Tecnologia do Blogger.

2 de abril de 2010

Comunidade Católica participa da Bênção dos Santos Óleos

Nesta quarta-feira (31/03) na Igreja de São José Operário do Village em Jacuacanga, foi celebrada a Missa dos Santos Óleos.
Nesta Missa, o óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) foi consagrado pelo Bispo da Diocese de Itaguaí, Dom José Ubiratan, para ser usado durante o ano de 2010 nas celebrações do Batismo, Crisma e Unção dos enfermos; que forem realizadas em todas as Igrejas de abrangência da Diocese de Itaguaí (Seropédica a Paraty).
Durante a celebração, que contou com a presença de todos os padres da Diocese, fiéis vindo de todas as paróquias que compõe a Diocese de Itaguaí renovaram sua fé em Cristo.

Significado dos Óleos

Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os "escolhidos" que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é a vermelha.
Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é branco ouro.
Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como "extrema-unção". Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Confira fotos da Missa dos Santos Óleos (Clique para ampliar):

0 comentários: