Tecnologia do Blogger.

20 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

[DSC03111.JPG]Em Angra, o Dia da Consciência Negra é debatido com mais afinco por movimentos como o Yla Dudu, que milita no município há 20 anos e que realizou um grande evento nesta sexta (19/11), na Praça Zumbi dos Palmares (Mercado Redondo) e por Comunidades Quilombolas, como a que há no Bracuí.

Através do Sr. Manoel Moraes, Presidente de Honra e fundador do PT de Angra e do Ex-Prefeito José Marcos Castilho, o negro que ocupou o mais importante cargo em nosso município, gostaríamos de parabenizar todos aqueles que lutam para que haja igualdade entre todas as pessoas, independente de cor, credo ou estilo de vida!

Mais informações: www.diadaconsciencianegra.com.br
http://www.comciencia.br/reportagens/negros/03.shtml

0 comentários: