Tecnologia do Blogger.

11 de maio de 2010

Transporte Coletivo será discutido pela CMAR

A Câmara Municipal de Angra dos Reis aprovou, por unanimidade, o Requerimento nº 240/2010 da Vereadora Lia solicitando que o Sub-secretário de Transporte e Trânsito Robson de Oliveira venha ao legislativo municipal para conversar com os parlamentares sobre o transporte coletivo e o transito de nosso município.
A expectativa da Vereadora Lia é que esta reunião de trabalho possa resultar em ações concretas para minimizar o sofrimento dos usuários do transporte púiblico.

Por falar na situação do transporte coletivo de nosso município, a Vereadora Lia recebeu uma carta de um cidadão que está indignado com os serviços prestados em Angra dos Reis:

"Usuários das linhas Angra dos Reis x Parque Mambucaba e Angra dos Reis x Frade, moradores de localidades como Perequê, Praia Brava, Mambucaba, Frade e Bracuhy, estão indignados com a escassez da frota destas linhas, únicas municipais para atender esta população, ambas operadas pela Viação Senhor do Bonfim, que detém o monopólio do transporte municipal em Angra dos Reis.

Os intevralos entre os veículos, hoje em média a cada vinte minutos, têm se mostrado insuficientes. As fotos em anexo mostram seu resultado: superlotação, passageiros ficando nos pontos porque os ônibus não têm condição de carregar mais passageiros, motoristas - convém frisar: geralmente educados e corteses, conscientes de que seu ônibus tem um limite de lotação - eventualmente não parando nos pontos pelo mesmo motivos. Óbvio desconforto, indignação, atraso nos compromissos, viagens mais demoradas em virtude do demorado e desconfortável processo de embarque e desembarque de passageiros de um ônibus nestas condições.

Isto não se limita ao horário de pico: à tarde, vários ônibus são retirados da frota, gerando a mesma superlotação dos horários em que a maioria das pessoas vai e volta do trabalho. Algumas das fotos foram tiradas em horários de entrepico, e mesmo no contra-fluxo (por exemplo, em ônibus vindos do Frade para Angra, no horário em que a maior parte das pessoas se deslocam entre Angra e o Frade). Nos horários e fluxos de pico, a viagem é um tormento, chegando a haver cem ou mais pessoas por veículo.

A população destes bairros precisa de uma solução, pois a situação vem se tornando insuportável. Cabe ou à Bonfim - que afirma desconhecer casos de superlotação em seus ônibus, visíveis até para quem apenas passa pela cidade - tomar ciência do que vem acontecendo e colocar mais ônibus nestas linhas, ou à Prefeitura, vendo que a Bonfim não consegue dar conta da demanda sozinha, implantar outra empresa para atender os passageiros desta região.


Em nome da população atendida por estas linhas, agradeço a atenção e espero que este e-mail tenha chegado a mãos que podem ajudar a tomar providências."

0 comentários: