Tecnologia do Blogger.

19 de maio de 2010

Lia participa de evento na Vila Velha

No dia 14 de maio, 6ª feira, as mulheres da Vila Velha participaram de uma tarde de grandes atividades em comemoração ao dia das mães. O evento foi uma iniciativa da Associação de Moradores e coordenado pela Senhora Kátia.

Na primeira etapa do evento as mulheres puderam participar de brincadeiras na praia (jogo de peteca, cabo de guerra, corrida de ovo, etc.), aula de artesanato (flores de bisqüi, colares e pulseiras de missanga) e até aulas de limpeza de pele. Estas atividades foram trazidas pela Secretaria de Ação Social e coordenadas pela Senhora Celina Figueiredo.


Na segunda parte, as mulheres participaram de uma palestra realizada pela vereadora Lia falando sobre a Importância da Mulher na Família. Antes da palestra a Senhora Regina, representando a Pastoral da Mulher, fez uma dinâmica sob o título “mão na massa” onde as mulheres com um pedaço de massa nas mãos escupiram figuras que simbolizassem a sua importância dentro do lar.
Durante sua fala a Vereadora Lia colocou que "Nos tempos atuais, é muito comum ouvir comentários e debates sobre a família e sua função social. Não restam dúvidas de que a família é a célula fundamental e insubstituível da sociedade. No entanto, nos últimos anos nos deparamos com profundas transformações que influenciam o funcionamento da família e neste contexto, o papel da mulher tem sido o de adaptar-se e sobreviver às mudanças da sociedade."

"A sociedade contemporânea produz novas formas de violência, que pode surgir de qualquer um e contra qualquer um. O apelo da publicidade para o consumo é muito forte, as pessoas criam uma expectativa de adquirir tudo que a vida moderna pode propiciar, quando não conseguem sofrem grandes frustrações, além disto, o avanço da tecnologia automatiza as fábricas e dispensa o trabalho do homem, gerando desemprego."

"É comum a figura do pai ausente, afastado dos filhos, seja por conseqüência de separações ou utilizando-se de desculpas pelo excesso de trabalho, para delegar a mãe esta difícil tarefa de educar. A sexualidade faz parte da adolescência, no Brasil a primeira relação sexual acontece cada vez mais cedo. Com os meninos acontece pela primeira vez quando eles estão na faixa dos 15 anos e as meninas na dos 14."

"As drogas são um problema de toda a sociedade e hoje sabe-se que é uma doença crônica e deve ser tratada como tal. A despeito de todos esses desafios, próprios deste e de cada tempo, a família continua sendo o “lugar” privilegiado de cuidados, aprendizados dos afetos, construção de identidades, da consciência de pertencer a este mundo e da necessidade que cada um tem de deixar nele a sua marca."

"Cabe à mulher a tarefa de valorizar a sua própria vida e ter o desafio de formar e informar seus filhos e acima de tudo, dar-lhes muito amor, trocar idéias, considerar seus sentimentos, ajuda-los a construir uma postura crítica e reflexiva sobre a nossa realidade. Que a Sagrada Família, assim como tantas famílias que se santificaram juntas até hoje intercedam por nós, e na oração com a família Trinitária, encontremos esta resposta."

0 comentários: