Tecnologia do Blogger.

25 de outubro de 2010

Servidores do SAAE cobram melhores condições de trabalho

 Servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra realizaram na tarde desta segunda-feira (25/10), uma manifestação cobrando da diretoria do SAAE melhores condições de trabalho.

A manifestação, coordenada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Angra dos Reis, aconteceu nas instalações do SAAE localizada ao lado da Rodoviária Nilton Barbosa, na Praia da Chácara, e contou com a presença da Vereadora Lia (PT) e de diversos órgãos de imprensa.

O grupo vistoriou as instalações do SAAE e constatou a precariedade nas condições de trabalho dos servidores, que não contam com equipamentos de proteção adequados e são obrigados a trabalhar com máquinas e aparelhos em péssimas condições de conservação.

O vestiário dos funcionários está em péssimas condições e não conta com um espaço reservado. Os banheiros não recebem manutenção adequada e o ‘refeitório’ é construído em madeira e não apresenta condições de higiene.

Os carros e caminhões do SAAE também estão em péssimo estado, com pneus carecas, apresentando ferrugem em suas latarias e problemas mecânicos. Um dos jipes que estavam na instalação não tinha mais o motor e segundo informações dos servidores, alguns carros também estão com documentação irregular.

Os funcionários do SAAE também se queixaram que muitas vezes são obrigados a comprar suas ferramentas de trabalho e em alguns casos, os servidores são obrigados a caminhar por quilômetros carregando tubos nas costas para poder efetuar reparos na rede de captação de água.

Em sua pauta de reivindicações, os manifestantes também pediam melhorias no transporte dos servidores até seu local de trabalho, já que muitas vezes eles são levados, pela Rio-Santos, na caçamba de um caminhão, desrespeitando regras de trânsito como a obrigatoriedade do uso de cintos de segurança.

Em um panfleto, distribuído na última semana, o SINSPMAR denunciou que o Instituto de Previdência Social de Angra (ANGRAPREV) continua descontando dos servidores do SAAE 11% do percentual sobre periculosidade e insalubridade, que a Prefeitura Municipal cessou de cobrar de outras categorias há mais de um ano.

Os servidores também reclamam dos desvios de função e pedem que a Diretoria do SAAE dê mais condições de trabalho aos Agentes Tarifadores, modernize sua frota, invista em cursos de aperfeiçoamento para os funcionários, diminua o número de Cargos Comissionados, informatize o Almoxarifado e que troque as Bombas e Elevatórias.

O Presidente do Sindicato dos Servidores, Daniel Neves, formou entre os trabalhadores, uma Comissão para ajudar nas negociações junto à diretoria do SAAE e lembrou que os trabalhadores não devem deixar de denunciar sempre que houver problemas junto à autarquia.

A Vereadora Lia, que acompanhou a manifestação acompanhada de uma equipe da TV Câmara, se comprometeu a ajudar os servidores e junto ao SINSPMAR irá marcar, na próxima semana, uma reunião junto à direção do SAAE para atender às reivindicações dos trabalhadores. “Não podemos permitir que em uma cidade com um orçamento como a nossa, estes trabalhadores sejam obrigados a trabalhar em condições sub-humanas. As instalações e equipamentos do SAAE estão em situação muito precária. Um dos trabalhadores, que já foi picado por uma cobra, mostrou uma Jararaca que foi capturada na adutora da Banqueta”.

Lia irá apresentar nesta semana um relatório sobre a situação do SAAE à Câmara dos Vereadores: “Tenho certeza que muitos parlamentares não conhecem a real situação destes trabalhadores e que a Câmara não medirá esforços para que eles tenham condições adequadas de trabalho e conseqüentemente possam oferecer à população um serviço melhor”.

0 comentários: