhecida, com uma espiritualidade renovada devemos agradecer ao padre Gilberto que nos ensinou que em primeiro lugar devemos estar em comunhão com Deus e com a Igreja e que se não estiver constantemente em oração não há força de vontade que vai pra frente, só com a força da oração, da fé é que as coisas se realizam em nossas vidas.

A partir daí o SIMPLESMENTE SIM foi, orando e trabalhando ou como diz São Bento “Ora Et Labora”. A banda foi se renovando, alguns membros tiveram que sair por motivos próprios, no entanto outros foram entrando como a Ana Clarice e a Ana Marta. Fizemos o III MicareCristo no dia 02 de abril de 2005 no CEAV, tivemos que terminar um pouco mais cedo do que esperávamos porque foi exatamente neste dia a Morte do Papa João Paulo II. Logo novos convites para louvores por toda cidade foram surgindo e o Simplesmente Sim ficava cada vez mais conhecido. Em 2006 foi um ano bem produtivo para a banda. Fizemos o IV MicareCristo no Domingo de Páscoa que contou com a presença do cantor Laércio Oliveira da Canção Nova. No dia 29 de Abril nós, pela Primeira vez, fomos convidados para tocar fora de Angra dos Reis, no Teatro Municipal de Itaguaí num evento católico da cidade, foi uma experiência nova que nos empolgo u bastante a continuar com esse trabalho de evangelização. Nós tínhamos um público especial que por onde nós tocarmos eles estavam com agente, eram nossos parentes e amigos e, como foi muito importante para nós termos tocado em outra cidade, nós conseguimos um ônibus para levá-los para Itaguaí para celebrarmos juntos esse momento especial que estávamos vivendo. Daí tocamos em várias festas da Igreja Católica, na primeira Missa da Unidade Diocesana no GDV. Logo depois nós tocamos em Paraty no bairro Curisco, e também foi especial, pois foi a primeira vez que recebemos para tocar, a prefeitura pagou pelo nosso show. O dinheiro foi usado para fazer eventos menores de evangelização no Camorim. Mas o mais especial estava por vir.

Em dezembro a Prefeitura fez o projeto Luz e arte ao alcance de todos e na programação natalina do projeto teve a Semana Canção Nova. Só o fato de ter um evento católico na cidade, com músicos e bandas que são exemplos para o Simplesmente Sim já era uma alegria enorme, mas Deus foi além, a prefeitura colocou bandas católicas da cidade para tocar antes dos shows das bandas da Canção Nova e para nossa alegria, fomos convidados para tocar na quarta-feira antes do Padre Cleidimar. Isso foi uma honra e um momento inesquecível para vida de cada um da banda q em apenas três anos de existência teria a graça de tocar numa estrutura profissional para um grande público. Ensaiamos muito, rezamos muito e lembramos o esforço que foi para cada um até o dia em que tocamos neste evento. Mas valeu a pena cada esforço, tocamos neste evento e não fizemos feio, colocamos o povo que estava lá para assistir o pe. Cleidimar para louvar, bendizer e sentir a presença de Deus, e como foi marcante esse dia. Lá do palco agente via as pessoas sendo tocadas por Deus, chorando, felizes, louvando mesmo a Deus, realmente o Espírito Santo tocou para nós naquele dia. Este dia foi um divisor de águas, já não éramos mais vistos como grupo de música, mas como banda, ou melhor, um Ministério de Música da Igreja Católica em benefício para a população de Angra dos Reis.

À medida que o tempo foi passando fomos crescendo, tanto na idade como na responsabilidade, fizemos um evento em 2008 que foi o Luau em Cristo onde fizemos um luau na Ilha de Cataguases com a presença do Músico e Missionário Brais Oss da Canção Nova. Houve também vários outros lugares onde tocamos, na verdade onde se tinha um evento católico na cidade a Banda Simplesmente Sim estava presente. Já tocamos praticamente em todos os bairros de Angra dos Reis. Tocamos também em Barra Mansa, na festa de São José Operário no Bairro Boa Vista II, em Bananal na festa do grupo jovem, em Paraty, em Cristotecas organizadas pela Renovação Carismática Católica (RCC) de Angra, na tradicional festa de São José Operário no Village.

Não podemos esquecer de todos que passaram pela Banda Simplesmente Sim. Como não lembrar do Cleiton na guitarra o primeiro guitarrista da banda. Douglas, conhecido como cachorrão, na percurção, Ronaldo também na percurção, Ana Marta, que era uma das vocalistas e nos deixou para entrar numa vida religiosa num convento, do Wendel guitarrista também, Adenilson com seu trombone de vara, Weliton na Bateria. Ao Isaias, Alessandra, Ângela, Julio e Jaqueline que foram os músicos da primeira fase da banda, ao Sr. Iduair e Maria e nossos familiares que sempre intercedem pelo Simplesmente Sim. A eles nosso muito obrigado, o Simplesmente Sim é fruto da ousadia e do esforço de todos eles, e somos hoje o resultado do carinho e experiência que cada um deles passaram para nós. Hoje a banda é formada com o André (Dé) na Bateria, Maíra no Contra-Baixo, Alexandre no Violão, Gustavo na Guitarra, Ana Clarice no Tec lado, Romário no Saxofone e Marília, Tânia e Vinícius como vocalistas.

Por fim, são sete anos de vida, e Graças a Deus como trabalhamos durante esse tempo. Mas somos crianças ainda, ainda tem muito pela frente, mas estamos prontos, como o próprio nome diz não sabemos dizer não para os projetos de Deus e para nossa cidade que nos acolhe com tanto amor e carinho e é com esse espírito de gratidão que queríamos agradecer a Vereadora Lia que nos presenteou com esse reconhecimento. Nós podemos dizer que a Lia nos ajudou muito ao longo da nossa caminhada, não só nossa banda, mas toda nossa Igreja católica. A Banda Simplesmente Sim sempre fica feliz quando estamos tocando e vemos a presença de Lia e Freitas, pessoas de muita fé e que levam essa fé, essa espiritualidade aos seus serviços tanto parlamentar como particular. Ao prefeito Tuca Jordão que também nos apóia e prestigia nossos louvores quando pode. E a toda população de Angra nosso muito obrigado, afinal é para vocês todo suor do nosso trabalho, sempre estamos rezando por toda a população, pelos governantes para que Deus ilumine e prospere nosso município que já é abençoado por Deus pela natureza e pela alegria e fé que brota do seu povo. E terminando dizemos, CONTE CONOSCO. A Banda Simplesmente Sim é um instrumento de Deus e nós estamos a serviço das pessoas. Com nossa música, queremos tocar os corações de todos trazendo paz e alegria e fazendo com que as pessoas tenham um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Mauro nascimento dos Santos

Mauro do Nascimento dos Santos, mais conhecido como Mauro Nask, é angrense, nativo da Ilha Grande, desde cedo se envolveu com comunicação quando ocupou o cargo de Diretor de Imprensa no Grêmio estudantil do Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro no ano de 2001, mesma época em que comandava um programa evangélico, na Rádio Comunitária Vida e Paz FM. No teatro, participou como ator e produtor de diversos espetáculos teatrais com os grupos “REVOLUCENA”, “Cia. da Lua” e “Com Licença Estamos em Cena”. Trabalhou como apresentador e Assistente de Direção do programa PERFIL veiculado na BAND RJ/2 de fevereiro de 2008 a março de 2009, atualmente na TV Comunitária. Hoje ocupa o cargo de Conselheiro de Cultura do município de Angra e de Presidente do Grupo Cultural Cia. da Lua, que foi agraciado no edital de 2009 do ponto de cultura. Em 2010 o Grupo Cia da Lua presidido por Mauro Nask foi agraciado com o título de utilidade pública municipal. Atualmente Mauro esta cursando Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda na Faculdade Moacyr Bastos.

Pablo Hernan Baccaro (Pol Baccaro)

Pablo Hernan Baccaro, conhecido como “Pol”, nasceu em Quilmes – Buenos Aires – Argentina, em 03 de novembro de 1965.Iniciou seus estudos musicais em 1978, com o professor Fernando Bellacomo, onde ficou por 03 anos.
Em 1982, formou sua primeira Banda, permanecendo nela por 05 anos, se apresentando com músicas autorais no circuito de Casas de Shows da Cidade de Buenos Aires.
No ano de 1992, formou a Banda, Juana Cautiva, onde também tocava músicas de sua autoria e foi com esta Banda que veio para Angra dos Reis, em 1994, passando a se apresentar com grande sucesso em diversos pontos da Cidade e nas Ilhas.
Após 02 anos, radicou-se em Angra dos Reis e começou seu trabalho de voz e violão, além de participações em diversos projetos musicais, que resultaram na formação da Banda Grumatá, na qual permaneceu até 2005, realizando e participando de diversos Shows em hotéis, eventos, casas da região, e no Estado e Cidade do Rio de Janeiro.
Como guitarrista, acompanhou vários cantores e cantoras da Cidade, entre elas; Graciana Antunes, Fernando Grande, Cláudio Bocca, Wolney Rocha, este, com quem participou também de várias edições do Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, chegando a ganhar prêmios de melhor arranjo, segundo e primeiro lugar.
Em 2010, participou do 14º Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, como compositor junto ao cantor Luiz Augusto, apresentando a música “O Velho Milongueiro”, vindo a receber o prêmio Maestro Galloway e o terceiro lugar no geral.
Seu trabalho, notadamente eclético, lhe permite passar, de forma despretensiosa, pelos mais variados estilos como, Bossa Nova, Samba, Choro, MPB em geral e também interpretando em inglês e espanhol, além de versões instrumentais, levando aos ouvintes uma verdadeira viagem musical, tentando primar, não pelos modismos, e sim pela real beleza de músicas atemporais.

1 comentários:

Jacytan Melo disse...

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo da música católica no Brasil e no Mundo. Leia o blog: MCC - Músicos Cristãos Católicos. Notícias, entrevistas novos talentos musicais, dicas e muito mais.Acesse: www.musicoscristaoscatolicos.blogspot.com
Veja também nosso site: www.mccproducoes.webnode.com.br