Tecnologia do Blogger.

18 de março de 2010

Jacuecanga cobra explicações sobre enchentes

A Vereadora Lia participou, na última terça-feira (16/03), de uma reunião, na Associação de Moradores da Jacuecanga, que teve como objetivo discutir os problemas causados pela enchente que alagou o bairro no domingo (14/03).

O evento contou com a participação do Secretário de Obras de Angra, Ricardo Tabet, do subprefeito de Jacuecanga, Moiséis Alencar, da população e dos presidentes das Associações de moradores do Morro do Moreno, Verolme, Village e BNH.

Os moradores da grande Jacuecanga, que estão indignados com o alagamento de centenas de casas e de vários carros, acreditam que as obras de Macrodrenagem realizadas pelo executivo municipal foram a principal causa do alagamento da região.

Os técnicos da Prefeitura tentaram explicar o inexplicável, mas não conseguiram convencer a população que discordou dos argumentos utilizados pelos representantes do executivo. Os moradores queriam saber qual a solução que a Prefeitura iria dar para evitar novas inundações e quem deveria ser responsabilizado pelos prejuízos que os moradores tiveram.

A Vereadora Lia, que é moradora do Village fez, em Outubro de 2009, um requerimento solicitando uma vistoria "in locu" com a participação das Secretaria de Meio Ambiente, de Obras, Inea e as comissões permanentes da Câmara de Obras e Meio Ambiente, com o objetivo de elaborar um parecer técnico que apontasse que as obras da drenagem não iriam trazer prejuízos para a população, vez que em Jacuacanga havia uma voz corrente que as intervenções não atenderiam as necessidades da comunidade e poderiam trazer estragos para o bairro.

O requerimento de Lia foi ignorado e a obra de manilhamento foi concluída. Cinco meses depois, no último domingo, as comunidades do Morro do Moreno, BNH, Village e Jacuecanga viveram uma noite de desespero com o bairro debaixo d'água.

Durante a reunião desta terça, Lia propôs que diante da constatação de que houve erro na obra, a Prefeitura deveria estudar uma forma de diminuir para o ano de 2010 o valor do IPTU do bairro.
A proposta apresentada pela Vereadora Lia foi acatada pelo Secretário de Obras que pediu que a Vereadora Vilma, Presidente da Câmara de Angra, que encaminhe a proposta ao legislativo.

Ao final da reunião, a Vereadora Lia propôs, após afirmar que ficou claro que houve erro nas obras da Macrodrenagem de Jacuecanga, que fosse formada uma comissão composta pelos presidentes das Associação de Moradores da região, representante do legislativo e os técnicos da Prefeitura para acompanhar os encaminhamentos deliberados. Este grupo, que será composto pelos Vereadores Lia, Vilma e Aguilar; e pelos presidentes de associações de Moradores do Morro do Moreno, Verolme, Village Jacuecanga e BNH; realizará sua primeira reunião na próxima semana.


Confira fotos da reunião:

Saiba mais:

0 comentários: