Tecnologia do Blogger.

1 de junho de 2010

Câmara discute o transporte em Angra

Na última quinta-feira (27/05), o Sub-Secretário de Trânsito de Angra, Robson Oliveira e o Coordenador do Estudo da COPPE/UFRJ , Frederico Campos, estiveram na Câmara Municipal atendendo ao requerimento da Vereadora Lia para apresentar o planejamento da subsecretaria de trânsito e explicar a metodologia que a COPPE está utilizando para fazer o estudo sobre o transporte coletivo.
Participaram da reunião além da Vereadora Lia, os vereadores Cordeiro, Dr. Ilson Peixoto, Jorge Eduardo e Leandro Silva.

Entre as questões levadas pelos vereadores ao representante da Prefeitura, está a questão da superlotação dos ônibus, que dá a impressão de que a Empresa retira veículos de uma determinada linha para colocar em outra, o que piora ainda mais a situação de quem precisa utilizar o transporte coletivo nos horários de maior necessidade. Em relação a este problema, Robson afirmou que aguarda o final do estudo da COPPE e a instalação de aparelhos GPS nos ônibus para, a partir deste momento cobrar um maior número de veículos em determinado itinerário.

Os vereadores levantaram também o problema da falta de ônibus nos finais de semana e após a meia noite, que é um tormento para as pessoas que necessitam do transporte público. É comum o usuário esperar mais de uma hora nos abrigos de passageiros para conseguir chegar ao seu destino. O Sub-secretário disse que todos estes pontos também foram apresentados à COOPE e faz parte do estudo global.

Os problemas relativos ao policiamento do trânsito e do estacionamento também estavam na pauta deste encontro. A Vereadora Lia cobrou um maior número de guardas de trânsito na Ponta Leste e Jacuacanga. “Faltam guardas de trânsito na Jacuecanga, na comunidade é comum escutar reclamações sobre os carros estacionados em todas as ruas do bairro, de um lado e de outro, dificultando a passagem de dois veículos e em alguns dias, até em frente de garagens.”

Em resposta à colocação de Lia, o Sub-Secretário afirmou que a Prefeitura estuda a contratação de mais guardas de trânsito, já que os 34 funcionários desta divisão não são suficientes para dar conta de todo o município. Em relação ao estacionamento, Robson estuda a demarcação de novas vagas sobre os valões que foram aterrados durante as obras de Macrodrenagem, em Jacuacanga.

Os vereadores também solicitaram que a Sub-Secretaria de Trânsito, através do estudo da COPPE, encontre uma solução para os bairros em que a população utiliza muito as bicicletas como no Perequê, Jacuacanga e Japuíba.

Foram mais de três horas de reunião. Os vereadores apresentaram, ainda, todos os pedidos de construção e recuperação de quebra-molas, pontos de ônibus e criação de novas linhas e novos horários, como ônibus para Santa Rita e Beira-Rio no Bracuí, Morro do Peres e Morro do Carmo, ambos solicitados pela Vereadora Lia.

Os motos taxistas também tiveram o seu tempo para reafirmarem a solicitação que chega diariamente para a volta do serviço nos morros de Angra. Tiveram a garantia de que o estudo trará com certeza esta demanda reprimida e que caberá ao executivo criar as alternativas necessárias.

0 comentários: