Tecnologia do Blogger.

8 de outubro de 2010

Lula vem a Angra e batiza a P-57

A Vereadora Lia participou nesta quinta-feira (07/10) da cerimônia de Batismo da Plataforma P-57, que irá operar no campo de Jubarte, porção capixaba da Bacia de Campos, localizada a 80km da costa do Espírito Santo.

Durante o evento, que contou com a participação do Deputado Luiz Sérgio, do Governador Sérgio Cabral, dos Senadores Francisco Dornelles e Marcelo Crivella; do Prefeito Tuca Jordão; e de algumas autoridades regionais; o Presidente Lula destacou as realizações  de seu mandato e disse que a sua maior marca  será ter devolvido o orgulho do Brasileiro pelo seu país.

Num discurso bem humorado, ele parabenizou os funcionários presentes pela reeleição de Cabral e falou da importância de se voltar a produzir navios e plataformas petrolíferas no país. "Quando a gente olha o que foi esse estaleiro nos anos 70 e vê o que foi recuperado a partir de 2003, começamos a imaginar quanto tempo o país perdeu com gente que governava mas não pensava corretamente", alfinetou o presidente.

"Um país que não exercita a capacidade profissional e intelectual do seu povo é um país considerado insignificante. Quando eu assumi a presidência, o Brasil não tinha engenheiro naval, civil, ferroviário; o país estava se auto destruindo. Os trabalhadores especializados aqui de Angra ao invés de estarem produzindo estavam vendendo cerveja nas praias do Rio", afirmou Lula, no seu discurso improvisado.

Lula destacou que até 2014 a Petrobras investirá cerca de US$ 224 bilhões para explorar as reservas que descobriu e que, por isso, terá que encomendar muitos navios e plataformas.

"Vamos precisar de muitos navios e plataformas, além de estaleiros", disse Lula que estava vestido com o colete laranja dos trabalhadores da Petrobras.

"As empresas de Cingapura vão instalar mais estaleiros aqui porque temos que construir plataformas para muitos países que precisam, para países da América do Sul e outros que não têm a mesma tecnologia que nós temos", acrescentou.

Lula afirmou que a P-57 tem 68% de componentes nacionais, mas que já é possível pensar em plataformas com "80% e até 100%" das peças produzidas no país.

Durante sua fala, Lula falou sobre ua proximidade com Lia e seu marido Freitas, que conhecem o presidente há muitos anos.

"Quando o Luiz Sérgio ainda era Prefeito, eu vim para Angra e fiquei na casa da Lia e do Freitas, lembro que a gente fazia sardinha na panela de pressão enquanto o Luiz Sérgio limpava o peixe. Depois o Freitas me levou para a Ilha Grande e fiquei em uma casa que não tinha luz, só uma geladeira 'a gás que não funcionava". Lembrou Lula.

1 comentários:

teresa ianino disse...

ficou muito lindo o vidio de vcs seu blog esta lia esta um show para bens para equipe quev produzil um grande a braço osp ia esquecendo renata vc arrebentou nas fotos.