Tecnologia do Blogger.

21 de setembro de 2010

Vereadora Lia discursa na abertura das comemorações da Semana da Juventude

Confira a íntegra do discurso que a Vereadora Lia poferiu nesta segunda-feira (21/09)na abertura das comemorações da Semana da Juventude:


"Nos últimos anos, a questão da juventude veio para a cena pública, especialmente no Brasil, a partir da constatação de que os jovens representam 28% da população brasileira ou seja 48 milhões de jovens e eles compõem um segmento bastante vulnerável às mudanças culturais, políticas, religiosas e econômicas que acontecem no mundo.

Constatou-se que as mudanças aceleradas pelas quais vem passando a sociedade contemporânea afetam tanto os jovens quanto seus responsáveis e os profissionais que trabalham junto a eles.

Sabemos que o trabalho, ao lado do casamento e da constituição de uma família, é uma referência importante para os jovens na construção de seus projetos futuros.



O que ocorre diante de tanta instabilidade social é uma tendência nos jovens a se fixarem no presente e uma dificuldade de se projetar no futuro.


Nesse sentido, pensamos que o rigor e o cuidado na abordagem das questões da adolescência e da juventude se faz ainda mais necessário no contexto brasileiro, marcado por tantas desigualdades e pela exclusão social de muitos.


E assim, o fórum da juventude criado no ano passado por esta Casa legislativa, trouxe através da Comissão de Defesa dos Direitos dos Adolescentes e dos Jovens o tema que será abordado nesta noite: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.


Cresce, em todo o País, o número de partos feitos em adolescentes com idade entre 10 e 19 anos. Em 1999, do total de 2,6 milhões de partos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 31 mil foram feitos em meninas entre 10 e 14 anos e 673 mil entre 15 e 19 anos.


Um a cada quatro bebês que nascem no Brasil são filhos de mães com idade entre 10 e 19 anos.
Além dos riscos biológicos para a mãe e para a criança, a gravidez na adolescência também traz transtornos emocionais e econômicos para os núcleos familiares onde ela ocorre.


A interrupção do processo de formação do indivíduo _ que é obrigado a deixar a escola e é excluído do mercado de trabalho _ e a falta de apoio da família e dos amigos, entre outros, são alguns dos dilemas que os adolescentes são obrigados a enfrentar quando se vêem à espera de um filho."

0 comentários: