Tecnologia do Blogger.

25 de junho de 2010

Angra resgata procissões de São Pedro e São Paulo

Desde a década de 60 que festejos em louvor a São Pedro e São Paulo não são realizados pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Angra.

A iniciativa da retomada da tradição da festa de São Pedro e São Paulo partiu da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição capitaneada pelo Frei Alonso Gustavo Malaquias.

A fé do povo angrense em relação a São Pedro e São Paulo será revigorada com a retomada dos festejos em louvor aos santos, que há mais de 50 anos não acontecem em Angra dos Reis. A tradição de celebrar a data dos santos é o dia 29 de junho, mas a cidade vai reviver essa devoção no dia 4 de julho (domingo) resgatando um pouco da religiosidade muito presente no município no período entre as décadas de 40 e 60.

A comunidade católica já está se movimentando para os festejos e pretende mobilizar um grande número de pessoas. Os organizadores estão sensibilizando não só as paróquias, mas também mantendo encontros com as agencias marítimas, barqueiros e pescadores, para que um grande contingente de embarcações participe da procissão marítima no dia 4 de julho.

A mobilização da comunidade também perpassa por conseguir inúmeros voluntários e doações em materiais para os enfeites nos barcos. A intenção é conseguir decorar todas as embarcações que participarão da procissão com muitas fitas coloridas e bandeirinhas. Sensibilizada com a iniciativa de retomar essa tradição religiosa e cultural da cidade, a Prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, estará colocando à disposição dos fiéis duas escunas, porém dentro do limite de capacidade de cada embarcação. Além dos barcos, o Largo da Lapa será todo enfeitado, local de onde se iniciará e terminará a programação dos festejos.

A programação prevê uma missa campal às 9h na área externa da igreja da Lapa, de lá sairá à procissão com os andores levando as imagens de São Pedro e São Paulo até a Estação de Santa Luzia de onde partirá a procissão marítima. As embarcações seguirão em cortejo até a igrejinha do Bonfim e retornarão ao cais de Santa Luzia. A procissão prosseguirá a pé retornando com as imagens para a igreja da Lapa encerrando o evento em celebração aos santos.

0 comentários: